Não precisa esperar ficar rico para aprender a gerir dinheiro. É até o contrário! É fazendo florescer as nossas poupanças (mesmo que pequenas) que nos poderemos tornar ricos.

Os gatilhos comerciais que nos levam a gastar o nosso dinheiro são cada vez mais elaborados.

Neste artigo, passo-lhe 5 dicas muito simples de colocar em prática que lhe irão ensinar a gerir o seu dinheiro e fazer com que consiga ter ordenado até ao final do mês.

Com estas 5 dicas irá perceber a importância de fazer as suas contas. Irá também ver porque é tão importante controlar em tempo real as suas despesas. Irá descobrir como e quando dinheiro deverá ter na sua conta poupança antes de poder pensar em investir.

Vejamos então as 5 dicas simples para aprender a gerir o seu dinheiro:

1 - Fazer contas

Pode parecer-lhe óbvio, mas tudo começa por aqui. Fazer contas não é apenas perceber se o banco não se enganou ao gerir as suas despesas. É seguir as suas despesas e saber para onde vai o seu dinherio, classificando-as por tipo de despesas. Enaquanto não fizer isso, não tem forma de saber para onde vai o seu dinheiro. O melhor é fazer as suas contas pelo menos uma vez por semana.

2 - Funcionar por envelope

Quanto temos um projeto que vai requer algum dinheiro (as férias por exemplo), pode funcionar por envelope. Quero dizer com isto que se definimos um orçamento para esse projeto, vamos fazer de tudo para não o ultrpassar. Cada dia, anote o dinheiro gato para seguir "em tempo real" o seu consumo. Quando o limite se aproxima do que se fixou, terá de fazer algumas escolhas para evitar de o ultrepassar. É menos frustrante de estar sempre "à rasca" finaceiramente, de não seguir as suas despesas e de se culpabilizar a cada compra.

3 - Fixar um orçamento anual

Para as roupas e hobbies, deve ficar um orçamento anual. É a melhor forma de gerir dinheiro. É assim mais fácil reequilibrar as contas se a um determinado momento enetender que deve comparar uma peça de rou pa mais cara (por exemplo).

4 - Poupar dinheiro todos os meses

Mesmo que seja um quantia pequena, é imporante. deve começar o mais cedo possível e fazê-lo logo no iníco do mês, senão corre o risco de não ter dinheiro para poupar no final. Deve configurar um transferência automática da sua conta à ordem para a conta a prazo. Recomendo que tente ter sempre o equivalente de 2 a 6 meses de salário de lado. Isto dá-lhe outra tranquilidade. E a partir daqui, permite-lhe gerir o seu dinheiro de outra forma e, quem sabe, investir.

5 - Em casal, mater 3 contas bancárias

Obviamente, isto depende um pouco da história e da vontade de cada um. Mas o ideal para gerir dinheiro em casal, é ter três contas. Duas individuais e uma em conjunto. Esta situação é ainda mais importante quando um dos elementos do casal ganha mais dinheiro do que o outro. Permite ter um control maior sobre as despesas de cada um e sobre como cada um contribuiu para os diversos projetos e despesas em casa.