I - INTRODUÇÃO
Hoje, as pessoas não pentecostais se assustam quando vêem na televisão as mensagens evangélicas direcionadas ao pagamento de dízimos e ofertas nas Igrejas Evangélicas. Os líderes mais poderosos financeiramente são empresários, políticos e/ou pessoas conhecidas em todo o Brasil e no Exterior. Como o leitor poderá identificar uma mensagem verdadeira de uma falsa? Neste artigo, trarei à colação alguns versículos da palavra de Deus que irão lhe ajudar na identificação dos falsos pastores.
Ser crente é diferente de ser convertido porque o crente é todo aquele que faz opção por uma religião ou doutrina e o convertido é aquele que reconhecendo Cristo como filho de Deus o declara Senhor de sua vida, seguindo-o e amando-o em Espírito e em Verdade.
A palavra de Deus é a verdade e tudo o mais que lhe for acrescentado não passa de falsas doutrinas, criadas por homens, para fins diversos. O Salmos 119:142 diz: "A tua justiça é eterna, e a tua lei é a própria verdade". Há mil e cem anos a.C. o Rei Davi já orava a Deus, da seguinte forma: "já é tempo, Senhor, para intervires, pois a tua lei está sendo violada" (Salmos 119:126)
Recentemente, fui convidada a ir um culto durante a semana em certa Igreja, onde o Pastor convidado teria a unção de Deus para curas e maravilhas. Como isso é raro nos nossos dias, ali compareci com dois irmãos e sobrinhos, filhos, etc. Ao ser chamado, o dito Pastor para a pregação, este leu alguns versículos e nada mais falou acerca da Bíblia, limitando-se a revelações e outros ritos próprios.
Achei estranho aquele pastor relatar que Deus o usava para deixar as pessoas rejuvenescidas, as pessoas gordas seriam transformadas em magras, os que usavam óculos tornariam a ver e outras coisas fantásticas aconteceriam ali, pois naquela reunião viriam 3 anjos entregar bênçãos específicas.
A princípio, achei fantástico, pois sabemos que o Pai usou uma mula para falar com o seu profeta, ademais, natural é a manifestação de Deus, da maneira que quer. Mas, nada de extraordinário aconteceu, pois os gordos foram receber o milagre e não emagreceram, os velhos não rejuvenesceram, a única paralítica não andou e os que usavam óculos, tiveram os seus óculos devolvidos pois não sararam suas vistas.
O que os fiéis não sabiam era que teriam que dar mil reais ou todo o dinheiro que contivessem nas bolsas, pois essa doação seria um presente particular de cada pessoa para a Igreja.
Amados irmãos, como nós precisamos ser prudentes e termos os olhos abertos para esse tipo de pregação, pois Jesus jamais condicionou a cura ou libertação de uma pessoa a pagamentos ou promessas de pagamentos futuros, tendo inclusive expulsados os mercadores do Templo e quebrado as mesas dos cambistas, espalhando os dinheiros pelo chão. Ali, Jesus os advertia para não fazer da casa do Pai casa de negócios (João 2:13-17).
Hoje, os convertidos vivem sob o período da graça, o qual tem uma característica própria, única, que é a direção dos escolhidos por Deus, para a edificação de seu Reino e do próprio cumprimento da palavra de Deus. Isso significa que cada ovelha separada pelo Senhor é guiada pelo Espírito Santo, que segundo a palavra de Deus, essa nova criatura discerne tudo (I João 2:27), não havendo necessidade de interpretes ou profetas para que esse novo ser caminhe para a vida eterna, pois é guiado pelo Espírito Santo.
A Bíblia também nos fala de prudência (Mateus 10:16 a 23), a que deve se resguardar o povo de Deus, pois o poder do mal, representado por lúcifer e seus anjos, apresenta-se de várias formas (I Pedro 5:8 a 10), vestindo-se de candura e mostrando-se como anjos de luz.
Deus enviou a Jesus Cristo (filho) para que pregasse aos homens corpo a corpo e preparasse discípulos para continuarem o trabalho de evangelização dos homens. Esses discípulos, juntamente com Paulo, nos deixaram escritos que compõem o Novo Testamento, das obras e maravilhas realizadas por Jesus, de forma que Paulo nos afirma que "se alguém pregar outro evangelho de forma diferente daquele pregado por Jesus seja maldito".
