7 de Setembro e a semana da pátria

É a Semana da Pátria! É uma semana em que ocorrem comemorações dentro das escolas pelo Brasil a fora. E fora das escolas pelo Brasil inteiro!

Mas o que temos a comemorar? A Independência do Brasil! Ora essa!

Desde 22 de abril de 1500 até 7 de setembro de 1822 o Brasil era uma colonia portuguesa. E o que significa isso? O Brasil não era dos brasileiro, mas do rei português. Nessa data, iniciou-se o processo de autonomia e nosso país passou a ser uma nação separada de Portugal. Neste dia comemoramos o nascimento do Brasil. É o aniversário da pátria!

Mas a independência gritada por D Pedro I, naquela tarde, próximo do rio Ipiranga, atual estado de São Paulo, ainda não estava pronta. Faltava ser reconhecida pelas demais nações e, o que é mais importante, faltava a consciência nacional. O reconhecimento ocorreu, mas ainda nos falta a consciência de pertencimento a uma nação pela qual tenhamos orgulho!

E o que significa isso? O que é essa consciência nacional?

É o sentimento que nos leva a dizer: este é o meu país! Aqui nasci. Aqui é onde quero progredir! Este é um projeto e um sonho que desejo defender...!!!

E o que nos falta para isso?

Falta muito pouco: falta moralizar o país. Uma nação livre não se constrói com corrupção, mas com uma juventude transbordando ideais.

Uma nação livre não se constrói com discursos, mas com jovens que estudam, gente que trabalha e um povo que acredita em seu potencial!

Uma nação livre não é algo pronto, mas algo que se constrói todos os dias. Não temos necessidade de um herói nacional, tipo salvador da pátria; o que precisamos e de um povo com consciência da importância do bem comum. E o heroísmo desse povo manifestar-se-á no processo de preservação das conquistas!

Mas, muito mais do que preservar as conquistas, precisamos promover o crescimento de nosso sentimento pertencimento. O sentimento de que a honestidade não é um mito, mas uma exigência. O sentimento de que a corrupção não é uma regra, mas um câncer a ser extirpado. O sentimento de que o jeitinho e a vantagem só tem sentido se for para o bem de todos. O sentimento de justiça social leva ao amor à pátria para excluir aqueles que prejudicam o povo. Exclusão a ser feita pelo voto ou por qualquer outro recurso legítimo...

A independência do Brasil só começou com d. Pedro I. Hoje está em nossas mãos. Cabe a nós fazermos do Brasil o país um livre, soberano e justo, como sonhamos. Cabe a nós livrarmos a nação daqueles que só sabem sugar o sangue do povo.

Esse é o caminho da independência do Brasil!

Neri de Paula Carneiro

Mestre em educação, filósofo, teólogo, historiador

Rolim de Moura - RO