Um dos maiores desafios para nosso organismo durante a jornada de trabalho é permanecer na mesma posição por muitas horas. Assim, certos procedimentos são fundamentais para a manutenção da qualidade de vida

Muitas atividades trabalhistas demandam que seus respectivos profissionais passam muitas horas sentados, seja em mesas de escritórios, na operação de maquinários, na utilização de computadores... Uma série de operações que, geralmente, dificultam a manutenção de uma postura correta.

Atualmente, devido à consolidação e automatização de diversos processos, uma mesa, cadeira de escritório e computador são ferramentas essenciais para grande parcela dos trabalhadores ao redor do mundo.

Quem vive esta realidade sabe o quão difícil é atravessar a jornada diária em uma posição única, passando horas a fio sentado. O que pouca gente costuma perceber é que o trabalho consome a maior parte dos nossos dias, sendo, assim, extremamente importante desenvolver a qualidade de vida dentro dele.

Por isso, pensando em auxiliar a boa manutenção do corpo e, consequentemente, da mente, preparamos este artigo com dicas fundamentais para amenizar os danos causados pelas inertes atividades e melhorar o bem-estar pessoal. 

Afinal, saúde afetada compromete a produtividade e a boa disposição física/mental.

Reflexos no corpo

Evidentemente, nosso organismo foi desenvolvido para se manter em constante movimento. Por isso, passar horas em uma mesma posição, sobretudo sentado, é extremamente maléfico ao corpo.

Com o passar do tempo, nossos sistemas acabam sentido o impacto negativo, nos avisando por meio dores e incômodos. Coluna, pescoço e articulações em geral são os primeiros a demonstrarem os alertas.

A má circulação sanguínea contribui para o desenvolvimento de enfermidades, que podem levar a desagradáveis fins. Assim, é necessário corrigir o quanto antes os hábitos prejudiciais.

Tempo de descanso

Procure se levantar ao menos de uma em uma hora, aproveitando para dar uma boa esticada. Alongue o pescoço, coluna, braços, pernas e pés.

Os momentos em que realiza outras atividades são perfeitos para colocar em prática essa primeira dica. Aproveite as pausas para café e almoço, o recebimento de telefonemas, conversas com outros setores, idas ao banheiro etc.

Espairecidas de três à cinco minutinhos já são o suficiente para relaxar e favorecer a circulação. 

O poder da ergonomia

Essa dica vale ser analisada juntamente à gestão organizacional: a implementação de móveis ergonômicos, sobretudo de cadeiras.

Uma cadeira ergonômica é extremamente confortável, além de fazer bem para a saúde de quem a usa, amenizando os impactos sentidos pelo corpo. Projetadas justamente para melhor adaptar o homem às posições costumeiras do trabalho, elas são capazes de manter a postura ideal, oferecendo braços e encostos desenhados sob medida para a comodidade.

Os preços mais elevados dos produtos ergonômicos certamente compensam devido aos benefícios apresentados – sendo, também, fator de prevenção.

Mantendo uma boa postura

Talvez esse seja o item mais importante da listagem, pois ele vale não somente para o ambiente de trabalho (apesar de sua extrema relevância nele) como também para todas as situações do cotidiano.

Aprender a manter uma postura adequada é fundamental para a manutenção da saúde e prevenção de doenças. Por isso, repare constantemente sobre a maneira como você se senta, alinhando-se sempre que possível.

O porte adequado configura-se pelo posicionamento equilibrado sobre a cadeira, distribuindo seu peso por igual. As costas devem permanecer rentes, acomodadas no encosto. Os pés devem ficar junto ao chão, mantendo as coxas paralelas ao piso.

Grande parte das cadeiras possuem regulagens para as diferentes partes, que devem ser ajustadas de acordo com as dimensões de quem as utiliza, objetivando sempre uma boa postura.  

Fugindo de problemas

Para evitar o aparecimento de varizes na parte inferior do corpo, é preciso manter as pernas posicionadas de maneira que formem um ângulo de 90 graus. Assim, o sangue irá circular de maneira equilibrada, evitando pontos de retenção e deformação de veias.

A disposição dos braços também é fator de importância. Sempre que possível, mantenha os cotovelos apoiados nos braços regulados da cadeira (um pouco abaixo da altura da mesa). Busque um apoio para os momentos de digitação, diminuindo o ponto de tensão nos pulsos.

Auxílios valiosos

Além dos alongamentos periódicos ao longo do dia, aposte em exercícios e ginásticas diárias. Essa alternativa pode ser realizada em academias, no conforto do lar e até mesmo na correria do trabalho.

Enquanto estiver sentado, tente alcançar as pontas dos pés. Alongue-se movimentando as panturrilhas, fazendo o movimento de ficar na ponta dos pés, rodando-os em seguida. Com cuidado, mexa também o pescoço, ministrando-o de uma lado para o outro suavemente.

Meios externos, como acupuntura e yoga, podem ser um apoio essencial, capaz de desinflamar pontos tensionados, conferindo relaxamento e disposição.