Mustafa El-Khaliji, Ministro encarregado de relações com o parlamento e a sociedade civil, porta-voz do governo, declarou que cerca de 50 países retiraram seus reconhecimentos á Frente da Polisário, grupo de separatistas, que defendem um plano equivocado de autodeterminação do povo detido nos campos de Tindouf, sudeste da Argélia, por mais de 40 anos.

"A pretendida entidade separatista que defende nas épocas passadas mais de 80 países a favor da sua tese, hoje esse número se reduziu a uma minoria muito pequena que reconhece esta entidade fantasma", esclareceu ele.

Na conferência de imprensa semanal após a reunião do conselho governamental, quinta-feira passada, referendo ao forte golpe sofrido pela Frente da Polisario nos últimos dias, isso devido a retirada de El Salvador e do governo de Barbados de reconhecer a entidade fantasma dos separatistas.

Em resposta a algumas provocações dos oponentes da integridade territorial do Reino, o responsável ressaltou que Rabat possui um sistema de vigilância que trabalha para responder imediatamente a todas as tentativas destinadas a prejudicar a sua causa nacional.

Acrescentando que "a melhor prova disso é a mobilização de todos em prol dos interesses de Marrocos em relação à CAF (Confederação Africana de Futebol), que apresentou oficialmente  desculpas ao Reino de Marrocos na margem da disputa do final da copa das confederações".

O porta-voz do governo marroquino acrescentou dizendo: "durante a 41ª Sessão do Conselho Nacional de Direitos Humanos, realizada em Genebra, sublinhou as posições honrosas das autoridades marroquinas e da sociedade civil no marco de elimiar tal política de cadeira vazia", 

"O processo da retirada dos reconhecimentos da república fantasma vai continuar no próximo período, graças aos ganhos alcançados pelo Marrocos nesse sentido", anotou o ministro encarregado de relações com o parlamento e a sociedade civil.

O Governo de El Salvador decidiu retirar o seu reconhecimento á "República Saarauí" e apoiar a integridade territorial de Marrocos.

El Salvador declarou ainda que "esta decisão comunicada às Nações Unidas e às organizações regionais pertinentes, sendo que o Governo de El Salvador vai apoiar a integridade territorial e a soberania nacional do Reino de Marrocos, bem como sua iniciativa de autonomia como a única solução para este conflito regional".

O governo de Barbados, por seu lado que congelou o seu reconhecimento da "República Saaraui" em 2013, decidiu, semana passada retirar seu reconhecimento á entidade separatista.

Durante uma coletiva de imprensa conjunta da primeira-ministra Mia Amor Motli e com o ministro de Relações Exteriores, Jerome Walcott, considerando que esta postura destes países se alinha com a legitimidade internacional e a visão geral da comunidade internacional.

Lahcen EL MOUTAQI