Abrir um negócio próprio pode ser o primeiro passo para ser um empresário bem sucedido. Mas, não basta apenas se tornar o dono da empresa, é necessário saber como administrá-la corretamente para que ela gere lucros e corresponda aos seus objetivos. Este é o maior desafio para quem está ingressando no mundo dos negócios, pois é preciso ser um bom gestor para sobreviver à alta competitividade do mercado.

O ramo do comércio têm sido um dos mais promissores no Brasil, onde cada vez mais pessoas estão apostando as suas fichas. Porém, antes de se jogar de cabeça neste universo deve-se ter a consciência de que será necessário trabalhar duro e manter a organização da empresa para que ela funcione adequadamente e sobressais entre as demais.

 Os comerciantes devem sempre ter em mente que as suas lojas têm de ser bem planejadas e estruturadas, somente assim será possível sobreviver à fase inicial que normalmente é de dois anos e se consolidar no mercado.  Para te ajudar, iremos trazer aqui 6 passos para estruturar uma loja.

Trabalhe com produtos de qualidade

Lembre-se o produto que será comercializado na loja deve ser o seu carro-chefe, tendo excelente qualidade. Pois de nada adianta oferece bom atendimento, mas vender mercadorias que não satisfação as expectativas dos consumidores. Portanto, antes de encher o seu estoque é recomendado fazer uma pesquisa para encontrar os melhores produtos.

As mercadorias de qualidade costumam custar mais caro, porém, elas devem ser comercializadas por um preço justo, nada de vendê-la por um valor altíssimo, isto afasta os clientes. Calcule o preço de aquisição dos itens e depois inclua um lucro que seja justo para a loja e seu público.

Contrate bons profissionais

Como um bom empresário você deve ter em mente que ninguém se torna bem sucedido sozinho, principalmente quando se trata de empresas do ramo do comércio. Portanto, contrate bons profissionais, que realmente abracem a loja e queiram fazê-la crescer a cada dia.

Contratar bons profissionais não significa necessariamente buscar os mais experientes do mercado, mas sim dar oportunidades para quem tem vontade de ser um bom profissional. Passe aos contratados quais são os objetivos da loja e como o trabalho pode ser executado da melhor forma possível.

Os melhores vendedores são aqueles que conhecem exatamente aquilo que estão vendendo, somente assim poderão apresentar os produtos nos mínimos detalhes aos consumidores e responder a todos os seus questionamentos.

Crie uma ideologia da loja

Os funcionários devem trabalhar por uma causa maior e não somente para receber o salário no final do mês. Uma boa dica é criar uma ideologia na loja, o que ajuda a estimular os vendedores.

A ideologia criada pode ser satisfazer as expectativas dos clientes, ser a melhor loja na venda de determinados produtos, entre outras. Conscientize todos os empregados da loja sobre a ideologia e estimule-os a trabalhar para alcançá-la.

Seja a Liderança da loja

Assim como qualquer empresa uma loja também necessita de uma liderança. Afinal de contas, as pessoas podem fazer o que quiserem e quando quiserem. Um bom líder deve se envolver diretamente com o trabalho, estar a par de tudo que acontece neste ambiente e orientar os funcionários.

 Bom atendimento é sinônimo de credibilidade

O bom atendimento vai ser sempre sinônimo de credibilidade. Identifique quem é o seu público consumidor e trace metas para as suas necessidades. Jamais fuja dos problemas ou enrole os clientes, resolva todas as situações complicadas para preservar a imagem que eles têm da loja.

Invista no marketing

Se a loja realizar um bom atendimento já estará fazendo um bom marketing. Estudos apontam que as pessoas tendem a falar para o maior número de conhecidos que não estão satisfeitas pelo trabalho prestado por uma empresa.

Além disso, utilize a tecnologia ao seu favor, divulgue a loja e os seus produtos nas redes sociais, de modo a se aproximar do seu público e conquistar novos interessados em conhecer a empresa. 



Por Matheus.
Colaborador do portal Novo Negócio (<ahref="http://www.novonegocio.com.br">Link</a>), portal com várias ideias de negócios (<a href="http://www.novonegocio.com.br/ideias-de-negocios/">Link</a>) desde loja de roupas <a href="http://www.novonegocio.com.br/ideias-de-negocios/como-montar-uma-loja-de-roupas/">Link</a> até negócios inovadores.