A ACESSIBILIDADE DO ALUNO COM LIMITAÇÕES FÍSICAS: COMO ACONTECE NA ESCOLA?

REGINA MARIA BRÁS

RESUMO

O presente trabalho monográfico constitui-se numa intervenção socioescolar e traz como cerne de suas discussões e pesquisas a educação inclusiva. O início desse percurso rumo à inclusão social acontece na escola, pois através dos alunos poderemos gerar uma consciência inclusiva que atenda toda a sociedade. Ao integrar o espaço, esses sujeitos desenvolvem suas habilidades, interagem e se relacionam uns com os outros, ampliando os seus conhecimentos. A inclusão se manifesta pela capacidade da escola oferecer respostas desejadas à diferença de aprendizagem das crianças. Ela busca que a escola se transforme em espaço de permuta o qual favoreça o modo de ensinar e aprender. Transformar o ambiente significa gerar condições para que todos participem do processo de renovação do conhecimento. A escola que inclui valoriza o desempenho do aluno, percebendo que este processo transforma a vida escolar e a relação com os demais, modificando inclusive seu modo de formação pessoal e profissional. Para a realização deste trabalho, foi utilizada como estratégia a pesquisa-ação, fundamentada nos estudos de Tripp e que proporciona ao professor assumir também a função de pesquisador, aproximando-se do seu objeto de estudo e, acima de tudo, agindo de forma coerente e direcionada sobre o mesmo. A prática da pesquisa fundamenta-se, também, numa revisão bibliográfica consistente, apoiada em diferentes teóricos e estudiosos da área da Educação, dentre os quais destacamos: MANTOAN, BERCH E MACHADO que muito contribuíram no processo de construção do conhecimento. A realização deste trabalho trouxe contribuições ímpares para a nossa formação profissional, pessoal e acadêmica.

Palavras-chaves: Inclusão. Acessibilidade. Educação.

1 INTRODUÇÃO

Nesta intervenção socio escolar abordaremos sobre a inclusão do portador de deficiência na escola, além das discussões por elas geradas, foi o motivador para este trabalho. Na busca de uma educação inclusiva, optamos pela falta de respeito às pessoas portadoras de deficiência no âmbito escolar. Precisamos mudar essa realidade, colaborando com todos para que essas pessoas não se excluam da sociedade.

A educação inclusiva proporciona as pessoas portadoras de necessidades especiais o acesso ao conhecimento e ao ambiente escolar, com isto os alunos diferentes aprendem a interagir com os demais. Na escola inclusiva todos desenvolvem ações que possibilita o seu desempenho escolar, assim todos evitam a exclusão e prendem a conviver com a diversidade humana. Incluir significa garantir uma educação para todos na busca do respeito à desigualdade, portanto o ambiente escolar é um espaço onde compartilhamos o conhecimento e a troca de experiência com o diferente. Para garantir a inclusão se faz necessário oferecer uma educação de qualidade, onde haja o respeito às diferenças, valorizando a diversidade humana por meio do conhecimento da igualdade, na busca de combater o preconceito e a discriminação.

Esta pesquisa tem por finalidade combater o preconceito e a desigualdade, onde geram indivíduos sem comprometimento com as relações sociais, visando respeitar os desafios para a construção de uma proposta inclusiva, que garanta à todos os alunos uma educação de qualidade combatendo a discriminação, estimulando o respeito às diferenças e valorizando os deficientes pelo sentimento de solidariedade. Este trabalho foi desenvolvido na visão de que a sociedade perceba que o ambiente escolar é o espaço que oferece a participação de todos e traz muitos benefícios para as pessoas, desenvolvendo a sua interação social, sendo desta forma à sociedade passa a  perceber que os deficientes precisam ser amados e respeitados, conforme as suas possibilidades.

O objetivo principal da nossa pesquisa é mostrar como acontece a inclusão do deficiente físico na escola, mesmo diante da falta da acessibilidade. Também buscamos, com a realização desta intervenção socioescolar, valorizar a diversidade humana, pela sua importância para o enriquecimento de todas as pessoas; reconhecer as necessidades e competência dos colegas; conscientizar a sociedade que a inclusão não é um sinônimo de inferioridade e incapacidade. A metodologia escolhida para referenciar a construção deste trabalho científico foi a pesquisa-ação, segundo Tripp (2005) por ser uma estratégia que permite a aproximação do professor com o pesquisador, através da vivência, do contato direto com o objeto de estudo.

A opção desta metodologia de pesquisa evidenciou-se na busca de soluções para os problemas existentes nas escolas, visando o respeito na tentativa de quebrar  as barreiras que impedem o acesso dos portadores de deficiência ao ambiente escolar. Na construção deste estudo nos respaldamos em Mantoan, (2007) onde afirma que a inclusão é uma ação que provoca a melhoria da qualidade de vida e da educação básica e superior, para que o alunado com e sem deficiência tenha possibilidade de desempenhar à educação em sua plenitude, sendo indispensável que o ambiente escolar acompanhe suas práticas, afim de atender às diferenças. Esse acompanhamento é necessário para que as crianças passem por várias experiências educacionais, sem retirar dela o proveito desejável e valioso. A maioria das escolas, ainda está distante de se tornarem inclusivas, pois não acreditam nas utilidades que esses alunos poderão adquirir ao longo das novas situações. Diferentes práticas de ensino proporcionam que os alunos possam acompanhar os mais elevados níveis de ensino de acordo com o desenvolvimento de cada um, como nos garante a  constituição. Segundo Berch (2007) os alunos com deficiência física possuem a indicação de recursos que supram suas necessidades, ou seja soluções simples que darão assistência e conforto à todos, deixando-os relaxados, na busca de garantir um aprendizado de qualidade sem exclusão escolar. Oferecer o acesso aos deficientes é garantir á todos condições para que tenham uma melhoria de qualidade de vida. De acordo com Machado (2007) os profissionais da engenharia e da arquitetura, podem executar projetos arquitetônicos na escola de forma que seus espaços escolares sejam realmente inclusivos, sendo assim os ambientes acessíveis promovem as pessoas portadoras de deficiência o bem-estar de todos, contribuindo para a sua aprendizagem. Uma escola adaptada atende as necessidades de alunos com diferentes tipos de deficiência, lembrando que a acessibilidade é um direito garantido por lei, para que todos possam ter acesso a todos os espaços escolar e que seja possível interagir com as atividades com segurança e independência conforme suas limitações. [...]