Este artigo tem como objetivo identificar a relação direta do Assessor Executivo com a Gestão do Conhecimento, como estratégia competitiva para a projeção desse profissional no mercado, bem como a sua melhoria e desenvolvimento de habilidades que podem beneficiá-lo em todas as esferas do conhecimento. E busca enfatizar a importância de desenvolver competências que contribuam para o seu crescimento como assessor, no mercado atual na era da informação, além de concientizar as empresas da importância da função do Assessor Executivo dentro das organizações, com as vantagens e benefícios do investimento nesse profissional, que atua diretamente com a qualidade e obtenção de resultados para as organizações.

Palavras-Chave: Assessoria Executiva. Competências. Gestão do Conhecimento.

1 INTRODUÇÃO

A função de Assessor Executivo é muito importante no ambiente corporativo, por exercer diversas tarefas e precisar está sempre capacitado para desenvolver com destreza e competência as funções que lhes forem atribuídas. O serviço de assessoria exige ética, bem como o planejamento de rotina. Este artigo vem demonstrar que na era da globalização essa função já pode ser exercida por profissionais com qualificações específicas da área de gestão, tais como Secretariado Executivo, Administração e outras graduações com especialização em Assessoria Executiva.

Para o bom funcionamento de uma organização ela deve está amparada por bons assessores, os quais devem buscar continuamente o aperfeiçoamento de suas habilidades. E para isso é necessário que ele esteja em uma constante procura pelo conhecimento, o qual a cada dia é renovado e passa por constantes transformações. A Assessoria Executiva é o ato de assessorar, dar suporte ou auxiliar executivos e gestores nas mais variadas tarefas e atividades dentro das organizações, por isso é imprescindível que esse profissional detenha conhecimentos específicos que o possibilite obter uma visão ampla sobre diversos assuntos e pontos de vista. Um Assessor Executivo, em muitos casos, é o “braço direito” do principal gestor de qualquer instituição e para isso ele precisa apresentar habilidades multidisciplinares, buscando realizar as adaptações necessidades dentro da estrutura do mercado atual, para que ele possa crescer profissionalmente.

2 GESTÃO DO CONHECIMENTO

O conhecimento é uma ferramenta base para o desenvolvimento de qualquer atividade, por isso ele deve ser continuamente aperfeiçoado e renovado, visto que no mundo não param de surgir novas descobertas. E através delas, pode se melhorar os processos de gestão dentro das empresas, além de ampliar o rendimento e produção de todos os envolvidos. [...]