Em toda parte da Terra, as diferentes nações de diferentes culturas e religiões comemoram, em diferentes datas, baseada em diferentes calendários, com diferentes costumes, a entrada do ano novo

Em grande parte do ocidente este evento é relacionado com o advento de nascimento de Cristo e o inicio da era cristã, do qual se passaram 2010 anos. Os judeus festejam o seu ano novo no dia 29 de setembro. O calendário judaico com 5771 anos de vida tem como inicio a criação do mundo , e o ano novo celebra este evento.  A grande parte do povo de Oriente Médio usa o calendário Islâmico que marca 1431 anos decorridos da viagem de Mohammad de Meca para Medina ? Hégira, ocorrido em 622 d.C. Este calendário têm características completamente diferentes ? é formado por doze ciclos lunares e, por isso, o primeiro dia do ano novo não é fixo em relação a outros calendários e seus 12 meses formam apenas 354 dias.

 Na Ásia os chineses também usam um calendário lunar que data 4709 anos. De acordo com este, o início do Ano Novo, que é uma data móvel, ocorre na primeira lua nova que se segue ao último signo zodiacal do inverno (Capricórnio), caindo, portanto, entre os dias 20 de janeiro e 18 de fevereiro, durante o signo do Aquário. No calendário chinês, cada ano é dedicado a um dos 12 animais que responderam ao apelo de Buda.  Na índia, o calendário hindu que tem 5115 anos de tradição é respeitado e tem ligação com o surgimento de conhecimento das Vedas. Mesmo assim, na Índia, quase todo mês tem festa de ano novo, devido a seu vasto panteão de denominações com seus 30 calendários diferentes. Ainda há muitos outros sistemas de calendário usados em outros países.

O calendário solar, atualmente o mais usado, antes de ser vinculado aos eventos religiosos, se relaciona com a posição do planeta Terra no sistema solar. Desde as épocas antigas, o dia 21 de março era identificado como um dia muito especial do ponto de vista astronômico. Neste dia, num instante exato, a Terra na sua órbita passa pelo ponto do equinócio e, a partir daí começa a primavera no hemisfério norte e outono no hemisfério sul. Nesta data, o sol ilumina os dois hemisférios de forma igual e pelo mesmo ângulo. Os astrólogos definem este dia como início do horóscopo. O primeiro signo, Áries, começa em 21 de março.

Na Pérsia antiga, o dia 21 de março era conhecido como Naw-Rúz que significa Novo Dia . Durante milhares de anos era comemorado como o dia de fraternidade, júbilo e alegria, dia de grande festa. Os reis da antiga civilização persa destinavam este dia à audiência pública e recebiam o povo na sua corte, com maior consideração.

 O início do ano, na verdade, é um marco referencial que pode ser qualquer um dos 365 dias do ano. Com a aproximação das nações por meios de comunicação e crescentes intercâmbios culturais e econômicos entre todos os países e territórios, está se aproximando o tempo em que todos sentirão a necessidade de definição de uma data especial para comemoração da entrada do ano novo, de comum acordo com todos os povos. A escolha não poderá ser uma data religiosa devido às diversas crenças; deve ser, certamente, uma data com características especiais e aceita universalmente. Daí se destaca o dia 21 de março, o Naw-Rúz.

A comunidade Bahá'í desde já reconhece o valor e a grandeza desta data, e considera o dia 21 de março como a data oficial da entrada de ano novo. Bahá'u'lláh ? a Gloria de Deus, afirmou que este dia pertence a Deus, é o dia em que as bênçãos de Deus se abrangem a todos. Neste dia, da mesma forma que a Terra passa pelo equinócio e o equilíbrio de luz e calor faz com que a natureza física se renove, igualmente, uma vida nova, oriunda do horizonte da Mercê Divina se insufla em cada ser humano.

Feliz Naw-Rúz, que "Deus lhe ordene nesse dia todo o bem".

Felora Daliri Sherafat

21, Março,2010