Muitas empresas utilizam ferramentas de código aberto para executar sua infraestrutura de TI e sites, algumas fornecem produtos e serviços relacionados a essas ferramentas, ou produtos e serviços construídos com base nelas, e outras contribuem com código ou dão suporte a projetos de código aberto.

Desta vez, vamos apresentar alguns dos projetos de código aberto mais favoritos das empresas de tecnologia.

1.Hadoop
O Apache Hadoop é uma coleção de utilitários de software de código aberto que facilita o uso de uma rede de muitos computadores para resolver problemas envolvendo grandes quantidades de dados e computação. Ele fornece um framework de software para armazenamento distribuído e processamento de big data usando o modelo de programação MapReduce.

2.Hypertable
Hypertable era um projeto de software de código aberto para implementar um sistema de gerenciamento de banco de dados inspirado em publicações sobre o design do Bigtable do Google. Hypertable roda em cima de um sistema de arquivos distribuído como o Apache HDFS, GlusterFS ou o CloudStore Kosmos File System.

3.Mesos
O Apache Mesos é uma ferramenta de abstração de recursos. Com ela, as empresas podem utilizar todo o data center como um pool de recursos. É popular entre empresas que executam Hadoop, Spark e aplicações similares.

4.Spark
O Apache Spark é um motor de análise unificado de código aberto para processamento de dados em grande escala. O Spark fornece uma interface para programação de clusters inteiros com paralelismo de dados implícito e tolerância a falhas.