Alguém inventou que o ser humano pode errar sem precedentes, ou seja, por convicção e como desculpa, dizendo que esse comportamento faz parte de sua aceitável parte de defeitos e que ele é normal por isso, pois, NINGUÉM É PERFEITO.
Esse conceito permite ao ser humano ficar estático em sua evolução e apenas aceitar sua natureza de forma estagnada até a sua morte. É um modo bem preguiçoso de se viver "comportamentalmente" falando.
Parece complicado o que estou falando, então vou simplificar: Se eu minto, sou relapsa, engano, falo mal de alguém para obter vantagem ou por pura maldade entre outras coisas, para o meu bem estar e apenas ele (sem maiores contravenções), eu tenho licença perante a sociedade para fazê-lo, pois não sou "perfeito" e essa mesma sociedade me endossa e diz para não sê-lo caso contrário viro um anormal ou aberração. Parece exagero, mas, não é. Quem nunca escutou o comentário/acusação: - Só quer ser o certinho... Com alguém ou com você mesmo?
Esse comportamento desesperado é muito comum para que nossa sociedade nunca pare para rever nossos valores éticos através desses comportamentos consagrados como normais e tidos como secundários, e a premissa fundamental de obrigação de comportamento correto humano não existe e é inalcançável para o ser humano normal.
Porém, é possível para todos que possuem um cérebro com entendimento e discernimento humano, bastando o esforço mental e de comportamento de cada um para querer e fazer o que proporciona bem estar para si sem enganar maltratar ou roubar outra pessoa que não seja ela própria.
Nós realmente não somos perfeitos. Nascemos inacabados literalmente, até nosso tipo sanguíneo não prevalece nos primeiros meses. Começamos nossas vidas completamente desprovidos, apenas como esboço de seres humanos. O nosso início é de filhote, mas, já somos seres humanos e como tais somos preparados e finalizados pela própria natureza e por nós mesmos aprendendo e reconhecendo todas as coisas. E aprendemos a escolher, quer dizer, se precisamos escolher é porque nosso comportamento também não nasce pronto.
Nosso crescimento mental não pode parar com o crescimento físico. Todo o nosso comportamento deve ser baseado em 100% de tentativas de acertos. Porém somos falhos e nossa execução não terá completo aproveitamento. E a cada vez que tentarmos acertar "erraremos" menos...
Cuidamos do coração, fígado, pâncreas, rins, pele etc. E esquecemos-nos de cuidarmos da mente. A nossa saúde emocional está diretamente ligada em como agimos e pensamos e como afetamos as outras pessoas com isso e como deixamos elas nos afetar. Tentando agir de forma correta conosco e com o próximo estaremos praticando o exercício da ética. E esta mesma é o tratamento e remédio da mente.
Não se compra paz nem felicidade, talvez alegria, sim se compra alegria, mas não se implanta alegria dentro do ser. Para sermos felizes e termos paz temos que conquistá-los. Mas não se preocupem, esse combustível vem de uma fonte inesgotável, vem da tentativa de acertar.