¹PRÁTICAS DA LUDICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL NO “MAIS EDUCAÇÃO”

 

 

RESUMO

Partindo do principio de que o brincar faz parte da natureza humana e em especial na infância, ao coletarmos os dados observamos que a ludicidade está presente no projeto “Mais Educação”, e que de uma brincadeira que para muitos não passa de um mero passatempo, tem alcançado grandes objetivos, auxiliando os alunos no processo de ensino-aprendizagem. Alunos esses que tem dificuldade de aprendizagem e necessitam de um ancora que forneça subsídios eficientes na construção do saber, ou seja, a pratica do lúdico está cada vez mais inserido na educação do século XXI.

 

Palavras-chaves: lúdico, ensino, aprendizagem, construção.

 

 

 

 

 

 

 

 

PRÁTICAS DA LUDICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL

 

 

 

INTRODUÇÃO

Ao longo da história da humanidade, durante as fases da nossa vida, estamos sempre descobrindo coisas novas aprendendo algo novo, aprendemos não só pelo contato com os nossos semelhantes, mas também com o lúdico, com as brincadeiras educativas que nos da outra visão de aprendizagem.

Nós seres humanos nascemos para aprender, descobrir e ampliar os nossos conhecimentos, aprendemos com as coisas simples do nosso cotidiano, mas também adquirimos conhecimento com coisas mais complexas que nos cercam. E é com isso que conseguimos garantir a nossa sobrevivência e a interação na sociedade, não como um ser humano qualquer, mas sim como um ser criativo, participativo e crítico também.

Para que se possa garantir a sobrevivência com outros seres é necessário que haja uma interação e quando isso ocorre, interagimos com nossa comunidade e a essa troca de saber, ou seja, troca de conhecimentos damos o nome de educação, e esta não existe por si só; é a ação conjunta entre os seres que se interligam, cooperando mutuamente o mesmo saber.

Num mundo informatizado e evoluído, é necessária a utilização do lúdico, das brincadeiras e dos jogos no processo pedagógico, pois a maioria dos conteúdos que temos que ensinar aos educados pode ser ensinado por meio de jogos e brincadeiras lúdicas. Este Projeto de Pesquisa do Trabalho de conclusão do curso procura demonstrar a importância do lúdico no desenvolvimento da educação infantil e também deseja possibilitar mais vida, prazer e resultados favoráveis no processo ensino aprendizagem. Esse processo é algo grandioso, pois estimula o a vida social e, por conseguinte o desenvolvimento construtivo das crianças.

 A proposta deste trabalho acadêmico é oferecer subsídios as Praticas de Ludicidade na Educação Infantil como processo educativo, pois o lúdico é uma das ferramentas pedagógica mais significativa, que quando bem elaborado culmina em uma educação de qualidade, com essas atividades conseguimos levar o conteúdo até as mãos do educando, pois o saber se torna palpável e assim diminuíamos a distância que á entre a teoria e a pratica.

A criança quando envolvida no universo do lúdico ela transforma-se, pois consegue sentir-se parte integrante do mundo do saber, deslumbrando-se com as atividades realizadas e conseguindo na maioria das vezes obtermos que, as atividades não são tão complexas quanto elas imaginam, o conteúdo teórico às vezes é difícil das crianças entenderem, pois não estão habituadas com isso, no entanto, quando adaptamos as atividades ao lúdico elas se tornam prazerosas e estimulam os educando a querer mais. Mesmo com tantos pontos positivos o lúdico encontra alguns acadêmicos que não adere a essa metodologia, muitos não o veem como um aliado, pois não possuem o domínio metodológico especifico do lúdico. Para trabalhar com a ludicidade é preciso haver um equilíbrio entre o “brincar” e o “aprender brincando”, é necessário que os educadores não tenham receio de usar o lúdico e sim que os tenham como o seu aliado forte na educação das crianças, desejamos que o lúdico na Educação Infantil possa criar oportunidades ao educador e também a compreensão da importância das atividades na Educação Infantil. É primordial que as crianças aprendam com alegria, com vontade de querer mais (Sneyders 1996, pag. 36) “Educar é ir em direção à alegria”.  Quando eles gostam do que fazem, provavelmente fará com muito mais vigor, o filosofo Platão que viveu entre 427-347 A.C, já dizia quando os educadores levassem em conta a importância de “aprender brincado”, o aprender aconteceria com muito mais intensidade. Naquela época essa ideia era algo difícil de ser aceita, pois ia contra o sistema vigente, hoje em dia o tema da ludicidade é algo concreto presente cada vez mais no meio acadêmico, podemos ver um grande avanço com a entrada do lúdico no ambiente educacional, acreditamos que a ludicidade tenha contribuído para este avanço.

