Introdução

Felizmente o “velho” email não morreu.

Estudos de marketing indicam que a maioria das pessoas usa o email diariamente e checam a caixa de entrada onde quer que estejam: na rua, no trabalho, no restaurante, no ônibus, etc.

Diante desse fato, é notório que o email representa uma poderosa forma de comunicação entre a marca e o cliente/prospect (potencial cliente). Além disso, é uma alternativa relativamente barata e eficiente de se comunicar com milhares de clientes.

Dessa forma, o email marketing é uma ferramenta altamente eficiente que deve ser um dos principais pilares estratégicos de qualquer negócio, especialmente no marketing digital.

Veja essas estatísticas e tire suas próprias conclusões:

  • 66% das pessoas que receberam emails fizeram ao menos uma compra no último ano baseado em algum destes emails (Estudo da Exact Target)
  • 7 em cada 10 pessoas disseram que usaram um cupom de desconto de algum email recebido na semana passada (Estudo de 2012 do Blue Kangaroo)
  • Para cada 1 dólar gasto em campanhas, a média de retorno do email marketing é 44,25 dólares (Estudo do Experian)
  • 82% dos consumidores abrem os emails de suas empresas favoritas (Estudo da Litmus)

O email marketing ainda funciona?

Basicamente, o email marketing permite que o cliente permaneça em contato constante com sua marca e sua comunicação. Desde uma simples mensagem como “bem-vindo(a)” ou “feliz aniversário”, até o oferecimento direto de produtos e serviços, isso permite ao cliente sentir que é importante para a empresa.

As pessoas gostam de serem tratadas individualmente, de forma personalizada, e não como “qualquer um”. Enfim, todo mundo gosta de se sentir especial.

Há muitos benefícios de utilizar essa estratégia para qualquer tipo de negócio, seja físico ou digital.

9 Vantagens de usar o email marketing

1.Comunicação personalizada e direcionada

O email marketing permite segmentar os clientes em diferentes listas com base em seu comportamento e suas preferências. Isso leva a uma possibilidade de comunicação altamente personalizada e precisa, ou seja, a mensagem correta é enviada para o cliente correto no momento correto.

Adotar essa estratégia leva a um maior engajamento de sua audiência, pois permite identificar os diferentes perfis e comportamentos de seus clientes e dirigir a mensagem correta no timing correto.

Além disso, aumenta a confiança e autoridade de você e sua marca, e permite o cultivo de um relacionamento a longo prazo entre sua marca e seus clientes.

2.Ajuda a construir credibilidade

As pessoas recebem diariamente emails de desconhecidos, de golpistas, ou de empresas que somente querem “empurrar” um produto.

Os provedores de email, como Hotmail e Gmail, estão constantemente melhorando seus filtros para que mensagens desse tipo sejam consideradas spam, pois se tratam de mensagens indesejadas e o destino geralmente é o lixo.

Construir uma comunicação personalizada através o email marketing, gerando valor para o cliente e fazendo ele se sentir especial vai diferenciar seu negócio e fazer sua comunicação se destacar da multidão, ajudando a construir credibilidade de autoridade.

É importante sempre lembrar o porquê seus clientes estão recebendo seus emails, com um pequeno lembrete, tal como: “você está recebendo pois assinou nossa lista” e deixar uma opção clara para que, caso desejem, saiam de sua lista, como: “caso não queira mais receber meus emails, clique neste link”.

Facilitar a tomada de decisão e deixar claro as opções para o cliente é sempre bom para seu negócio.

3.Melhora a percepção da marca

O email marketing é uma das melhores maneiras de desenvolver a identidade de sua marca, pois ajuda a construir um canal direto de comunicação entre você e seus clientes/prospects. Conforme você cria valor para sua audiência, você irá se destacar da concorrência e criará uma abordagem única sobre sua marca.

O email também é uma forma de obter feedback dos clientes sobre seus serviços, produtos ou mesmo sobre sua comunicação. Os consumidores estão felizes com o conteúdo que estão recebendo? Gostaram da última compra? O que eles gostariam de ver?

Ter essas informações ajudam a você a entender qual a percepção dos consumidores sobre sua marca e fornece insights sobre como entregar ainda mais valor para seu público-alvo.

4.Aumenta as conversões em vendas

O email é, de forma disparada, a melhor maneira de converter em vendas, superando anúncios em redes sociais e por SMS, por exemplo.

Isso ocorre justamente por ser uma forma de comunicação personalizada, conveniente e confortável de se utilizar, facilitando a vida do cliente na tomada de decisão.

Trabalhar o email marketing com as técnicas de persuasão e negociação é uma forma extremamente eficaz de potencializar ainda mais o alcance e os resultados dessa excelente estratégia, essencial para o crescimento de qualquer negócio.

5.Fortalece a relação com os consumidores

Os clientes apreciam um bom email, bem escrito, bem estruturado, direto ao ponto. Como já mencionado neste artigo, essa estratégia é bastante eficiente pois faz o cliente se sentir especial (esse é o objetivo, e isso vai depender de outras variáveis, como frequência, jeito de escrever, etc.).

Um email bem escrito e no timing correto é uma forma extremamente eficaz de construir e manter relacionamento de longo prazo com os clientes. Hoje é dia, é praticamente impossível manter contato com todos os clientes via telefone, e para suprir essa necessidade, o email marketing é uma alternativa excelente.

