FLÓRIDA CHRISTIAN UNIVERSITY- CAMPUS UNIFUTURO- NÚCLEO NORDESTE- MESTRADO EM EDUCAÇÃO

MARIA DE OLIVEIRA VIANA

A AFETIVIDADE EM SALA DE AULA: A RELAÇÃO COM AS CONDIÇÕES DE ENSINO E A RELAÇÃO COM O PROFESSOR

ARACAJU- SE

2015

MARIA DE OLIVEIRA VIANA

Artigo Científico apresentado à Flórida Christian  University   como   requisito   de    avaliação   da   disciplina Psicologia da Educação ministrada  pela MS. Sandra Morais.                                                                                            

ARACAJU-SE

2015

RESUMO. Este trabalho discute a importância da afetividade em relação às condições de ensino e a mediação do professor em sala de aula com fulcro na leitura de alguns teóricos que manifestam o tema da pesquisa. A primeira parte aborda algumas considerações teóricas conceituais fundamentadas nas teorias Walloniana e Vygotskyana. Na sequência reflete sobre o afeto e as condições de ensino. Finalmente analisa a relação professor-aluno no processo ensino-aprendizagem como fator de grande relevância. Espera-se que esse trabalho contribua para a melhoria das relações afetivas no âmbito da sala de aula.

Palavras-Chave: Importância da afetividade; Condições de ensino; Relação professor/aluno.

ABSTRACT. This paper discusses the importance of affectivity in relation to the teaching conditions and the mediation of the teacher in the classroom with core reading some theorists who manifest the subject of research. The first part deals with some conceptual theoretical considerations based on the Wallonian and Vygotskian theories. Following reflects on the affection and teaching conditions. Finally analyzes the teacher-student relationship in the teaching- learning as a highly relevant factor. It is hoped that this work will contribute to the improvement of affective relations within the classroom.

Keywords: Importance of affectivity; Teaching conditions; The teacher-student.

INTRODUÇÃO

Não se pode negar que, dentre os fenômenos psicológicos, os afetivos têm apresentado uma grande dificuldade de estudo, não só no que se refere à conceituação, como também no que se relaciona à metodologia de pesquisa e análise.

Este trabalho fará menção de conceitos desde o mais simplório colocado pela literatura que utiliza os termos afeto, emoção e sentimento como elementos sinônimos aos mais elaborados e significativos à luz das teorias de Wallon e Vygotsky que atribuem à afetividade um caráter mais ampliado, mais reflexivo no que tange às relações humanas.

No que se refere às condições de ensino é necessário observar que a afetividade abarca todo o trabalho pedagógico desenvolvido não só na sala de aula, mas no contexto escolar como um todo.

Na relação professor-aluno a afetividade deve-se constituir num fator de relevância primordial para que a aprendizagem se traduza em algo vivenciado com prazer e que reflita a reciprocidade entre os envolvidos.