A ATUAÇÃO DO SUPERVISOR NA EXECUÇÃO DE UMA GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA

ZÉLIA DAMIÃO DA SILVA

RESUMO

Este artigo,traz para nós um pouco sobre a presença do supervisor na escola e sua relevância na execução de uma gestão democrática, por ser um fenômeno mais que preciso no cenário educacional atual tema, uma vez que este profissional é deveras essencial para que a gestão democrática passe a vigorar na escola, pois este pode ser um mediador, um parceiro de grande valia para a gestão democrática, possuindo por objetivo refletir sobre o que é uma gestão escolar democrática e como esta pode ocorrer de maneira positiva.

Palavras Chave: Escola. Gestão. Democrática.

INTRODUÇÃO

A elaboração deste artigo veio da precisão que temos em conhecer a relevância da gestão escolar de forma democrática, diante das transformações que vivenciamos a cada. Lembrando que o conceito de gestão democrática refere-se a uma ação intimamente ligada a ação da democratização das atitudes pedagógicas, que fomentam a participação coletiva resultando em pontos positivos. Assim sendo a gestão democrática refere-se a forma de conduzir uma especifica instituição escolar provocando a participação de todos. Nos fazendo lembrar das ressalvas de Luck (2000):

                A gestão da escola e do processo educacional pelo qual é responsável, tendo em vista que, sendo a escola uma organização social e o processo educacional que promove altamente dinâmico qualquer esforço centralizado e distante estaria fadado ao fracasso, como de fato, tem-se verificado. Também, é, sobretudo como reconhecimento da força dos movimentos democráticos, como condição de transformação e desenvolvimento social, ( LUCK 2000, P.100).

E dessa maneira a gestão escolar democrática venha ocorre com responsabilidade e benefícios a comunidade escolar, quanto a presença do supervisor escolar nesta gestão, este é formado legalmente, conhecedor das Leis que englobam o conduzir de um âmbito escolar, facilitando o ocorrer deste tipo de gestão.

É também um conhecedor da LEI maior da Educação a LDB 9394/96, cooperando para que a gestão possa atuar de maneira legal e democrática.

A presença deste profissional na gestão democrática também facilita o cotidiano pedagógico, pois o mesmo possui um olhar maior em torno dos procedimentos adotados no dia a dia e no processo avaliativo escolar.

E foi justamente partindo de tais pressupostos que se pensou na elaboração deste artigo, o qual se fez uso de algumas referências bibliográficas, como Brandão (2011), Luck (2000), Valérien (1993), entre outros.

CAPÍTULO I

 O SUPERVISOR ESCOLAR

O supervisor escolar é um profissional que conduz o processo educacional possuidor de um olhar mais aguçado, possuindo o papel segundo Medina (1995), de guia norteador na ação docente, o qual ajuda de maneira bastante positiva na rotina escolar.

Mostrando de maneira precisa que osupervisor escolar atua nos âmbitos educacionais, lembrando que ao passo que este convive e conhece sua equipe, tornará mais fácil incluir toda sua equipe no trabalho de inovar e melhorar a qualidade educacional, do ambiente em que trabalha.

Um outro ponto que merece destaque, conforme Rangel (1997), o supervisor escolar além de seu papel de guia norteador este também assume a função política, quando afirma:

“Confirmam – se então, a ideia e o princípio de que o supervisor não é um “técnico” encarregado da eficiência do trabalho e, muito menos, um “controlador” de “produção”; sua função e seu papel assumem uma posição social e politicamente maior, de líder, de coordenador, que estimula o grupo à compreensão – contextualizada e crítica – de suas ações e, também, de seus direitos”. (Rangel 1997, p.151).

Deixando evidente que o supervisor além de coordenar o cotidiano escolar também incentiva a comunidade escolar quanto a participação ativa.