A alimentação dentro de uma instituição escolar é uma parte muito importante, seja ela dentro de uma escola pública ou particular, pois o alimento propiciado ao aluno oferece energia contribuindo com o aprendizado. A escola não exerce somente a função de oferecer o alimento ao aluno, oferece também a função de ensinar os alunos a terem uma alimentação saudável. Para que seja oferecido uma alimentação saudável dentro das instituições conta-se com a ajuda de um nutricionista o qual elabora um cardápio com alimentos ricos em vitaminas, proteínas e carboidratos, mas não é tão fácil elaborar um cardápio para uma instituição, pois muitos alunos são anêmicas, diabéticas, tem alergia a lactose ou glúten e assim se torna cada vez mais difícil preparar um cardápio.

                A obesidade é algo que vem acontecendo cada vez mais dentro das instituições escolares com isso a escola deve procurar oferecer alimentos cada vez menos calóricos, algumas escolas já procuram trocar os sucos industrializados por naturais, e frituras por assados em suas cantinas induzindo assim o aluno a comer algo menos calórico, já que muitos alunos não se sentem atraídos por frutas e mais por massas.

                 Em algumas instituições os alunos trazem lanches de casa em suas lancheiras e é de suma importância que nessa lancheira venha ter fruta, suco ou chá, algum tipo de carboidrato como por exemplo pão, bolachas e algum tipo de proteína como queijo e iorgute, tudo isso estimula o aluno a se alimentar bem dentro da instituição e coopera com suas atividades, quando bem preparado e o responsável do aluno tem o conhecimento que uma boa alimentação se inicia desde a fase infantil do aluno, raramente o aluno chega a obter algum tipo de dificuldade na saúde alimentar ou adquirir obesidade. Devemos também ter cuidado com a quantidade que é oferecida ao aluno, pois a ideia do lanche é somente de fazer um reforço alimentar durante o intervalo e não de substituir uma refeição, e quando oferecido uma quantidade pequena o aluno pode comer com mais calma pois o intervalo nas instituições geralmente não é longo. O lanche funciona também como um momento de socialização entre os alunos, onde eles conversam, observam outros alunos comer e até mesmo chegam a experimentar o alimento do coleguinha e com isso o responsável pode utilizar uma tática muito boa, que é introduzir novos alimentos na lancheira, pois muitas vezes dentro de casa o aluno não come, mas com os coleguinhas ele pode se sentir motivado a comer, vendo outro coleguinha comer a mesma fruta por exemplo. O responsável não deve ficar preocupado se sobrar na lancheira.

                A instituição pode fornecer informação aos pais sobre a importância de cultivar uma alimentação saudável e balanceada para as crianças, e conhecendo assim as restrições de cada aluno para que seja oferecido um cardápio que venha inclui-la e os próprios profissionais educadores podem desenvolver aulas onde as crianças façam o seu próprio lanche aprendendo assim a conhecer os alimentos e como eles funcionam no organismo e quais os benefícios que eles trazem.