A AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL COM CRIANÇAS DE 2 A 4 ANOS DE IDADE

Rozane Ap. Fernandes

Luciana Carla sirotto

Patricia F. de Oliveira

Solange F. dos Santos

Taìs R.Scheid 

RESUMO

O presente estudo tem como objetivo analisar como acontece atualmente a avaliação na Educação Infantil. Foi desenvolvido adotando a metodologia de pesquisa de campo do tipo exploratório e descritiva e busca direcionar umolhar sobre a questão da avaliação na Educação Infantil. Os sujeitos envolvidos foram professores de Centro de Educação Infantil do município de Sorriso – MT. Os instrumentos utilizados foram a observação e o questionário, buscando identificar os objetivos e finalidades da avaliação, entender como se conduzem as aulas, a relação das mesmas com a avaliação e as dificuldades para mudar essa forma tradicional de avaliar. Observamos que os professores tem consciência da importância da avaliação no processo de ensino-aprendizagem e adistorção entre o principal papel da escola e a avaliação. Concluímos que para que a avaliação seja plena é preciso que o professor registre todos os momentos das atividades das crianças, pois através delas o professor cria oportunidades onde as crianças possam desenvolver suas habilidades e ajudam na formação de um cidadão crítico.

 

Palavra chave: Avaliação. Educação Infantil. Aprendizagem.

 

 INTRODUÇÃO

O interesse em pesquisar sobre a avaliação na Educação Infantil surgiu quando tive contato com as criançasnosdois anos de estágio remunerado que tive a oportunidade de realizar. A partir deste momento passai a refletir sobre como era, o que era e/ou que deveria ser avaliação, além de buscar compreender a visão das professoras de Educação Infantil em relação aos conceitos e procedimentos utilizados para que esse processo aconteça. A partir deste contato, percebe-se a necessidade de desvendar qual o significado da ação avaliativa na educação infantil.

Alguns pesquisadores como Jussara Hoffmann autora cuja pesquisa foi baseada, nos diz em algumas de suas pesquisas e estudos que a avaliação é muito influenciada por modelos que carregam alguns traços do ensino fundamental.

A avaliação na educação infantil é muito complexa, pois depende da observação das crianças,exigindo sempre um olhar atento dos professores, que por meio de atividades e projetos precisam acompanhar e avaliar a aprendizagem das crianças tendo então a avaliação um sentido de acompanhamento e reflexão e por isso, precisa ser conduzida de modo a fortalecer a prática docente no sentido de entender que avaliar a aprendizagem e o desenvolvimento infantil implica sintonia com o planejamento e o processo de ensino.

Entendemos que a avaliação não pode ser feita com encima de expectativas pré-estabelecidas, simplesmente preenchendo formulários fichas ou mesmo boletins, trata-se de um registro do de suas histórias.

            O objetivo geral deste trabalho de pesquisa foi analisar o significado da avaliação na Educação Infantil, de acordo com educadores que atuam com crianças de 2 a 4 anos. Buscou-se verificar quais são as concepções pedagógicas que embasam na Educação Infantil; apontar quais são instrumentos avaliativos presentes na Educação Infantil e os objetivos desses instrumentos.

O tipo de pesquisa desenvolvida foi a pesquisa bibliográfica acrescida de pesquisa de campo para analisar o objeto de estudo. Foi realizada também uma pesquisa bibliográfica acerca da avaliação infantil e suas tendências pedagógicas. Os instrumentos foram questionários, que foram respondidos de forma discursiva relatando suas concepções acerca da avaliação, suas práticas, os instrumentos que adotam cotidianamente.

[...]