Assistindo vídeos de YouTubers famosos você já deve ter percebido que todos eles tem uma introdução legal. Mas você já parou para analisar o quê todas essas introduções têm em comum? A maior parte delas segue estas cinco dicas simples que você está prestes a descobrir.

Os benefícios de ter uma introdução em seus vídeos no YouTube

Antes de te passar as dicas, vou te explicar por que você deve criar uma introdução para seus vídeos do YouTube. Uma boa introdução vai mostrar imediatamente a seus visitantes quem você é, e o que eles podem esperar de seus vídeos. Ao usar uma introdução legal em seus vídeos, você vai chamar a atenção de seu público, e também vai ser mais fácil de você ser reconhecido.

Então, como você pode criar uma introdução realmente boa para seus vídeos?

1 – Faça uma introdução curta

Você realmente não deve fazer a sua “introdução” para durar mais do que alguns segundos. Pense no que você faz quando você está assistindo a uma maratona de séries: depois de alguns episódios, você perde a paciência para a introdução e créditos de abertura e você pula eles, certo?

Se você acompanha séries atuais, já deve ter notado que as empresas de produção passaram a fazer as introduções mais curtas... Faça o mesmo para seus vídeos do YouTube.

2 – Utilize as cores de sua marca ou canal do YouTube

Quer que a introdução de seus vídeos no YouTube realmente te ajude construir sua imagem? Certifique-se de incluir as cores da sua marca. Elas podem ser inseridas no plano de fundo, em um filtro, ou nos textos (frases...) com o nome do seu canal no YouTube. Utilize a criatividade para incorporar as cores de sua marca na introdução.

3 – Adicione seu logotipo e o slogan

Incluir o logotipo e o slogan é uma ótima maneira de construir o reconhecimento. Quanto mais as pessoas ver o seu nome, logotipo e slogan, mais eles vão associá-lo com você e seus vídeos incríveis do YouTube.

Como mencionado anteriormente, quando as pessoas se deparar com seus vídeos em sites diferentes do YouTube, elas automaticamente irão lembrar de você, por ver o seu nome, seu logotipo, e slogan na introdução de vídeo.

4 – Informe sua programação de envios

Se os espectadores sabem quando esperar novos vídeos de você, eles estarão mais propensos a acessar novamente o seu vlog.

Informar a sua programação de envio nas introduções é uma grande maneira de falar para seus telespectadores quando você vai ser postagem de algum material novo. Esta é uma maneira muito eficaz para criar seu próprio público.

5 – Use a introdução para criar expectativas

Finalmente, lembre-se que os espectadores não gostam de assistir um vídeo inteiro... Ainda mais se não tiver a mínima ideia sobre o que esperar do vídeo. 

Assim, na introdução, antes mesmo da vinheta, faça uma prévia do que eles podem esperar do vídeo que está prestes a assistir, e aproveite para fazer um “tour” de seu canal como um todo.

Por exemplo, você pode fazer uma montagem de alguns dos seus momentos mais interessantes. Você também pode fazer uma introdução animada que se encaixa com a sua marca e seu conteúdo. Seja qual for o método que você escolher, certifique-se de que é adequado para seu canal do YouTube e que seja interessante para o seu público.

Com estas cinco dicas, você tem tudo que você precisa para fazer uma introdução de vídeo eficaz. Agora é só pôr esse conhecimento em prática!