Quando não conseguimos responder os questionamentos que tomam conta de nós, ficamos inquietos, angustiados, mesmo assim, continuamos nos questionando. Claro que isto não acontece com todas as pessoas, mas com aquelas que por vezes ficam ensimesmadas, tentando compreender a sua essência, a sua origem, o processo da finitude. O interessante é que quanto mais nos questionamos, mais questionamentos surgem e quando isto acontece, só nos resta responder ou vivermos angustiados.

Em alguns momentos da vida, sentimos a necessidade de saber mais, de querer mais, de não nos contentarmos com o pouco que sabemos. É a hora de ir ao encontro do conhecimento. Sócrates ao dizer “só sei que nada sei”, não afirmava isto para se conformar com o não saber, mas era a maneira de reconhecer a falta de conhecimento. Esta serve como um ponto de partida, pois mostra-nos que precisamos de mais. E quanto mais o tempo avança, parece que mais questionamentos surgem e que menos resposta encontramos, entretanto, não podemos desistir de ir em busca de algo que irá aliviar a nossa angústia e inquietação de não saber que muitas vezes nos sufoca.

O aprendizado nos ensina a pensar, nos educa, nos dá algumas certezas, isto não significa que encontraremos respostas para tudo, mas ajuda-nos a diminuir nossos medos, nossas incertezas. Convida-nos a mudar nossas atitudes, fazendo com que não sejamos como éramos antes. Ele nos transforma. Caso isto não ocorra, é porque não aprendemos nada, apenas memorizamos uma quantidade, talvez imensa de conteúdo, mas continuamos sem saber nada.

O que aprendemos no decorrer de nossa caminhada tem por finalidade o objetivo de nos libertar, de nos tornar seres melhores, de nos livrar das inseguranças e temores que carregamos em nossas vidas. Leva-nos a viver com plenitude, porque nos livra das algemas que nos colocamos para não termos uma vida plena.

Todos nós temos a oportunidade de aprender, de mudar, porque o ser humano é um ser que vive em constante mutação, mesmo que ele não perceba, porém, não são todos que estão dispostos a se permitir a aprender e não podemos obriga-los a isso. Agora, aquele que entra nessa caminhada, com decorrer do tempo, percebe as beneficies que a busca pelo aprendizado lhe trouxe em sua vida.