Existem métodos e ferramentas que possibilitam até automatizar campanhas inteiras, especialmente quando o objetivo é promover um produto ou serviço novo, ou anunciar alguma promoção de algum produto ou serviço já existente.

Necessário mencionar que um cliente satisfeito (após o processo de inbound marketing) compra várias vezes de uma loja ou vendedor, assim, é provável se você entregar valor suficiente e sua solução atender às necessidades legítimas de seu público-alvo, uma boa parte dessas pessoas vão voltar a fazer negócio com você.

E o email marketing vai ajudar muito nesse processo.

6.Otimiza tempo e dinheiro do empreendedor

O email marketing é relativamente barato e fácil de configurar, pelo menos nas principais ferramentas disponíveis no mercado.

Se comparado a outras formas diretas de comunicação, como a mala direta e correspondências vias correios, o email é uma forma muito mais barata e com um alcance muito rápido (quase instantâneo), de contatar com milhares de clientes ao mesmo tempo, muitas vezes com poucos cliques.

Uma campanha de email bem configurada, automatizada, segmentada e personalizada conforme o comportamento do cliente, vai continuar a produzir resultados por um longo tempo sem que o empreendedor tenha que investir esforços para contatar individualmente cada cliente.

O que se recomenda é sempre rever as campanhas e produzir sempre conteúdo novo por meio das chamadas “broadcasts”, que são campanhas de transmissão simultânea para todos os clientes.

7.Possibilita análise de métricas e melhorias

As principais ferramentas de email marketing do mercado disponibilizam um conjunto de métricas que devem ser analisadas com cautela pelo empreendedor, e que indicam diretamente os resultados da campanha.

As principais métricas que impactam no resultado são:

Taxa de abertura (open-rate): indica o percentual de pessoas que estão efetivamente abrindo seus emails. Para melhorar as taxas de abertura experimente construir títulos mais chamativos e que consigam capturar o interesse da pessoa.

Taxa de cliques (CTR- Click-Through-Rate): indica o percentual de pessoas que clica nos links que você disponibiliza em seus emails. A média de mercado é em torno de 7%. Para melhorar esse indicador experimente entregar conteúdo de qualidade e tenha certeza que o link disponibilizado realmente vai ser de grande ajuda para a pessoa.

Taxa de conversão (CR- Conversion Rate): indica o percentual de pessoas que efetivamente estão comprando de você através de sua estratégia de email marketing. Para melhorar esse indicador experimente colocar chamadas para ação mais efetivas (calltoaction), como “compre agora”, “adquira já”; invista em comunicação persuasiva; reveja se suas mensagens realmente estão transmitindo o valor que você deseja; peça o feedback das pessoas; melhore sua comunicação na página de vendas, entre outras atitudes.

8.Aumenta o tráfego de seu site

O email é uma forma excelente de direcionar tráfego para seu site, especialmente quando você entrega conteúdo e disponibiliza links de retorno para seu site que vão agregar ainda mais valor para o cliente.

Aumentar o tráfego vai proporcionar um melhor posicionamento de seu site junto às ferramentas de busca mais acessadas do mundo, como o Google e o Bing, sendo uma estratégia para melhorar o SEO (SearchEngineOptimization), que significa nada mais do que a otimização de seu site para ser melhor posicionado nas pesquisas, o que ajuda a direcionar um tráfego mais qualificado para sua comunicação.

Além disso, você pode incluir formas de compartilhamento social de seus emails dentro de suas próprias campanhas, isso ajuda a alimentar seus canais de comunicação através das redes sociais, como Facebook, YouTube, LinkedIn, etc.

 

9.Ajuda a construir autoridade

Quando você conduz seu negócio e nele está embutido uma campanha de email marketing, seu objetivo é ser visto com um expert em seu nicho. Você precisa passar essa sensação de que é autoridade em seu nicho, pois fazendo isso, as pessoas vão passar a confiar mais em você e, consequentemente, vão comprar mais você.

Os clientes assinaram sua lista porque querem te ouvir, querem consumir seu conteúdo e manter essas pessoas engajadas é o maior objetivo para qualquer empreendedor.

Produzir conteúdo de qualidade é uma das formas mais brilhantes de manter o público sempre engajado e motivado a seguir você, e um público mais engajado significa mais conversões em vendas.

Conclusão

Diante de todos os fatos mencionados nesse artigo, é necessário concluir que o email marketing é uma das estratégias mais eficientes que todo empreendedor deveria usar, além de ser de baixo custo e alto retorno financeiro.

Usar o email é uma das melhores formas de ajudar a construir um relacionamento de longo prazo com os clientes, aumentar a percepção e o valor de sua marca, aumentar as conversões e vendas e construir autoridade e credibilidade perante o público.

Portanto, adotar essa estratégia é de suma importância para qualquer empreendedor que deseja ver o sucesso e a consistência de seu negócio a longo prazo.

REFERÊNCIAS

BHUJWALA. Amreen. Top 10 Benefits of Email Marketing. [S.I.]. 2019. Disponível em:<https://www.business2community.com/email-marketing/top-10-benefits-of-email-marketing-02160067>. Acesso em:15 abr. 2019

6 Benefits of Email Marketing. Disponível em: <https://aspireinternetdesign.com/email-marketing/6-benefits-of-email-marketing/>Acesso em: 15abr. 2019

LIMA, Allyson. Email Marketing: 9 Técnicas para Bombar Seu Negócio!!Disponível em: <https://futurosricos.com/email-marketing-9-tecnicas/>Acesso em: 15abr. 2019