A ALEGRIA DA VIDA
Por Henrique Araújo | 12/02/2010 | PsicologiaA ALEGRIA DA VIDA
A alegria devia reinar em todos os corações humanos. A pessoa se torna uma pessoa feliz, apresenta em seu rosto um sorriso retumbante de alguém que sabe o que faz e consegue ter uma serenidade e paz no coração e no espírito.
A tristeza é símbolo de desânimo, desesperança, desespero e muitas vezes preguiça. Ela apresenta geralmente em pessoas que não conseguem o que quer, que não tem e nem conseguem ter o domínio geral nas coisas desta vida. Em um rosto triste aparece o vestígio de mágoas, amarguras e muitas vezes de lágrimas. A tristeza faz a pessoa ser infeliz, a alegria revigora e rejuvenesce a pessoa.
A alegria faz a união entre os seres humanos. Sem ela a ajuda mútua seria uma nulidade. A alegria é vida e tal como esta, tem que ser vivida a cada dia que passa.
A tristeza é a verdadeira derrota dos seres humanos. A tristeza faz a pessoa caminhar a passos de jabuti. Há negligência cada vez as pessoas se tornam mesquinhas e medrosas. A tristeza traz pensamentos vãos e muitas vezes as pessoas são levadas por estes pensamentos a praticarem coisas horríveis como é o caso do suicídio.
O povo precisa ser alegre e divertido. É a alegria que traz a felicidade geral de um povo. Até parece um verdadeiro paraíso onde reina a alegria. A gente sente o verdadeiro gosto da vida. Uma vida triste não passa, os dias ficam cada vez mais compridos, mais melancólicos, mais horríveis.
Muitas pessoas não sabem como trazer a alegria, não sabem como fazer transbordar a jorrar a alegria. É através da amizade, do amor, da jovialidade, do carinho e do trabalho que reina a alegria. É deixando os pensamentos tristes, vagos e maus e cultivando pensamentos sadios e puros. O sentimento cristão vem contribuir muito para a verdadeira alegria. A alegria é ser útil a todos e não desprezar ninguém, é considerar todos como irmãos, como filhos do mesmo tronco e que estão sob a mesma tutela e tem os mesmos direitos. Vamos ser alegres minha gente. Vamos cultivar bons pensamentos, vamos viver a nossa vida, esquecendo as dores, os tormentos, as injúrias e vivendo o dia a dia com mais força e vigor. Os nossos dias serão mais belos e mais agradáveis.
Muitas pessoas vivem tristes e abatidas que até pensamos que estão doentes, aliás a tristeza é uma doença crônica e muito difícil de ser curada. Só com amor e paciência se consegue tirar tais elementos da solidão em que vivem.
Vamos ouvir música, vamos passear, correr, andar, tomar sol na praia, passear nos campos, numa boa pescaria, vamos dançar, pular e sambar e deixar o tempo correr. Isto tudo traz alegria e prazer ao grupo tudo. E com a alegria virá a felicidade e com a felicidade o prazer de viver. Muitos preferem a tristeza e o abandono, em vez da alegria e a vida. A felicidade só pode estar junto a alegria. Vamos esquecer o passado e viver o presente, pois o que passou não mais voltará. Passemos um véu no passado e de uma vez por todas vamos esquecer as nossas depressões. A felicidade se constrói cultivando boas ações, bons pensamentos, sorrisos, alegria e amor. A vida será mais linda e mais doce. Vamos viver que o tempo é curto e depois... bem depois o tempo passa e nós ficamos velhos e o tempo acabará e de repente tudo se foi e nós também. Quem não vive o presente, o que espera?