O presente trabalho visa conhecer a  Associação de Pais e Amigos dos Expecionais- APAE de  Rondonópolis, com intuito de ressaltar a importância ao atendimento para pessoas com deficiência, está localizada na Avenida Padre Anchieta, n° 890, Vila Aurora, Rondonópolis-MT, funciona em sede própria. Para realizar este trabalho em primeiro momento entramos em contato com APAE para conhecermos o seu funcionamento e de como surgiu na cidade.

No pais a  Associação de Pais e Amigos dos Expecionais- APAE, surgiu no Rio de Janeiro , 11 de dezembro de 1954, por Beatrice Bemis, membro do corpo diplomático norte-americano e mãe de uma portadora de Sindrome de Down  . Motivados por aquela cidadã, um grupo, congregando pais, amigos, professores e médicos de excepcionais, fundou a primeira Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais do Brasil. A primeira reunião do Conselho Deliberativo ocorreu em março de1955  , na sede da Sociedade Pestalozzi do Brasil. Esta colocou a disposição, parte de um prédio, para que instalassem uma escola para crianças excepcionais, conforme desejo do professor La Fayette Cortes. (Wikipédia)

Já aqui na cidade de Rondonópolis surgiu por volta de 1975, pela professora Marly Anicesio  observou a necessidade de ajudar de mais ou menos vinte alunos deficientes, e contou com ajuda de  duas professoras, o atendimento era realizado debaixo de uma arvore na sua casa. Em 1976 com a chegada da psicóloga o trabalho foi se ampliando, as professoras foram fazer formações, o numero de crianças aumentaram nesse intervalo, fazendo com que exigisse uma qualidade no ensino. Alugou-se um espaço para desenvolver as atividades, ate chegar em meados de 1987, Sr. Áureo Candido Costa, dou um terreno para que fosse realizado esse trabalho. Através de promoções de todos os envolvidos conseguiram construir o prédio para instalação da entidade. Já no 1982 novamente foi realizado promoções para conseguir melhorar as instalações e adquiri equipamentos; sala de fisioterapia e a maquinas da marcenaria; formação dos serviços especializados.

No ano de 1982 a Direção da Entidade foi assumida pela professora Cristina Lucia Siqueira Vieira, ficando no cargo ate de 2006, com muita dedicação, lutas , vitorias em prol do Movimento Apaeano e da pessoa com deficiência. Já Em 2007 Karla Lara Mendes Paes assume a Diretoria Pedagógica.

De acordo em que houve seleção e qualificação dos profissionais. O atendimento foi melhorando e obviamente surgiram alunos preparados para participar de Olimpíadas Nacionais, Festival de Artes e Gincana de Transito, que trouxeram resultados significativos.

A Associação de Pais e Amigos dos Expecionais- APAE de Rondonópolis, tem como objetivo: Favorecer e promover a inclusão escolar dos educando da APAE, na rede comum de ensino; Acompanhar pedagogicamente os educando que estão inseridos na escola comum; Estimular o desenvolvimento neuro-psico-motor visando a integração global da criança; Oferecer programas pedagógicas específicos para com mais de 14 anos de idade; Estimular a aprendizagem dos educados em sala (SAT) Sala Ambiente Temático e ou sala recurso, utilizando prática complementar e suplementar; Promover adaptação curricular para que os alunos possam alcançar uma aprendizagem de forma significativa; Promover reunião periódicas entre a equipe multidisciplinar e pedagógica; Desenvolver atividades esportivas, em prol do desenvolvimento, físico, psíquico e social do educando; Envolver a família no processo educativo, prestando-lhe apoio, orientação e cuidados nos atendimentos específicos; Possibilitar ao educando seu auto conhecimento e venha atuar de forma independente e possa assim, ampliar sua relações sociais. Oferece serviços de proteção Social para Pessoas com Deficiência Pessoal e suas famílias, e tem por finalidade a promoção a autonomia, inclusão social e melhoria de qualidade de vida das pessoas com deficiência, buscando a completar idade das ações com política de saúde, educação e apolítica da pessoa com deficiência.

Atualmente a instituição vem desenvolvendo varias atividades de melhorias na sua infra-estrutura com parceiros e empresas que desenvolvem projetos de responsabilidades sociais.

O publico alvo da APAE são portadores de transtorno mental com deficiência mental e múltipla deficiência, bem como trabalhar com os familiares de seus alunos.Os projetos que são desenvolvidos pelo assitente social, têm como objetivo principal a busca de alternativas, frente aos anseios das famílias apontamos em especial as mães que moram em bairros distantes e que necessitam permanecer na instituição durante as atividades escolares e ou atendimento de a reabilirtação de seus filhos.

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) também trabalha com um projeto voltado para as mães, conhecido como O clube das mães e um espaço destinado a oficina de atividades, onde as mesma irão desenvolver os seguintes cursos: pintura em tecido, biscuit, mosaico, tapetes, entre outros. outro momento especial que acontece na instituição é a organização de confraternização das datas comemorativas para os familiares juntamente com seus filhos, no sentido de abrir espaço na escola.

A pesquisa realizada conseguiu atingir seu objetivo, conhecer a  Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais  APAE e seus objetivos, vale ressaltar que toda a comunidade se une para ajudar a instituição  e procuram promover o bem estar e o desenvolvimento da pessoa com deficiência.

Disponível em: Site: https://pt.wikipedia.org/wiki/Associa%C3%A7%C3%A3o_de_Pais_e_Amigos_dos_Excepcionais. Acessado 10/01/2020

ADRIANA PERES DE BARROS Graduada em: Pedagogia; Especialista em Educação Infantil e professora na Rede Municipal de Ensino Público na cidade de Rondonópolis.  ELÇA DOS SANTOS MACHADO - Graduada em: Pedagogia e Ciências Biológicas; Especialista em Educação Infantil e professora na Rede Municipal de Ensino Público na cidade de Rondonópolis. GRACIELE CASTRO SILVA - Graduada em Administração pela UESP - FAIESP-UNIC- Campus de Rondonópolis. Email:[email protected].  LIDIANE DA SILVA XAVIER - Graduada em: Pedagogia; Especialista em Educação Infantil e professora na Rede Municipal de Ensino Público na cidade de Rondonópolis. LUCIMARA JOSÉ PEREIRA DE SOUZA SILVA: Especialista em Educação Infantil e Letramento : Email _ [email protected].  RAQUEL SANTOS SILVA - Graduada em Letras; Especialista em Educação Infantil e professora na Rede Municipal de Ensino Público na cidade de Rondonópolis.  RENATA RODRIGUES DE ARRUDA; Especialista em Educação Infantil.. TATIANE DE SOUZA GIL - Graduação Pedagogia ; Especialista em Educação Especial e Libras : Email _ [email protected].