Diante do quadro que se apresenta nas Igrejas, onde lideres e pastores criaram a doutrina da prosperidade, distorcendo o conteúdo da palavra sagrada, para fins de enriquecimento ilícito, chegando ao despautério de associar o recebimento da benção de Deus ao pagamento de dízimos e ofertas, o que fazer para não se desviar do caminhar com Jesus?
Jesus nos deixou dito: "Examinais as Escrituras porque julgais ter nelas a vida eterna, e são elas mesmas que testificam de mim" (João 5:39).
O hábito de ler é saudável e as Escrituras Sagradas nos trazem inúmeras informações de conteúdos históricos, proféticos e doutrinários. O ideal é que em cada Igreja existisse um Pastor com o dom de Mestre, pois estes, normalmente, são fiéis à palavra de Deus e nos estudos bíblicos se pode tirar qualquer duvida que por acaso tenhamos.
Desconfiem sempre de Igrejas que não oferecem estudos da bíblia, daquelas que promovem encontros para jovens, mulheres e homens separadamente. A Igreja é um quartel general onde todos devem estar unidos, juntos, recebendo os ensinamentos de Deus, sem floreios ou interpretações do próprio homem, porque quem discerne em nós e nos pastores acerca dos mistérios de Deus, revelados pelas Escrituras Sagradas, é o Espírito Santo.
Os eventos que envolvem bandas, com raras exceções, podem-se classificá-los como edificantes para a vida cristã. Os diversos ritos se equiparam ao mundo e as pessoas se portam como se estivessem em uma boate, pois se entregam ao momento, esquecem da palavra e o evangelho não é ministrado. Na minha visão, é agradável um período de louvor, mas as Igrejas contemporâneas separam 2 horas para shows e arrecadação de dízimos e 20 minutos para a ministração da palavra de Deus. Isso lhes parece correto?
Outro aspecto a ser observado é o fato de uma Igreja somente ser testificada pelas bênçãos recebidas dos Pastores e Líderes. Uns adquirem mansões, aviões, prédios, canais de televisão. Os fiéis não testificam das bênçãos de Deus porque as profecias não se cumprem. O que há de errado? Porque os pequenos não crescem nem prosperam? Porque uns recebem bênçãos e outros não? Estaria Deus nesse negócio ou o rótulo de que quem mais dar maior benção terá representa a máxima do evangelho contemporâneo?
Pedro curava as pessoas de graça. Ele aprendeu com Jesus que o amor e misericórdia deveriam estar no coração daqueles que se dispõem a realizar a obra de Deus. Safira e Ananias, seu marido, ofertaram aos discípulos uma quantia oriunda da venda de uma propriedade. Esta oferta foi de livre e espontânea vontade deles, pois Pedro nada lhes tinha pedido. Todavia, o casal houve por bem separar parte do dinheiro da propriedade para eles e o resultado foi à morte dos dois, uma vez que mentiram com relação ao real valor do bem (Atos 5:1 a 11).
Observem que o poder de Deus está naqueles que foram escolhidos por ele para a Obra. Muitos se dizem chamados e abrem Igrejas com o fim precípuo de ficarem ricos. Os sermões chegam a ser agressivos e insuportáveis aos ouvidos, pois o deus a quem se referem representa apenas as riquezas.
II ? O QUE DEUS TEM PARA VOCÊ
Certamente você já ouviu falar no profeta Isaías e no seu livro está dito: "Porque desde a antiguidade não se ouviu, nem com os ouvidos se percebeu, nem com os olhos se viu Deus além de ti que trabalha para aqueles que nele espera" (IS 64:4).
Para que você habite nesta terra e em fé caminhe para herdar o Reino dos céus, você precisa conhecer esse Deus que trabalha a seu favor, mesmo diante de nossas imperfeições.
