Sites devem ser projetados pensando no usuário. Todo projeto mal planejado e executado resulta em um alta taxa de rejeição e geralmente não atingem os resultados almejados. Muitos deles são segue uma linha de criação baseado em princípios que permeiam o web design, e acabam expondo precariedades em sua formação. Este artigo visa prevenir que tais precariedades sejam evitadas em seus projetos e que a eficácia esteja presente no cumprimento dos objetivos dos websites. Para isso apresento alguns princípios eficazes para web design. São princípios já consagrados, aceitos pela grande maioria dos profissionais e que deveriam fazer parte da grade curricular de qualquer curso de web designer do mercado.

1 - Propósito

A primeira coisa que você deve investigar em um projeto de website é para que ele servirá e que tipo de informação seus visitante estão procurando.Cada página do seu site precisa ter um objetivo claro e atender a uma necessidade específica dos usuários do site da maneira mais eficaz possível.

2 - Comunicação objetiva

A web é um lugar onde as pessoas querem informações rápidas, por isso é importante se comunicar com clareza e facilitar a leitura e a digitação de suas informações. Algumas táticas eficazes para incluir em seu web design incluem: organizar informações usando manchetes e subtítulos, marcadores, comunicação através de imagens e infográficos.

3 - Tipografia funcional

O tipo de fonte escolhida em site deve favorecer a legibilidade e leiturabilidade. Em geral, as fontes Sans Serif, como Arial e Verdana, são mais fáceis de ler on-line. Mas nada impede que você possa usar outro tipo, desde que o efeito decorativo não atrapalhe a leitura. Uma boa dica é não usar muitos tipos restringindo a quantidade para no máximo 3 fontes por projeto.

4 - Bom uso das cores

Uma paleta de cores bem pensada pode ajudar muito a melhorar a experiência do usuário. Cores complementares criam equilíbrio e harmonia. A utilização de cores contrastantes para o texto e o fundo facilitará a leitura no olho. Cores vibrantes criam emoção e devem ser usadas com moderação (por exemplo, para botões e chamadas para ações). E também não abusar da quantidade muita grande de cores na interface é uma boa prática.

5 - Escolha as melhores imagens

Escolher as imagens certas para o seu site pode ajudar no posicionamento da marca e na conexão com seu público-alvo. Se você não tiver fotos profissionais de alta qualidade, considere a compra de fotos para melhorar a aparência do seu site. Vídeos também fortalecer a marca e transmitir os objetivos do site.

6 - Navegação bem estruturada

Navegação é sobre como é fácil para as pessoas agirem e se movimentarem pelo seu site. O sistema de navegação deve estar a um passo do usuário e as seções que elas destinam devem ser encontradas a poucos cliques.

7 - Tempo de carregamento

Esse é um ponto fundamental porque não existe aquele que não gosta quando um site que leva muito tempo para carregar. Dicas para tornar os tempos de carregamento de páginas web mais eficientes incluem otimização de tamanhos de imagem, combinar código em um arquivo CSS ou JavaScript central para reduzir as solicitações HTTP e compactar arquivos HTML, CSS, JavaScript para acelerar o tempo de carregamento.

8 - Design responsivo

Com a evolução nos tipos de acesso a internet a variedade de dispositivos é tamanha que não dá para pensar em web design sem pensar em criar web sites sem pensar em criar para diferentes tipos e tamanhos de telas. E nesse cenário que entra o design responsivo. Design responsivo é pensado exatamente para dispor os melhores recursos para desenvolvimento de web sites que funcionem em diferentes dispositivos.

Conclusão

Seguindo esse princípios você estará bem próximo de projetar um site mais envolvente, útil e memorável para os visitantes.