RESUMO

O estudo objetivou analisar a adoção dos sistemas de informação no setor público, especificando o caso da Prefeitura Municipal de Timbaúba dos Batistas-RN, visto que a tecnologia possibilita um avanço significativo não somente para a organização, mas para qualquer indivíduo ou grupo que interagir com os sistemas tecnológicos. Trata-se de uma pesquisa descrito-exploratória, realizada nas secretarias de saúde, educação, assistência social, finanças, administração e controladoria. Como método para realização da pesquisa, utilizou-se de visitas in loco nas diversas secretarias do município e da aplicação de um questionário aplicado a cento e treze funcionários, com perguntas relacionadas ao tipo do perfil do servidor e a familiarização dos mesmos com as tecnologias de informações. Os principais resultados evidenciaram que os sistemas de processamento e envio de informações para os órgãos dos ministérios da saúde, educação e assistência social, alcançam a casa de dezenas, sendo que alguns deles são de uso obrigatório para todos os municípios. Outro ponto constatado nos resultados demonstra que os treinamentos aplicados para se utilizar os sistemas de informação foram insuficientes para a operacionalização, outros nem se quer realizaram treinamento, como também se constatou a inexistência de profissionais com conhecimento avançado sobre editor de texto e planilhas eletrônicas. Concluiu-se que é necessário o investimento em um programa de treinamento contínuo, dentro das organizações para que as mesmas sejam bem administradas, pois o treinamento não pode ser visto pela empresa como uma série de cursos e eventos, mas como um objetivo, que contribui melhor para a capacitação dos colaboradores, visando uma eficiência e eficácia da produtividade como também a melhoria do ambiente de trabalho da própria empresa. Palavras-chave: Sistemas de Informação; Tecnologias de Informações; Treinamento.

1 INTRODUÇÃO

No atual momento histórico, observam-se comentários a respeito de inovações e descobertas importantes que acontecem com grande rapidez e ajudam as pessoas sobreviverem e agirem com maior segurança e brevidade no seu processo de comunicação. A principal característica desta época é a transformação da cultura material pelos mecanismos de um novo paradigma tecnológico que se organiza em torno da tecnologia da informação. Essas transformações estão revolucionando os modos de produção, de comunicação e de relacionamento, e produzindo um intenso intercâmbio de produtos e práticas socioculturais. Nesse contexto globalizado, as mídias e tecnologias invadem o cotidiano de uma forma bem significativa, e isso aponta para que os nossos governantes também invistam nas novas tecnologias, visando assim, tornar a Administração Pública cada vez mais moderna, voltada para o cidadão, focada na qualidade do serviço e do atendimento pautado na eficiência e eficácia. Tomando por base as transformações vivenciadas no mundo, o município de Timbaúba dos Batistas – RN adota também o uso dos sistemas de informação na organização, como possibilidade de elevar o padrão da Administração pública no atendimento ao público de forma eficaz e eficiente, tornando assim uma prestação de serviços de qualidade.

1.1 CARACTERIZAÇÃO DA ORGANIZAÇÃO

O município de Timbaúba dos Batistas, como os demais de região do Seridó, teve a sua origem ligada a expansão da agropecuária pelo interior do Rio Grande do Norte. Depois de vencida a resistência indígena, começaram a chegar na região, os primeiros grupos de colonizadores, provenientes do litoral pernambucano e paraibano, como também de algumas regiões de Portugal, trazendo consigo alguns escravos para a lida do gado (ARAÚJO, 2011). Somente nos meados do séc. XVIII é que se instalaram definitivamente as primeiras famílias nas terras que mais tarde viriam a fazer parte do município de Timbaúba dos Batistas (ARAÚJO, 2011). Em sua evolução política, em 1958, transitou de povoação (não oficialmente reconhecida) para Distrito Judiciário de Caicó. O desenvolvimento econômico e a 13 influência de personagens políticos como Manoel Torres de Araújo, uma das mais expressivas lideranças regionais da segunda metade do séc. XX até os dias atuais, e Milton Aranha Marinho, médico que foi prefeito de Caicó (1958-1961) e deputado estadual, entre outros, foram decisivos para que o então distrito fosse reconhecido município. A oficialização desse fato deu-se através da Lei n° 2. 774 em 10 de maio de 1962 (MORAIS, 2005). A Prefeitura Município de Timbaúba dos Batistas-RN, fundada em 1964, empresa pública da administração direta, apresenta-se como sede do poder Executivo Municipal, conforte a Lei complementar n° 07 de 31/12/2004, que estabelece e implanta a reorganização administrativa do poder Executivo; dispõe sobre a organização e competências geral dos órgãos do Executivo; cria, modifica e extingue órgãos e cargos e dá outras providências1 . O quadro de pessoal da prefeitura Municipal de Timbaúba dos Batistas – RN é composto por servidores públicos Municipal do quadro efetivo, cargos esses, que estão vinculados ao Regime Jurídico Estatutário do Município, conforme Lei complementar n° 007/2004 de 30 de dezembro de 2004, demonstrado no quadro 1...