Segue artigo para análise.

A  arte de cuidar e educar

Os profissionais da educação há muito tempo, constataram a importância dos primeiros anos de vida na formação do ser humano. Quando falamos de Educação Infantil logo estamos nos referindo aos aspectos de cuidar e educar indissociáveis e essenciais na faixa etária de zero a seis anos momento pelo qual a criança vai se constituindo na interação com o meio desenvolvendo as noções necessárias ao processo de desenvolvimento biopsicossocial além das necessidades básicas, bem como: alimentação, vestuário, saúde, entre outros, mas para tanto sempre necessitando da interferência de um mediador com maior ou menor intensidade de acordo com a autonomia de cada criança. Segundo Vygotsky, é por meio da interação com os outros, com o contexto social, histórico e cultural que o ser humano aprende e se desenvolve.

Além das questões básicas de sobrevivência, a criança necessita interagir, aprender, sentir, perceber, ou seja, é de fundamental importância que o adulto mesmo no momento que a criança esteja sob seus cuidados no âmbito do cuidar é essencial que estabeleça um ambiente de troca e interação, estabelecendo uma vasta gama de relações entre e o sujeito e o meio concebendo o desenvolvimento infantil (cognitivas, individuais ou coletivas)como processo dinâmico.

As relações que as crianças estabelecem não ocorrem sempre da mesma forma e nem ao mesmo tempo, passando por vezes por desiquilíbrios diante das situações que a fazem modificar seu comportamento.

Diante de tais evidencias, entende-se que as escolas de Educação Infantil devem ir mais além da função de cuidar, ou seja, necessitam realizar um trabalho de forma planejada, organizando espaços adequados, a fim de estimular o processo de desenvolvimento (motor, cognitivo, emocional e social) das crianças, ressaltando que, a escola não substitui as ações da família. As instituições escolares constituem-se em um lugar de interação e socialização das crianças complementando a ação familiar e que por isso, necessita de uma relação de confiança e responsabilidade entre ambas.

O termo cuidar traz a ideia de preservação da vida, de acolhimento, envolvendo uma relação afetiva e de proteção. Já o termo educar tem a conotação de orientar, ensinar, possibilitar que o outro se aproprie de conhecimentos e valores que favoreçam seu crescimento pessoal.

Segundo KRAMER “... O cuidado está pautado na necessidade  do outro. Isso significa que quem cuida não pode estar voltado para si mesmo, mas deve estar receptivo, aberto, atento e sensível para perceber aquilo de que o outro precisa. Para cuidar, é necessário um conhecimento daquele que necessita de cuidados, o que exige proximidade, tempo, entrega.”(KRAMER,2005, p.82).

A LDB e o Plano Nacional de Educação apresentam a necessária junção e complementação do ato de cuidar e educar crianças de 0 a 6 anos. Esses dois componentes são indissociáveis e refletem a atenção que se dá  à criança no Brasil. Há um paradigma a ser quebrado: “ a creche cuida, a pré-escola educa”; pois sabemos que na prática não funciona assim, sendo que um depende do outro para que a criança se constitua como ser humano.

Sendo assim, é muito importante que o professor esteja atento às necessidades  das crianças  e aproveite as situações cotidianas para contribuir no processo  de autoconhecimento delas, ajudando-as  a perceber seus limites  e possibilidades, criando assim  uma identidade e uma imagem positiva de si.

 

Artigo elaborado pelas professoras: Andreia Ramos dos Reis, Karina Rech Herves e Lidiane Leonardelli