A Civilização Creto-micênica.

Há cinco mil anos uma grande civilização desenvolveu na fascinante ilha de Creta, foram umas das civilizações mais fascinantes do mundo antigo, a que se denominou de civilização cretense. Mas desapareceu.

Tornou se importante o seu estudo devido naturalmente a sua função estratégica para a grande civilização grega.

 Lá se deu o ponto de encontro entre a antiga Grécia e os povos do chamando crescente fértil, povos cuja formatação cultural vinha dos povos indo europeus.

Com efeito, exerceu papel fundamental na determinação da cultura grega, o que denominou posteriormente de cultura helênica.  Esse processo mimético resultou se por meio do desenvolvimento comercial e marítimo.

Estabeleceu uma famosa monarquia na cidade de Cnossos, pelos anos 1700 a 1450 antes da nossa era, nesse período a cidade em referência tinha supremacia política e econômica em  toda ilha.

O poder apoiava se na marinha, com aliança entre as classes marcantis, o que possibilitou a expansão e o domínio da ilha de Creta.

 Desenvolveu se em pouco tempo um exuberante império comercial marítimo, que serviu parte significativa do mundo antigo, não apenas grego.

O que denominou de poder talassocrático, o que significa em grego talassos, a etimologia do mar, cracia poder, o poder do mar, o que se denominou de talassocracia.

A realeza dessa dinastia era chamada de os reis Minos, acepção que deu origem a famosa expressão de civilização minoica, cujo significado era a mesma coisa de povo cretense ou da ilha de Creta.

As principais cidades dessa civilização podem enumerar Cnossos, a capital da dinastia, Faístos, Mália, Tilisso e Giúrnia.

Pela era 1400 antes do cristianismo, a ilha foi invadida por tribos dos aqueus, o mesmo povo que invadiu a Grécia, sendo que eles assimilaram em grande parte a cultura da ilha, desenvolvendo a civilização Creto-micênica.

Posteriormente, aproximadamente dois séculos, aconteceu outro grande fato político, os dórios inimigos mortais dos  aqueus, numa violenta guerra conquistou a região.

Eles tinham tecnologia mais desenvolvida como armas de ferro, um exercito poderoso, ao ocuparam Creta, a única forma que teve para se manter como civilização foi a violenta destruição das cidades até então  dominadas pelos aqueus.

As cidades saqueadas, destruídas, outras etnias mortas, praticamente o que aconteceu foi a prevalecencia apenas dos dórios, provocando uma profunda destruição da cultura, eliminando, com efeito, a civilização Creto-micênica.

Edjar Dias de Vasconcelos.