Com o avanço da tecnologia não podemos mais ensinar da mesma maneira em que os nossos pais foram ensinados, as crianças de hoje são muito mais exigentes em relação ao conteúdo, pois as informações chegam a eles em todo momento, uma vez que as novidades estão a um clique dos alunos, e como futuros educadores não podemos nos excluir deste ambiente tecnológico, visto que, brincar e aprender faz parte do mundo dos alunos. As atividades lúdicas fazem parte do desenvolvimento cognitivo das crianças, essas atividades permite a interação entre os indivíduos, à infância é a idade perfeita para brincar, é por meio dessas brincadeiras que as crianças se satisfazem, colocando seus desejos e necessidades mais particulares, sendo eles individuais ou coletivos, é dessa maneira que eles inserem na realidade, é brincando que eles expressam a sua pureza e inocência, é divertindo que eles destroem e reconstroem o mundo, é a maneira pelo qual eles refletem e vivenciam o dia a dia. É proeminente ressaltar que a educação lúdica está longe da ideia de passatempo, apenas uma brincadeira ou diversão insignificante.

 [...] A educação lúdica é uma ação inerente na criança e aparece sempre com uma forma transacional em direção a algum conhecimento, que se redefine na elaboração constante do pensamento individual em permutações constantes com o pensamento coletivo. [...] (Almeida, 1995, p.11)

 Por isso é que destacamos o lúdico, como sendo uma das maneiras mais eficazes de envolver os alunos nas atividades escolares, pois a brincadeira liga-os ao mundo que os cerca.

 

DELIMITAÇÃO DO TEMA

Este trabalho foi realizado em uma escola municipal ressaltado as dificuldades pedagógicas existente nessa escola, que por sua vez possui um projeto do governo Federal o projeto “Mais Educação”, que visa oferecer aos alunos uma aula diferencial intergral, baseando-se no lúdico como uma dessas ferramentas. Esse projete procura atender alunos que estão em situação de vulnerabilidade, riscos, estudantes em defasagem de serie/idade, alunos que possuem dificuldade de aprendizagem, entre outros..., a educação que esse programa deseja evidenciar é uma educação que buscar ir além do processo escolarização formal, é tentar construir uma educação que pressupõe uma relação da aprendizagem para a vida.

Neste projeto há o lúdico, as dinâmicas e os jogos como principal elemento no processo de ensino aprendizagem, os alunos são levados a um ambiente diferenciado e preparado, saindo da sala de aula comum, e é nesse ambiente que os exercícios dão espaço para as atividades recreativas, podemos perceber que através destas atividades os educando sentem prazer em realizá-las, mesmo as mais desafiadoras permitindo que de maneira lúdica encontrem as respostas. Como o lúdico é uma dessas ferramentas utilizadas pelo projeto às crianças aprendem brincando, e brincando elas começam a compreender o universo das letras e dos números, das cores, visto que, com a ludicidade a criança aprende com prazer, é algo concreto e significativo, com essas atividades as crianças são estimuladas a pensar, a pesquisar a inserir-se na comunidade como um todo, elas participam de maneira integral, pelo simples fato estar fazendo aquilo que gosta.

 

 

DEFINIÇÃO DO PROBLEMA

 

  • Qual a importância do lúdico na formação intergral do aluno?
  • Lúdico uma questão de comportamento ou uma conveniência?
  • Qual a influência do lúdico no processo de ensino aprendizagem?
  • Como promover um equilíbrio entre o brincar e o ensinar?

 

 

JUSTIFICATIVA

A ludicidade é um mecanismo utilizado em vários campos do processo de ensino aprendizagem, pois contribui para a construção do conhecimento na educação infantil, esse trabalho tem a intenção de investigar como as atividades lúdicas contribuem para esse desenvolvimento cognitivo.

O lúdico constitui-se em um recurso pedagógico eficaz, que envolve o aluno nas atividades proposta, é através deles que as crianças desenvolvem suas habilidades, para que o lúdico tenha um caráter pedagógico e que contribua para conhecimento é primordial que o educador estabeleça e direcione todas essas atividades com um objetivo, para que assim as brincadeiras tenham um caráter pedagógico e não sejam apenas brincadeiras, os objetivos devem ser a interação a promoção social e o desenvolvimento de habilidades intelectivas dos educados.

OBJETIVOS DA PESQUISA

Objetivo geral:

Nossa pesquisa tem por objetivo explorar as concepções pedagógicas dos educadores sobre a função das praticas lúdicas na educação infantil e como isso colabora para o desenvolvimento integral das crianças.

Objetivos específicos:

 ● Analisar como as atividades lúdicas podem ser envolventes;

● Orientar o educador, quanto à magnitude das atividades lúdicas para o desenvolvimento cognitivo do educando.

● Indicar alternativas de trabalho.

 

 

QUESTÕES NORTEADORAS

 As atividades lúdicas exercem um papel alicerçador no aprendizado das crianças da Escola Municipal?

Por meio das atividades executadas em sala de aulas, é possível perceber situação de aprendizagem nas crianças desta escola?

Qual a relevância do lúdico em especial para as crianças do programa “Mais Educação”?

