A modernização da gestão pública tem passado por muitas mudanças nos últimos anos, por esse motivo tem sido bastante discutida, e um deles é a ineficiência dos serviços prestados ao cidadão e pela falta de interesse e ausência de conhecimento por parte dos servidores, apesar de todo avanço tecnológico esses mesmos servidores demonstram resistência na adequação de novas ferramentas que podem melhorar o atendimento.

Dentro deste processo de mudança a nova gestão pública procura exatamente promover uma gestão ágil e eficiente. É nítido que a Administração pública moderna tem promovido alertar os cidadãos a questionarem os seus direitos, por meio deste é que a Administração pública vem passando por mudança para atender de melhor forma possível as exigências das pessoas. Diante dessas mudanças é que muitos gestores tem se conscientizado a respeito desse novo sistema de gestão pública, e por fim, direciona esforços para que ela seja implementada de forma eficiente.

Um dos fatores que se fez necessário adotar uma nova administração foi a substituição de uma gestão burocrática para um modelo gerencial atual, interessante é que esta nasceu como uma estratégia para diminuir as despesas tornando a administração pública mais eficiente. Através dessas mudanças onde a nova gestão está focada mais nos objetos a serem alcançados. Muito diferente de antes, onde o foco principal era nos procedimentos internos burocráticos.

O novo modelo de gestão deve buscar forma para se estruturar e alcançar os objetivos desejados, haja vista, atendendo melhor e com qualidade, com novo modelo de gerenciamento, se aposta na diminuição da corrupção e na transparência. A espera de melhorias e de qualidade. Toda essa discussão nos leva a um único fundamento que esse novo modelo de gestão vai depender unicamente da população eu irão escolher os seus representantes. E diante da exigência cada vez maior a população tem procurado escolher de forma mais rigorosa os seus gestores que tenham qualidades promissoras, flexibilidade, criatividade.

Antes os gestores escolhido não eram tão preparados assumiam cargos sem capacidade técnica, com outras formações bem distantes da área de administração.

Fica ai uma dica aos graduandos e estudantes de administração que sonham em ver o país crescer e desenvolver, quem sabe não seja a hora de despertar o interesse pela carreira de Gestão Pública. Já que é o administrador que planeja, organiza, dirige e controla a empresa e ajuda o órgão a chegar ao resultado desejado.

Sobre o autor: Kelly Vieira Costa Santos é formada em Administração com ênfase em Recursos Humanos, pós-graduada em Metodologia do ensino superior e Gestão Pública. Estudante de Pedagogia.