RESUMO

O trabalho que segue buscou explanar a respeito da atuação do profissional da Psicologia na área da Assistência Social, segundo os dados obtidos em uma entrevista com uma psicóloga que atua na área. Os resultados consistem em práticas que vão além das ensinadas nos cursos de Psicologia.
Palavras-chave: Psicologia Social; Assistência Social; Atuação da Psicologia.

INTRODUÇÃO:

O presente relatório foi desenvolvido para apresentar a respeito de uma entrevista realizada com uma psicóloga da área social, que tem sua atuação no Centro de Referências de Assistência Social II – (CRAS II), da cidade de Granja, no Ceará, onde a mesma tem sua atuação há dois anos. Tendo esta entrevista o objetivo de nos inserir um pouco na realidade de atuação de tantos psicólogos que trabalham na área da assistência social.

Ao realizarmos esta entrevista foi bastante proveitoso para nós entendermos como de fato o psicólogo tem sua atuação, através deste trabalho podemos ver de perto quais são as aflições, angustias e expectativas dessa profissional da Psicologia que atua na área da assistência social, que afinal é mais um caminho novo para a Psicologia. E de fato podemos vislumbrar que apenas o que aprendemos na faculdade é pouco para nossa formação como profissional qualificado, e percebemos o quão importante é irmos a campo para conhecer de perto a realidade da nossa futura profissão.