Quando desejamos seguir uma profissão e ter bons resultados, precisamos estudar vários anos, fazer cursos posteriores de especialização e por fim nos lançarmos no mercado, trabalhando, enfrentando desafios, etc. A vida cristã verdadeira é aquela que tem por base o evangelho pregado por Jesus e escrito nas Escrituras Sagradas em todos os idiomas existentes sobre a terra. Houve Homens que criaram outros evangelhos, doutrinas, seitas, a exemplo de Alan Kardec, os mulçumanos que criaram o alcorão, os budistas com seus mantras, etc. Você é livre para optar por uma religião e/ou mesmo cultuar a vários deuses. Todavia, saiba como serás avaliado pelo Deus que lhe criou e o que este deixou escrito acerca dessas escolhas.
Dentro das Escrituras existem normas ditadas por DEUS, desde o Velho Testamento, assim como os ensinamentos deixados por Jesus, lavrados no Novo Testamento. Esses livros servem de bússola ao homem para seguir o nosso Pai criador, que fez os céus e a terra.
Logo, um bom estudante que deseja ser aprovado no seu curso e posteriormente, na sua profissão, é procurar informações acerca de qual escola seguir para conseguir atingir o seu alvo. À semelhança desses passos, está a vida cristã, onde a pessoa que deseja seguir a Jesus deverá procurar uma Igreja que cumpra os mandamentos, transmitam os princípios divinos e que não se desvie do Evangelho pregado por Jesus.
III ? COMO RECONHECER OS FALSOS PROFETAS
Há inúmeros locais onde predominam os falsos profetas. Não vai ser difícil você conhecê-los, pois à semelhança do maligno, eles utilizam "meias-verdades" e infiltram suas próprias doutrinas.
Um dos versículos que você deve memorizar é um dito por Jesus ao pregar: "Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de aborrecer-se de um e amar ao outro, ou se devotará a um e desprezará a outro. Não podeis amar a Deus e as riquezas" (Mateus 6: 24).
Ao analisar esta norma, percebemos que ela é para todos, porque Jesus diz "ninguém pode", logo não existe exceção para pastor, bispo, político, rei ou majestade. Ele diz ninguém. Portanto, aquele que faz a opção de buscar riquezas, mostra que o seu deus é outro diferente daquele que é o Pai de Jesus, o Deus verdadeiro.
As Escrituras também nos fala de um moço rico que procurou a Jesus para saber acerca do que fazer de bom para herdar a vida eterna. Então Jesus lhe explicou que bom só existia um e disse-lhe: "quiseres entrar na vida eterna guardar os mandamentos divinos e aquele jovem lhe respondeu que os conhecia e os cumpria". Então Jesus acrescentou: "Se queres ser perfeito, vai, vende os teus bens, dá aos pobres e terás um tesouro nos céus; depois vem e segue-me" ( Mateus 19:16 a 22).
No mesmo livro de Mateus, Jesus falava a seus discípulos, dizendo-lhes: "Em verdade vos digo de que um rico dificilmente entrará no Reino dos Céus. E ainda vos digo que é mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha do que entrar um rico no reino de Deus".
O que tiramos dessas lições é que a salvação e o reino de Deus estão reservados para aqueles humildes de coração e que temem a Deus, obedecendo aos seus mandamentos, ou seja, os pastores e dirigentes de Igrejas que tropeçarem no caminho, escolhendo pregar a doutrina da prosperidade, burlando e ignorando as normas divinas, já estão comprometidos diante do Pai, pois assim nos disse Jesus: "Muitos serão chamados mas poucos, escolhidos" (Mateus 22:14). E João nos fala: "Acautelai-vos para não perderdes aquilo que temos realizado com esforço (pregação do evangelho), mas para receberdes completo galardão. Todo aquele que ultrapassar a doutrina de Cristo e nela não permanece não tem Deus: o que permanece na doutrina, este tem tanto o Pai como o Filho" (II João 8 e 9).
Há duas formas de socorro urgente para as ovelhas que não mais escutam a voz do verdadeiro Pastor, Jesus Cristo e que estão presas as Igrejas que pregam um deus estranho, baseado no "ter" em vez o "ser" convertido e fiel à doutrina de Cristo:
a) estudar as Escrituras;
b) orar de todo o coração pedindo a Deus a orientação do Espírito Santo.
