REFLEXÃO NA MISSA DE 26 DE SETEMBRO DE 2004 

PROF. Ms. Ciro J. Toaldo

Estimados irmãos na fé em Jesus Cristo - celebramos hoje o 26º Domingo do Tempo Comum: ** Na liturgia deste domingo, no DIA DA BÍBLIA, somos convidados  a fazermos uma reflexão sobre qual o papel que a Palavra de Deus ocupa em nossas vidas – também somos chamados a pensar a respeito de nossa relação com os bens que temos nesse mundo – somos convidados a ver que os bens materiais que temos, não podem ser algo que nos pertence de forma exclusiva, mas devem ser como dons que Deus colocou nas nossas mãos, para que os administremos e partilhemos, com gratuidade e amor.

Na primeira leitura, o Profeta Amós nos deixa uma mensagem que exige de cada um de nós comprometimento, pois precisamos pensar como nos comportamos em relação aos desejos de consumo, muitas vezes nos arrastamos na vida por desejarmos apenas ter coisas, as vezes compramos aquilo que é supérfluo (que não precisamos)  e impomos até mesmo sacrifícios à nossa família para pagar as nossas manias de grandeza que temos. Será que as vezes não gastamos, de forma descontrolada o nosso dinheiro, para pagar os nossos pequenos vícios, sem pensar nas necessidades daqueles que dependem de nós?

Na segunda leitura do Apóstolo Paulo a Timotéio – Nos é traçado o perfil do “homem de Deus” (das pessoas boas de nosso mundo): que amam  seus irmãos, que são pacientes, que são calmos, que são justos, que promovem a paz, que transmitem a bondade e que acreditam na proposta  de Jesus Cristo. Essas pessoas acabam  não vivem para si, mas vivem  partilhando com sua comunidade e com seu trabalho os seus bens e os seus dons; vivem semeando a paz, a unidade, a fraternidade e buscam a boa convivência entre os que o rodeiam. Será que somos realmente pessoas de Deus na cidade em que vivemos?

Como cristão não podemos nos conformar com os CONTRASTES da sociedade em que vivemos – Precisamos fazer algo para melhorar o mundo e a cidade em que vivemos – precisamos ter  a coragem para reivindicar, como os profetas, a necessidade de vivermos num mundo mais parecido com o Projeto de Deus – onde todos se sintam bem e amados.

Não podemos nos esquecer que o Senhor ama aquele que é justo – ele ampara o órfão e a viúva, mas confunde o caminho dos maus.... (bem nos disse o Salmo 145)

No Evangelho vemos Lucas que narra uma parábola contada por Jesus que relata uma história que anuncia que o Projeto de Deus passa por um “Reino” de Fraternidade, de Amor e de Partilha. Quem recusa esse Projeto e escolhe viver fechado no seu egoísmo  pensando só em si e nas suas riquezas, não pode fazer parte desse Mundo Novo de fraternidade que Deus quer propor aos homens.  Jesus nos deixa claro que: “Quando o homem não acolheu no seu coração a Palavra de Deus e não busca viver dignamente não aprenderá a viver uma vida digna. Só a Palavra de Deus pode fazer com que o homem corrija as opções erradas de sua vida, saia do seu egoísmo, aprenda a amar e a partilhar e a viver com dignidade”.

***Estimados irmãos, como seres humanos que acreditam que a vida não termina neste mundo e que, neste mundo precisamos  lutar pela construção desse Reino de Fraternidade proposto por Cristo, devemos nos lembrar e rezar por aqueles que foram, com suas vidas – o testemunho de que Deus realmente existe entre nós -  é por isso que hoje estamos celebrando essa santa missa, toda especial, na memória de nosso inesquecível Prefeito “Euclides Antônio Fabris” – pois, até as  12 horas do dia 24 de agosto de 2004 – portanto até 32 dias atrás, seu Euclides era o Prefeito de nossa querida Naviraí – e quantos exemplos que seu Euclides nos deixou – pelas leituras que acabamos de ler e pelas mensagens que relatamos, a liturgia de hoje – a começar pela primeira leitura – do Profeta Amós – demonstra que nosso saudoso Prefeito Euclides Fabris,  foi um exemplo para nós – a simplicidade, a humildade - o saber gastar o dinheiro (seja o da vida particular  ou pública) – seu Euclides nos deixa um grande exemplo de honestidade, transparência e, sua própria vida = um homem simples que veio do nada, mas que acreditou no trabalho e na sua competência e assim, cresceu muito na vida, tanto material como comunitária.

Mas, também, nosso inesquecível Prefeito Euclides Fabris, como nos mostra a Segunda Leitura de São Paulo a Timóteo –  foi um  “homem de Deus” foi uma pessoa boa que viveu entre nós – essa demonstração de quem foi  Euclides Fabris - o povo naviraiense reconheceu e demonstrou, desde o momento que o seu corpo chegou em Naviraí, na madrugada do dia 25 de agosto, quando uma multidão o acompanhou nas ruas, na câmara de vereadores, no salão paroquial e até o a sua última caminhada até o cemitério municipal -  dificilmente, apesar de ser momento de profunda tristeza - mas jamais esqueceremos este dia – isto não saíra de nossa memória – Seu Euclides nos deixa uma grande verdade que esta fundamentada na liturgia de hoje: Quem busca viver o bem, que ama seus irmãos, quem é paciente, quem sabe respeitar os outros, independentemente da cor partidária, quem é justo e quem transmite bondade – mostra a todos que Deus existe e que podemos acreditar na posposta  de Jesus Cristo – nosso saudoso Prefeito Euclides Fabris, que na celebração de hoje rezamos por trinta dias de sua partida para a morada do Pai Eterno – deve ser este exemplo a ser seguido, pois foi um ser humano que viveu semeando a paz, a unidade, a fraternidade e que buscou a boa convivência entre os que os rodeiam... E não foi isto que no final do Evangelho de hoje escutamos? “Quando o homem acolhe e guarda em seu coração a Palavra de Deus e busca viver dignamente ele aprende e com seu exemplo de vida vai ensinado os outros que a vida não termina neste mundo.

Feliz é a família de Dona Iolanda que pode ter em seu meio uma pessoa como seu Euclides. Felizes seremos nós se acreditarmos também em Cristo e em seus ensinamentos.

Somos seres humanos com falhas, com defeitos, mas não podemos nos esquecer que como homens - temos que nos revestir da Palavra de Deus (hoje dia da Bíblia) para que possamos corrigir as opções erradas de nossa vida, para sairmos do nosso egoísmo e aprendamos, como nosso saudoso e inesquecível Prefeito Euclides Fabris, a viver com amor, sem ódio, sem rancor – e buscarmos a paz e a conciliação só assim, poderemos continuar implantando em nosso meio o Reino de Deus. ***************Assim Seja.