Investir em pet shop é uma boa opção, o mercado já movimenta no Brasil 16 bilhões de reais por ano, é o segundo maior do mundo ficando atrás apenas dos EUA. Apesar dos 40 mil pet shops espalhados pelo país, o ramo de pet shops está longe da estagnação, a estimativa de crescimento é de aproximadamente 23% ao ano.

Isso se dá pelo fato dos animais estarem conquistando cada vez mais um papel importante dentro de casa, tornando praticamente membro da família. Não é para menos, o Brasil possui cerca de 32 milhões de cães e 16 milhões de gatos.

Então, caso você empreendedor, tem interesse em abrir um pet shop e investir nessa área de saúde animal, tem que tomar alguns cuidados e, principalmente, saber quais são os serviços oferecidos em um pet shop.

Mas o que é um pet shop?

De acordo com o Decreto nº 40.400/95, o pet shop é definido como uma loja destinada ao comércio de produtos de uso veterinário e de animais, onde também pode ser praticado o banho e a tosa dos pets.

Entretanto, dependendo da legislação da cidade alguns podem ou não ser oferecido, a legislação de São Paulo, por exemplo, prevê que medicamentos não podem ser comercializados nessas lojas.

Lembrando que para abrir um pet shop é necessário ter a presença de um veterinário na loja como responsável técnico para orientar os clientes.

É necessário alguma autorização para vender animais?

Outro ponto importante que deve ser mencionado é a comercialização de animais: os donos de pet shop que pretendem vender ou doar qualquer animal de estimação, tem que cadastrar sua loja no Cadastro Municipal de Comércio de Animais (CMCA) e possuir um médico veterinário sempre à disposição.

Em caso de animais silvestres, você precisará ter uma autorização do IBAMA e obedecer a normas específicas de para comercialização.

Pesquise bastante

Quanto mais tempo você gastar no planejando seu pet shop, mais tempo e dinheiro você irá economizar.

Ao montar o pet shop você deverá oferecer os seguintes serviços e produtos respectivamente: banho, tosa, embelezamento e higiene; coleiras, focinheiras, guias, focinheiras, selas, camas, casinhas, comedouros, rações, bebedouros, aquários, gaiolas etc. Portanto, procure sempre comprar em distribuidora de produtos veterinários de confiança para não nenhum tipo de problema no futuro.