Muitos usuários de smartphones optam pela tecnologia 3G para navegar na web. Mesmo assim, sabe-se que este tipo de conexão às vezes deixa a desejar pela baixa velocidade e a indisponibilidade em determinados lugares. A obrigação atual do 3G é ter cobertura em pelo menos 80% da região urbana das cidades do Brasil. Por isso, a conexão via 3G não atende áreas mais afastadas.

Porém, essa realidade tende a melhorar pois o Brasil vai passar a oferecer sinal de internet 4G. Mas afinal qual a diferença do 4G para o 3G? 4G é um conjunto de tecnologias padrões de transmissão de dados e voz através de redes de telefonia celular. Seu alcance é de até 100Mbps, ou seja, é uma taxa mais de dez vezes maior que o 3G. Sendo assim, consegue atingir uma velocidade 10 vezes superior.

De acordo com o cronograma para a instalação da rede 4G, até dezembro de 2016, todos os municípios que tiverem mais de 100 mil habitantes terão a cobertura. Mas as cidades sedes da Copa das Confederações já contarão com a tecnologia até 30 de abril de 2013 e as cidades sedes e sub-sedes da Copa do Mundo terão o serviço até 31 de dezembro de 2013. Graças ao 4G, vídeos em alta definição poderão ser transmitidos, o que será muito útil nesses grandes eventos brasileiros.

Apesar de o investimento para a implementação das redes 4G nas 12 cidades sedes da Copa do Mundo já ter sido informado e liberado, o processo será caro e bem complicado. Para esta forma de internet móvel, é necessário, em média, o dobro da quantidade de antenas usadas para transmissão 3G atualmente. Além disso, 60% das linhas de transmissão do pais deverão se modernizadas, já que, ao contrario do 3G, o 4G não pode utilizar cabo.

Devido a tanta dificuldade de instalação e o alto custo que tais redes demandam, consequentemente, as operadoras de telefonia vão cobrar um preço menos acessível quando ofereceram a conexão 4G. Sendo assim, a probabilidade de redução do valor do serviço 3G também será maior. Dessa forma, consumidores de classe alta passarão a usar o 4G e outros consumidores utilizarão mais o 3G.

A impressão é que, com o decorrer do tempo, a maioria dos brasileiros poderão usar mais facilmente a internet onde quer que estejam.

Fonte: Celular Direto – As melhores opções da loja Vivo você encontra em nosso site!