Imagem: Freepik

Para criar conteúdo e disponibilizar online você só precisa de uma boa ideia, uma câmera e um site de vídeos. Conheça 5 plataformas para divulgar seus vídeos na internet.

Mais do que uma forma de compartilhar momentos, criar conteúdo em vídeo tem sido uma forma de fonte de renda para muita gente. Para que mais pessoas vejam seus projetos, você precisa conhecer plataformas para divulgar seus vídeos na internet.

Esses sites têm como principal propósito disponibilizar um espaço em que o usuário possa apresentar suas produções, sendo que alguns pagam os criadores de maior sucesso.

E se você só conhece o YouTube, saiba que existem outras boas plataformas para divulgar seus vídeos na internet!

O que você precisa ter para criar conteúdo online

Qualquer pessoa, com uma boa ideia e um smartphone com câmera consegue colocar suas criações no ar, em diferentes plataformas de vídeos.

Para dar mais dinamismo ao que foi gravado, é interessante contar com um editor de vídeo. O Wondershare Filmora é uma boa opção, já que além de ser simples de usar, é um editor gratuito sem marca d’água.

 Imagem: Freepik (Software Filmora X)

Na prática, significa que o Filmora permite que o usuário aproveite todos os recursos de edição sem custos, exportando o projeto sem a inserção da marca d’água.

No Filmora, é possível fazer cortes, juntar pedaços distintos de clipes, inserir músicas de um banco livre de direitos autorais e até ajustar a cor das filmagens.

Ao unir uma ideia original com bons efeitos de edição, é fácil dar um ar mais profissional para suas produções e chamar a atenção dos espectadores.

Depois, é só publicar o conteúdo em uma dessas 5 plataformas para divulgar seus vídeos na internet.

Vimeo

O Vimeo é uma plataforma para publicar vídeos online que tem como principal característica a alta qualidade das produções.

Por aceitar vídeos de altíssima resolução, é o site mais utilizado por agências de publicidade e produtoras, o que também permite ter acesso a produções bem diferentes e criativas.

O Vimeo não tem publicidade, o que significa que receber pelas suas criações não é tão simples quanto o YouTube. Por outro lado, não há restrições de músicas por direitos autorais.

Twitch

O Twitch é um site relativamente novo no mercado e sua principal função é oferecer uma plataforma funcional para a realização de transmissões em tempo real.

Apesar do Twitch ser usado, na maioria das vezes, para transmitir partidas de videogame, há quem use o site para fazer outros tipos de “ao vivo”, como apresentações musicais e até cursos.

É possível monetizar um canal na Twitch e algumas das ferramentas para aumentar os inscritos no YouTube podem funcionar no “site roxo” também.

IGTV

Quando lançado como parte do Instagram, o IGTV não foi tão bem aceito pelo público. Levou algum tempo para que a área de vídeos do aplicativo começasse a fazer sucesso entre os usuários.

Atualmente, o IGTV tem um bom número de audiência e existem produtores de conteúdo que utilizam somente essa rede social para divulgar seus vídeos na internet.

O IGTV ainda não tem uma ferramenta de monetização, além de contar com um formato de exibição diferente. Porém, é uma boa opção, especialmente para marcas e influenciadores.

Facebook

O Facebook é uma das redes sociais mais populares do mundo. Recentemente, junto com o Instagram e o WhatsApp (apps da mesma companhia), bateu o número de 3 bilhões de usuários ativos.

O que nem todo mundo sabe é que o Facebook tem uma área de publicação de vídeos, que aparece para os usuários tanto na linha de tempo quanto na página Watch.

No Facebook, é possível obter monetização, sendo que há uma divulgação maior para transmissão de jogos online.

Dailymotion 

Por fim, a última das plataformas para divulgar seus vídeos na internet é o Dailymotion, um site que permite ao usuário compartilhar produções próprias e itens gravados de terceiros.

Por conta dessa característica, o Dailymotion não costuma barrar produções com inserções de trechos da televisão ou mesmo com clipes musicais.

Além disso, há a possibilidade de receber uma monetização por vídeos que são bem sucedidos entre o público.

Ainda que o YouTube seja o site mais conhecido para a publicação de vídeos online, existem outras boas opções, que permitem que o usuário monetize suas criações ou divulgue sua marca de forma gratuita.

Contar com diferentes plataformas para divulgar seus vídeos na internet permite alcançar um público ainda maior.

É só começar a gravar, fazer uma boa edição e publicar seus vídeos na internet para espalhar as suas ideias pelo mundo – coisas que só o digital é capaz de oferecer.