A maioria das pessoas prefere inglês, francês ou até mesmo espanhol, mas você sabe por que aprender italiano é uma ótima opção também? Confira tudo sobre o assunto neste artigo!

Você já deve ter se questionado sobre qual idioma começar a estudar primeiro, qual será o mais útil para a sua carreira e entre essas e outras questões fica a dúvida: Por que aprender italiano?

Bom, há diversas respostas que eu poderia lhe dar imediatamente, mas saiba que os principais motivos para estudar italiano estão associados à vontade de imigrar para a Itália e pela gama de oportunidades que isso pode acarretar na sua vida.

Nesse sentido, se você sonha em viajar para um país incrível, com uma das melhores gastronomias do mundo, super desenvolvido (um dos maiores PIB’s mundiais), com paisagens naturais impressionantes, então a resposta é a Itália.

Além disso, a Itália tem muito a lhe oferecer, pois é um país muito rico culturalmente, o idioma italiano é sensacional, está entre as línguas mais faladas no mundo, sua culinária é divina, entre tantos outros motivos maravilhosos.

Portanto, vamos conferir então por que vale a pena investir em aprender italiano?!

 

APRENDER ITALIANO É FÁCIL PARA BRASILEIROS

            O idioma italiano está entre as opções de idiomas mais fáceis de aprender, visto que tem origem na língua neolatina, que também é a base do nosso idioma, o português.

            Nesse sentido, aprender italiano apresenta a grande vantagem da facilidade no aprendizado, considerando que a língua italiana tem uma pronúncia muito semelhante à nossa, na qual há vários sons de palavras parecidas.

            Outro fator que contribui bastante para que os brasileiros aprendam italiano mais rápido é que se trata de um idioma em que a fonética ajuda bastante, já que a língua italiana é falada assim como se escreve, contribuindo para um melhor desempenho oral.

            Além disso, o vocabulário italiano (palavras, formação de frases, expressões e etc.) e os verbos se assemelham as homólogos portugueses.

            Por isso, estudar italiano é super recomendado para quem já tem a base do português, visto que a gramática e a conjugação do idioma italiano mesmo tendo suas regras específicas, são próximas às da nossa língua.

 

SE TORNA MAIS FÁCIL PEDIR IMIGRAÇÃO PARA A ITÁLIA

            Muitos de nós temos familiares com origem italiana, cerca de 30 milhões de brasileiros, devido a ascendência italiana dos imigrantes que chegaram ao Brasil. 

            Sendo assim, pesquisas apontam que aproximadamente 15% da população brasileira possui antepassados italianos, fazendo com que o Brasil seja considerado o país com maior percentual de descendentes da Itália.

            Por essa razão, pedir a dupla cidadania ou até mesmo solicitar a imigração para estudar ou trabalhar na Itália pode ser muito mais fácil tendo a certificação de proficiência na língua italiana.

            Esse é então um dos motivos mais interessantes para começar a aprender italiano hoje mesmo, já que se trata de um país riquíssimo de cultura, econômica e tradições, visto que pode-se entrar em contato com a nossa história e ainda aproveitar as milhares de oportunidades nesse país.

 

MAIORES OPORTUNIDADES DE VIDA

            A Itália é um país desenvolvido que participa ativamente do cenário econômico mundial, ou seja, pode lhe proporcionar grandes experiências de vida, seja no ambiente acadêmico ou no trabalho.

Em relação ao trabalho, o idioma italiano pode conferir um destaque em seu currículo, considerando que há grandes multinacionais instaladas na Itália, sendo então de grande importância para quem busca uma melhor colocação no mercado de trabalho.

Já quanto ao estudo, aprender italiano pode ser ótimo para você, uma vez que há programas de intercâmbio estudantil por parte do governo, como o Ciências sem Fronteiras, nos quais oferecem bolsas de estudo para países da Europa, estando as universidades da Itália na lista das preferidas pelos universitários brasileiros.

Assim, independentemente do seu objetivo, saiba que estudar italiano será um grande diferencial em sua vida, possibilitando experiências incríveis e imagináveis.

 

APRENDER ITALIANO É SE DESAFIAR

            Por se tratar de um idioma não tão procurado assim por nós brasileiros, aprender italiano se torna uma tarefa um tanto inovadora, aonde haverá muitos desafios nessa caminhada.

Isso decorre do fato que desde a procura de um professor particular ou uma escola de idiomas adequada até as ferramentas para estudar italiano, tudo precisará de muita cautela, para que encontre profissionais e recursos que agreguem em seu aprendizado.

  Ainda assim, sabemos que o idioma estrangeiro dominante é o inglês, isto é, você precisará estar estimulado a procurar séries que lhe interessem no idioma italiano, procurar por artistas da língua e etc., visto que não temos o hábito de vivenciar a cultura italiana em nosso dia-a-dia.

Contudo, serão esses fatores que lhe desafiarão a querer cada vez mais conhecer e estudar italiano, pois a persistência para aprender um segundo idioma decorre principalmente da nossa vontade de se desafiar diariamente.

 

A ITÁLIA É UM PAÍS SENSACIONAL

            Quando falamos da Itália, automaticamente nos lembramos das maravilhosas pizzas e massas, de grandes artistas como Michelangelo, Leonardo Da Vinci e Pavarotti, de paisagens históricas e naturais como o Coliseu, ou seja, se trata de um país com uma riqueza cultural belíssima e inspiradora.

            Considerando esses motivos, aprender italiano será uma oportunidade única para vivenciar a cultura de uma das civilizações mais ricas do continente europeu, em diversos sentidos.

            Então, gostou das razões citadas para estudar italiano? Poderia ficar até amanhã aqui listando milhares de motivos, mas acredito que esses tenham sido suficientes para lhe mostrar essa maravilhosa oportunidade. 

Portanto, esses foram alguns dos motivos de por que aprender italiano, considerando que a Itália é linda, tem uma gastronomia deliciosa, é super desenvolvida em questões econômicas e sociais e etc.

Está esperando o que para se matricular em um curso de italiano? Não perca tempo, pois além de todas essas vantagens, o idioma italiano é belo e é super fácil de aprender para nós brasileiros!