Há uma passagem na Bíblia que se lermos somente como um livro qualquer, não entendemos o seu verdadeiro significado, porém quando paramos para meditar vemos que a mesma coisa acontece com muita gente nos dias de hoje. É o exemplo da abertura do mar vermelho. Acontece que:

"Quando os israelitas viram o rei e o seu exército marchando contra eles, ficaram apavorados e gritaram pedindo a ajuda de Deus, o SENHOR."(Êxodo 14:10)

Tudo começa quando se olha para o diabo e o seu exército, ou seja, os problemas. Quando paramos para olhar para os problemas ficamos com receio. E se alimentarmos o receio, o medo se forma. Daí ficamos com muito medo, o que nos leva a duvidar e logo após a murmurar, o que não é nada bom. Os que murmuraram na Bíblia tiveram um triste fim.

É o exemplo de Corá e outos hebreus que fizeram isso durante a peregrinação pelo deserto e infelizmente morreram pelo caminho.

Dica: Não olhemos para os problemas.

A Palavra diz mais:

"E disseram a Moisés: – Será que não havia sepulturas no Egito? Por que você nos trouxe para morrermos aqui no deserto? Veja só o que você fez, nos tirando do Egito! O que foi que lhe dissemos no Egito? Pedimos que nos deixasse em paz, trabalhando como escravos para os egípcios. Pois é melhor ser escravo dos egípcios do que morrer aqui no deserto!"(Êxodo 14:11,12)

Ou seja, murmuraram contra Deus e contra Moisés, e sentiram saudades da escravidão, da vida do Egito. Assim acontece com muitos nos dias de hoje. Deus os tira da miséria, mas quando vêm os problemas, murmuram. Por isso, temos que ter conciência de uma coisa: Sempre teremos lutas.

"Porém Moisés respondeu: – Não tenham medo. Fiquem firmes e vocês verão que o SENHOR vai salvá-los hoje. Nunca mais vocês vão ver esses egípcios. Vocês não terão de fazer nada: o SENHOR lutará por vocês."(Êxodo 14:13,14)

Quer dizer, "Deus faz tudo e a gente fica parado sem fazer nada." Exceto, na criação do mundo, Deus nunca fez nada sem a colaboração do homem. Para libertar os egípcios, Ele usou Moisés. Por isso:

"O SENHOR disse a Moisés: – Por que você está me pedindo ajuda? Diga ao povo que marche."(Êxodo 14:15)

O Próprio Deus deixa bem claro que não é em tudo que tem que pedir ajuda. Em alguns casos temos que usar a autoridade. Diz mais sobre isso aqui:

"Levante o bastão e o estenda sobre o mar. A água se dividirá, e os israelitas poderão passar em terra seca, pelo meio do mar. Eu farei com que os egípcios fiquem ainda mais teimosos, e eles entrarão no mar atrás dos israelitas. E eu ficarei famoso quando derrotar o rei do Egito, todo o seu exército, os seus carros de guerra e os seus cavaleiros."(Êxodo 14:16,17)

Levante o bastão: eleve sua fé, ligue sua fé em Deus; estenda a mão sobre o mar: use a autoridade sobre o problema. Deus quer ser Glorificado através de nós. Para que isso aconteça é necessário que queiramos Glorificá-Lo.

"Então o Anjo de Deus, que ia na frente dos israelitas, mudou de lugar e passou para trás. Também a coluna de nuvem saiu da frente deles e foi para trás, ficando entre os egípcios e os israelitas. A nuvem era escura para os egípcios, porém iluminava o povo de Israel. Assim, durante a noite inteira, o exército egípcio não conseguiu chegar perto dos israelitas."(Êxodo 14:19,20)

Deus nos guarda enquanto estamos aqui na terra, basta obedecermos Sua Voz e Ele nos ilumina e fazemos a diferença entre os incrédulos.