Aborda uma tratativa atualizada e reivindica por meio de constatações as verdadeiras abarngências / importância do PCP  e da Logística dentro de um cenário que , no meu entendimento está defasado ao menos em uns cinco anos .

Vale e ler e refletir para que esta sementinha germine e seja difundida plenamente , se consolidadndo em uma árvore frondosa e frutífera .

“A César , o que é de César” Durante estes trinta e sete anos de andanças no Mercado de Trabalho ; dos quais , ao menos trinta , militando na Área de Logística , com maior atuação no Planejamento e Controle da Produção ( PCP ) . E justamente meu entendimento e vivência profissional e acadêmica , que abordo a seguir um painel evolutivo com propostas de adequações e atualizações que ao meu ver , já deveriam ter sido implementadas no mínimo , há uns cinco anos atrás . Alguns autores como por exemplo Slack , já adotam há algum tempo PPCP – Planejamento Programação e Controle da Produção . O autor em questão foi brindado com uma visão prática e assertiva , quando passou a utilizar a nova sigla , adicionando o P , de Programação . Mas , o que eu defendo no momento , tangem dois pontos : 1 - A adição de + um P ( PPCPP – Planejamento Programação e Controle de Processos de Produção ) . 2 – Analisada e comprovada a abrangência da Logística em toda a Cadeia Produtiva ; seja ela resultando um Produto Manufaturado ou Serviço ; será que não é plenamente justificável , fazer parte de uma Elite ? Por que não implementar-se a Cadeira de Engenharia Logística ? Pois , no meu ponto de vista , ela agrega todos os componentes para frequentar este Seleto Grupo .  A adição do P ( Processos ) , é somente a oficialização do que já vem acontecendo na prática . Pois , no passado tudo era muito genérico ( Produção ) . Mas , nos últimos anos , com os avanços tecnológicos , principalmente ; já é mais do que comum ter dentro de uma mesma empresa , vários Processos de Produção acontecendo simultaneamente e como tal , entendo que os mesmos , devam assim ser tratados .  E quanto à inserção da Logística como Engenharia , não se trata de nenhuma visão e/ou premunição “nostradamusniana” ; é pura e simplesmente um enquadramento / posicionamento conquistado pela importância / aplicabilidade da Logística , dentro da Cadeia Produtiva. Autor : Jorge Bernardino Rodrigues de Azevedo Formação : Graduação e MBA em Logística Empresarial Paraíba do Sul , 31 de outubro de 2016