28º PLANO DE AULA – 1º Ano A – Ensino com atividades remotas

            E.M.E.I.E.F. André Pedro da Silva

            Professores: Maria Cilene Gomes Vieira, Francisco Valdo Alencar Filho, Francisco Hermes Batista Alencar

            Componente Curricular: Multidisciplinar

Dias: Segunda-Feira a Sábado (16/11 a 21/11/2020)

            1º Ano A: 27 alunos Turno: Matutino

            1º Ano B: 22 alunos

OBJETIVOS: Estimular e reconhecer a criatividade das crianças e, a aprendizagem através do ensino remoto, com o apoio de seus pais ou responsáveis, respeitando o limite de cada aluno (a).

-Incentivar o estudo sobre a temática desenvolvida nessa semana, mostrando que o estudo está presente em seu cotidiano familiar e social.

-Reconhecer a importância da interação das famílias para realizar as atividades remotas.

-Identificar a ordem alfabética e reconhecer a importância do Dia da Consciência Negra.

CONTEÚDOS: 

-Textos: Menina Bonita do Laço de Fita;

-Ordem alfabética;

-Dia da consciência negra;

-Dia da Bandeira;

-Multiplicação;

-Cultura brasileira;

-Brincadeira: O coelho na toca;

-Danças e ritmos;

PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS:

-Primeiro Dia: Apresentação e contação de história Menina bonita do laço de fita no link – https: //youtu.be/un1HJ-i3VJl, e atividade não presencial com base na história através de material impresso disponível para os alunos, atividade não presencial sobre a importância e contribuição dos africanos na cultura brasileira, como na culinária e nas danças;

-Segundo Dia: Atividade não presencial baseada no texto Menina bonita do laço de fita, identificação de palavras em ordem alfabética, atividade envolvendo palavras relacionadas à cultura brasileira, atividade sobre multiplicação através de material impresso disponível para os alunos;

-Terceiro Dia: Identificação de letras faltosas nas palavras retirada do texto Menina bonita do laço de fita e, sua escrita; atividade sobre multiplicação, ação envolvendo o tema consciência negra através de material xerocado;

-Quarto Dia: Aula explicativa através do vídeo através do link – https://youtu.be/WQtTndXBZNK, sobre o dia da bandeira, realização de atividade não presencial no caderno do aluno com base no vídeo, atividade não presencial xerocada sobre multiplicação, desenho e pintura;

-Quinto Dia: Atividade não presencial sobre o dia da consciência negra, contação de história através do link – https://youtu.be/qcpPOuJLJhA, sobre o tema em estudo, atividade não presencial através de xeros sobre multiplicação, desenho e pintura;

-Sexto Dia: Atividade não presencial através de xerox sobre ordem alfabética e resolução de problemas envolvendo multiplicação, atividade com participação dos pais na brincadeira O coelho na toca.

*AVALIAÇÃO: Esta é realizada de forma continuada já em observação da produção escrita e oral dos alunos do 1º Ano A, com utilização de recursos e das mídias digitais.

Você já deve saber que toda quinta-feira eu faço uma aula ao vivo sobre um tema da História da Arte, que fica disponível gratuitamente por 24h.  A assinatura Temas da Arte é a forma que eu encontrei de reunir todas as lives que fiz esse ano (já são 42 e toda semana entra uma nova), para que os assinantes possam assistir na hora que quiserem.

Hoje estou escrevendo para lembrar que ela vai aumentar na segunda-feira! Até amanhã, domingo, 29 de novembro, você ainda pode assinar por R$29 por mês. Mas a partir de segunda, os novos assinantes pagarão R$49,00 por mês. O pagamento mensal pode ser feito com boleto ou cartão de crédito e a assinatura pode ser cancelada a qualquer momento. Para ver todas as informações, incluindo os temas das aulas que já estão disponíveis, clique no link abaixo. Nessa mesma página, você pode fazer a sua assinatura.

Fontes:

GUIMARÃES, Mauro. A formação de educadores ambientais. Campinas, SP: Papirus (Coleção Papirus Educação) 2004, 171 p.

LAYRARGUES, Philippe Pomier. Educação Ambiental com compromisso social: o desafio da superação das desigualdades. In: Repensar a Educação Ambiental: um olhar crítico. São Paulo: Cortez, 2009.

LOUREIRO, Carlos Frederico. Trajetórias e Fundamentos da Educação Ambiental. São Paulo: Cortez, 2004.

MINAYO, Marília Cecília de Souza. O desafio do conhecimento: Pesquisa Qualitativa em Saúde. (12ª edição). São Paulo: Hucitec-Abrasco, 2010.

PEREIRA, Vilmar Alves. Ecologia Cosmocena: a redefinição do espaço humano no cosmos. 1 ed. Juiz de Fora, MG: GARCIA Edizioni, 2016.

PILON, André Francisco. A Ocupação Existencial do Mundo: uma Proposta Ecossistêmica. Capítulo 13. IN: Educação ambiental e sustentabilidade/editores Arlindo Philippi Jr, Maria Cecília Focesi Pelicioni. -- 2. ed rev. e atual. -- Barueri, SP: Manole, 2014. -- (Coleção ambiental, v.14).

SAUVÉ, Lucie. Uma cartografia das correntes em Educação Ambiental. In: SATO, Michele; CARVALHO, Isabel (orgs.). Educação Ambiental: pesquisa e desafios. Porto Alegre: Artmed, 2005, p. 18 - 44.

https://andredorigo.com.br/temasdaarte