Porque somente o Espírito Santo tem o poder de discernir em nós todas as coisas e é ele que nos convence do pecado, da justiça e do juízo. Jesus nos ensinou a buscarmos a Deus em primeiro lugar e as demais coisas nos seriam acrescentadas. Logo, temos contra a doutrina da prosperidade duas grandes normas estabelecidas por Deus:
a) Não amar as riquezas
b) Buscar ao Senhor em primeiro lugar
Outro ponto a ser observado é que a benção de Deus nos chega de forma gratuita, sem nenhum pagamento, não tendo Ele delegado o poder de venda a nenhum pastor, sacerdote ou profeta.
Vejam em II Reis, 5:1 ao 27 a história de um comandante chamado Naamã que era leproso. E, consultado a um profeta de Deus, este o mandou mergulhar 7 vezes no Rio Jordão. Após ser limpo e liberto da enfermidade, falou ao profeta para aceitar um presente como gratidão. Em resposta, o profeta Elizeu disse-lhe: "tão certo como vive o Senhor, em cuja presença estou, não aceitarei". Então o comandante se foi e um moço que andava com o profeta correu atrás de seu carro e mentindo em nome de Eliseu, disse-lhe querer aquilo que lhe havia sido oferecido. Como o Espírito de Deus estava sobre o profeta, este viu todo o ocorrido e quando indagado o moço Geazi do que fizera, negou-lhe, tendo o profeta decretado que a lepra que havia sido retirado do corpo do comandante fosse sobre o corpo daquele que o acompanhara e conhecera tão de perto o poder de Deus.
IV ? CONCLUSÃO
Amados, quantos pastores têm caído e quantas Igrejas estão desacreditadas em virtude da ganância de seus dirigentes, da falta de respeito para com Deus e da forma como escarnecem as ovelhas.
Tudo que estamos testificando nos tempos presentes já foram preditos pelo próprio Jesus e seus discípulos. (2 Pedro 2:1 ao 22)
Inegável é a instalação da incredulidade nos corações das pessoas, pois muitos já não crêem naquilo que falam a maioria das Igrejas Evangélicas. As alegações trazidas pelos grandes líderes dessas Igrejas é que o Evangelho deve ser propagado, necessitando assim de pessoas comprometidas com as ofertas e dízimos, uma vez que os horários de transmissão de matérias na TV custam rios de dinheiros e/ou que novos templos deverão ser construídos e mantidos.
O que muitas pessoas não avaliam é que o Brasil é gigante e que muitos desses programas já estão em rede internacional, o que significa dizer que mais milhões de pessoas doam dos seus recursos, de boa fé, pensando estar ajudando projetos sociais, conforme eles se justificam.
Não representam nenhuma surpresa ao povo de Deus as ações judiciais movidas contra estes falsos profetas, que se locupletam do dinheiro alheio para acumular fortunas em nome próprio. Os bens alocados a estes e familiares são mostrados nas reportagens exibidas nos canais de televisão por todo o mundo e tudo fica do mesmo jeito, não existindo uma justiça efetiva.
Já é hora de agirmos e fazermos a obra de Deus individualmente, cada um empregando o seu próprio dízimo em favor daqueles que estão próximos a nós. Há sempre uma mulher abandonada pelo marido, com filhos para alimentar e educar. Forneça mensalmente a alimentação de uma criança. Visite um abrigo de Velhos, vá ao hospital e vista um nú e/ou forneça alimento a um acompanhante. Certamente a sua ação será vista por Deus e você não estará sendo conivente com pessoas que não têm o temor ao Pai.
Felizmente, eu participo de uma Igreja onde há um Mestre na palavra de Deus e que nos ensina o Evangelho de forma a ser vivido e praticado. Os pastores devem ter o seu próprio trabalho e não querer viver sugando as pessoas para desfrutarem das riquezas. O Evangelho deve ser pregado por homens escolhidos e não por aqueles que se apresentam à comunidade como se fora da vontade de Deus.
Faço votos que esta mensagem seja lida e enviada a cada pessoa que esteja sendo alvo de escarnecedores da fé. Paz seja com todos !
Zenaide Alcantara de Sousa
Irmã em Cristo Jesus