A história empresarial no mundo mostra que  os empreendedores e executivos bem sucedidos,   em sua maioria,  não são aqueles que dominam  todas as competências , mas sim aqueles que sabem  se cercar delas.

O entendimento das fragilidades e a busca por soluções em parceria é que permitiram a economia Japonesa , até então um país com regime feudalista , a superar séculos de atraso em desenvolvimento econômico e a se tornar uma das grandes economias do mundo moderno.

Uma infinidade de conceitos modernos de administração e  controle de produção, com ganhos incríveis de produtividade e qualidade,  foram criados naquele ambiente em transformação e se espalharam pelo mundo empresarial.

As empresas Japonesas fizeram escola por terem sido capazes de entender suas vocações , potencialidades e  principalmente suas fragilidades , criando portanto círculos e redes de relacionamentos , fora do país inclusive ,   para solução de problemas.

A economia mundial, hoje globalizada  ,  mostra sinais positivos e oportunidades de crescimento para as empresas de todas as partes do mundo.Exportar hoje é uma real possibilidade para qualquer empresa, em qualquer segmento de negócios.

Empresas brasileiras que passam a competir no mercado global percebem que suas dificuldades e fragilidades estão mais no âmbito interno que externo, requerendo portanto a busca compartilhada de soluções.

Hoje em dia as empresas já não precisam mais manter em suas equipes profissionais alta qualificados para soluções pontuais ou trabalhos específicos.

No mundo todo as empresas tem recorrido a serviços de terceiros , firmando parceiras com consultorias , buscando aconselhamento , orientação e assessoramento para desenvolvimento de seus projetos com investimento accessível , a um valor menor do que o quer se gasta com gerenciamento .

As empresas do futuro não serão as grandes e sim  as mais rápidas, e  já não é possível mais esperar que um funcionário adquira competência para solucionar   questões novas, é preciso objetividade na resolução de problemas e isso se consegue  em parcerias com especialistas.

Cercar-se de competências e motiva-las na busca de resultados cada vez melhores faz parte na nova tônica empresarial.

A cada novo dia surgem  nova alianças , competindo por mais espaço no mercado, potencializando não a concorrência com produtos , mas a concorrência com  criação, com  uso melhor dos recursos, com o  melhor aproveitamento da inteligência.

Buscar novos mercados e explora-los com profundidade  , produzir com custos competitivos, estabelecer preços de venda dentro das expectativas dos segmentos de mercado ,  rentabilizar  a empresa dentro de seu foco de trabalho , estabelecer sistema de compra e adequar o fluxo de caixa às necessidades da empresa, são tarefas que precisam de enorme sintonia para que os resultados sejam satisfatórios .

As  equipe precisam  estar motivadas ,  com metas definidas e com as  atribuições delegadas para que possam desempenhar um trabalho que gere os efetivos resultados.

Todos nas  empresas querem dar o melhor de si , importante é usar adequadamente a vocação e talento e competência  de cada colaborador na construção de uma futuro mais promissor para a organização .

 

 

 

Ivan Postigo

Economista,  Bacharel em contabilidade, pós-graduado em controladoria pela USP

Autor do livro: Por que não? Técnicas para  estruturação de carreira na área de vendas

Postigo Consultoria de Gestão Empresarial

Fones (11) 4526 1197  /  ( 11 )  9645 4652

[email protected]