                                                 REVISÃO DE LITERATURA

 

Entendemos que para termos argumentos eficientes é preciso termos embasamento teórico e metodológico práticos, e somente conseguimos esse embasamento quando somos auxiliados por autores renomados, esse autores nos ajudaram a entender o lúdico na educação infantil, nosso artigo tem fundamentação básica com os autores renomados como Negrine (1994), Santos (1996), Marcelino (1990), Huzinga (1990), Sneyders (1996), a principio queremos destacar Vygostsky, que foi um dos pioneiros que contribuiu muito com suas pesquisas sobre o desenvolvimento intelectual das crianças que ocorrem em função das interações sociais, sabemos que a teoria do desenvolvimento cognitivo que deriva da relação entre a criança e as pessoas que a cercam esse é um processo que ocorre ao longo da vida das crianças e o lúdico esta presente nesse processo.  Segundo Vygotsky (1989), brincar propicia desenvolvimento de aspectos específicos de personalidade, a saber: afetividade, motricidade, inteligência, sociabilidade e a criatividade, todas essas personalidades são desenvolvidas através das brincadeiras e dos jogos, além desses aspectos citados os brinquedos estimulam as capacidades sensório motor, a percepção as condutas e o comportamento social, hoje em dia o papel de brincar e importante, pois favorece a construção dos valores na formação do individuo, pois quando se brinca estão aprendendo de maneira prazerosa. De acordo com Vygostsky (1984, p.97).

“A brincadeira cria para as crianças uma “zona de desenvolvimento proximal” que não é outra coisa senão a distancia entre o nível atual de desenvolvimento, determinado pela capacidade de resolver independentemente um problema, e o nível atual de desenvolvimento potencial, determinado através da resolução de um problema sob a orientação de um adulto ou com a colaboração de um companheiro mais capaz”.

É por meio das atividades lúdicas que as crianças reproduzem muitas situações vividas em seu dia a dia, e pela imaginação e o faz- de- conta elas são reelaboradas, isso acontece por meio das combinações vivenciadas entre experiências passadas e as novas possibilidade de reprodução do mundo real, por meio da brincadeira a criança reproduz o discurso externo e o incorpora construindo o seu próprio pensamento. O brincar privilegia a imaginação dos pequenos e com isso eles viajam em seu mundo sem sair do lugar, brincando eles alcançam voos mais longes, interage um com o outro, aprende a dividir a conviver em grupo, eles aprende algo essencial para o mundo atualizado que é saber dividir.

 “O brincar é uma das formas privilegiadas de as crianças se expressarem, se relacionarem, descobrirem, explorarem, conhecerem e darem significado ao mundo, bem como de construírem sua própria subjetividade, constituindo-se como sujeitos humanos em determinada cultura. É, portanto, uma das linguagens da criança e, como as demais, aprendida social e culturalmente.” (FARIA E SALLES, 2007, p. 70).

 

Como podemos perceber os temas que se referem à educação é algo bastante importante, muito já foi escrito e com certeza continuaram a escrever sobre isso, a cada dia que passa ela tem mudado cada vez com mais frequência e com mais rapidez, por ser um tema atual e que traz muitos desafios aos que nela dedicam-se precisamos pensar na educação em sua totalidade, tendo em base a formação do ser humano em suas relações vividas, como a escola é esse meio que propicia essa interação entre o saber, é necessário que a escola forme homens com discernimento, que evoluam e que procurem um conhecimento igualitário para todos não só na teoria, mas principalmente na pratica. Não podemos deixar de relatar neste projeto o papel do lúdico em relação com os alunos que possuem algumas dificuldades de aprendizagem, pois auxilia, explora e contribui para o desenvolvimento intelecto das crianças.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 METODOLOGIA

 

Umas das metodologias utilizadas para a elaboração deste projeto foi à bibliográfica, pois nos permitiu investigar exaustivamente a questão do tema proposto, utilizamos também o estudo de caso e aplicamos a abordagem da pesquisa qualitativa.

 

 

REFERÊNCIA

 

ALMEIDA, Paulo Nunes de. Educação Lúdica: técnica e jogos pedagógicos. São Paulo: Loyola, 1995.

FARIA, Vitória & SALLES, Fátima. Currículo na Educação Infantil. Diálogo com os demais elementos da Proposta Pedagógica. (Percursos). São Paulo: Editora Scipione, 2007.

HUIZINGA, Johan. Homo ludens. São Paulo: Perspectiva, 1990.

MARCELINO, Nelson Carvalho. Pedagogia da animação. São Paulo: Papirus, 1990.

NEGRINE, Airton. Aprendizagem e desenvolvimento infantil. Porto Alegre: Propil, 1994.

SANTOS, Santa Marli Pires dos. Brinquedo e infância: um guia para pais e educadores. Rio de Janeiro: Vozes, 1999.

SNEYDERS, Georges. Alunos felizes. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

VIGOTSKY, L. S. A formação da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1984.

VIGOTSKY, L. S. 1986-1954. V741L. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem / L. S.; Vigotski, L., Romanovich, A. L., Leontiev A. N; Tradução Villa-Lobos, M. P. São Paulo: Ícone, 2001.

.