Montar um cronograma de estudos eficiente te ajuda a otimizar seu tempo e manter tudo sempre em dia. Dessa forma, você não acumula matéria e consegue equilibrar a vida escolar e a rotina social.

5 Dicas Funcionais Para Montar um Cronograma de Estudos Eficaz

Essas dicas são eficazes para qualquer rotina de estudos. Por isso, leia com atenção para aplicar no seu dia a dia a partir de agora!

1.    Aposte no Autoconhecimento

Saber quais são as matérias que você possui facilidade de aprender irá te ajudar. Dessa maneira, você irá dedicar mais tempo aos conteúdos mais complexos e menos aos que você possui facilidade de aprender.

Conforme os estudos evoluem, você poderá melhorar suas habilidades e inverter a quantidade de horas que dedica a cada matéria.

2.    Planeje e Priorize

Planeje seu dia e priorize os estudos! Logo após as provas você terá tempo de sobra para se dedicar ao seu lazer. Então, tenha sempre em mente que esse momento de preparação exige dedicação máxima.

3.    Não Abra Mão

Não permita que outras pessoas e coisas sejam prioridade no seu dia. Por isso, não abra mão do horário que você planejou estudar, outros compromissos devem ficar para depois.

Em primeiro lugar sempre deverá estar o seu horário de estudos, outros compromissos precisam ser realocados na sua rotina.

4.    Defina Uma Carga Horária Inteligente

Não pense que todos os dias da semana você irá conseguir estudar 10 horas seguidas. Por isso, defina uma carga horária que seja inteligente e respeite os limites do seu corpo. Desse modo, você conseguirá estudar de maneira constante e satisfatória.

5.    Tenha Espaço Para Exercícios e Simulados

Planeje sua rotina para que exista espaço para os exercícios e simulados. Eventualmente eles precisam ser feitos como forma de avaliar seu desempenho.

Dessa forma, você conseguirá analisar quais conteúdos precisa estudar mais e quais você já dominou.

Organize o Cronograma de Estudos e o Seu Espaço

Uma vez que você tenta estudar no ambiente inadequado, seu rendimento tende a cair! Conforme as distrações vão aparecendo, você tende naturalmente a se deixar levar.

Apesar de sua intenção inicial ser estudar 10 horas, ao ver o celular tocando e para atender você terá seu rendimento fortemente diminuído.

Portanto, é preciso apostar em organizar o ambiente para evitar distrações. Depois que a organização for feita de maneira adequada, você perceberá o quanto seu cronograma de estudos será mais fácil de ser seguido.

Aposte em Folgas

Pouco depois de montar seu cronograma de estudos, avalie se nele estão previstos momentos de folga.

E perceba que você não irá conseguir render 10 horas seguidas de estudo. Até mesmo porque será preciso realizar pausas para as necessidades fisiológicas.

Portanto, encaixe no seu cronograma de estudos a realidade! Permitindo-se fazer pequenas pausas que irão te ajudar a aliviar a tensão e estudar melhor.

Assim também devem ser seus finais de semana, que podem servir para os estudos. Mas precisam também ofertar momentos de lazer para que você possa aliviar o stress.

Tenha Aliados

Se controlar o uso do celular é um grande desafio, instale aliados dos estudos nele! O Notepic é um app que irá te ajudar a se manter fiel ao seu cronograma de estudos.

Imediatamente após a instalação você irá perceber que o app te ajuda na melhora do seu desempenho. E aos poucos você ficará sem entender porque ainda não havia instalado esse app.

Afinal, o Notepic auxilia muito na vida de qualquer estudante. E quem não gosta de um app funcional sempre disponível?

Certamente você irá se organizar muito melhor após instalar o Notepic e começar a usá-lo em seu cotidiano de estudos.