PARÓQUIA NOSSA SENHORA DE FÁTIMA

CELEBRAÇÃO DO 19º DOMINGO DO TEMPO COMUM – ANO A – 07/08/2005 - DIA DO PADRE – PROF. MSc. CIRO JOSÉ TOALDO 

 

Estimados irmãos aqui presentes, telespectadores. da TV Mais e ouvintes da Rádio Cultura de Naviraí - Bom dia

O mês de agosto, em todo o Brasil, é considerado como o mês vocacional. No mês vocacional, a Igreja convoca todos os católicos para rezar e refletir sobre as diversas vocações. Nessa primeira semana de agosto, lembramos da vocação do Padre. Hoje, nossa Paróquia, de modo muito especial, é grata, a Deus por ter chamado à vida sacerdotal, os nossos padres, nossos amigos: Padre João e o Padre Jair, pois eles deram e, continuam dando, a fiel  resposta amorosa ao chamado que um dia Deus pediu em suas vidas. 

O motivo desse Domingo ser dedicado à vocação sacerdotal deve-se à proximidade da festa litúrgica de 4 de agosto, quando se celebra São João Maria Vianey, que vivenciou profundamente o amor  a Jesus. São João Maria Vianey, filho de uma família de camponeses do interior da França, ao entrar no seminário, apesar de ser considerado um modelo de piedade, teve dificuldade em acompanhar os estudos de filosofia e teologia, mas mesmo assim recebeu a ordenação sacerdotal e se tornou um dos maiores confessores da Igreja, tornando-se Padroeiro dos Párocos.

            Outra fator da vocação sacerdotal encontra-se no Evangelho. Trata-se da configuração a Jesus em dois aspectos importantes. O primeiro é de Cristo que depois de sua atividade pastoral procura o silêncio da montanha para rezar sozinho. O padre também busca viver sua intimidade com Cristo através de seus diários encontros, na oração com Deus Pai.

O segundo aspecto da configuração a Cristo é olhando para Jesus  que vai ao encontro dos discípulos que remavam contra as dificuldades do lago. É o padre que vai ao encontro de quem lhe foi confiado pela Igreja, especialmente daqueles que passam por sérias dificuldades, tanto pessoais como de exclusão social. É o padre que vai ao povo e, a exemplo de Jesus, entra na barca para viver com o povo a mesma aventura de remar contra as tempestades enfrentadas no lago da vida.

            Neste primeiro Domingo de agosto, quando lembramos a vocação do padre, devemos lembrar que quando procuramos nossos padres, procuramos o próprio Jesus. No sacerdote vemos Jesus e, pelo padre chegamos a Jesus. Os sacerdotes têm esta função de ser ponte para levar todos até Jesus Cristo.

Por isso, o Padre, é o homem da Palavra de Deus, da Eucaristia, do perdão e da bênção. O Padre é o animador da caridade cristã, o profeta da justiça, o educador da fé, o despertador e formador dos cristãos conscientes da sua militância.

O Padre daquele que  todos esperam uma palavra de consolo, de  fé, de amor e   esperança em meio aos acontecimentos  do dia a dia. Assim, como Cristo  afirmou de si mesmo que era Caminho, Verdade e Vida, o padre incorpora  essa missão ao seu sacerdócio.

É por isso que podemos dizer que o  Padre João e o Padre Jair  são para nossa  comunidade Nossa Senhora de Fátima, como  que o pai, o "irmão" com quem   podemos confiar e a quem podemos recorrer sempre que necessário, principalmente nos momentos de angústia, de dor, ou apenas para pedir um conselho ou, então, simplesmente para conversar.

Padre João e Padre Jair, vocês são aqueles que não nos deixam esquecer os valores morais, como anunciantes da mensagem de Cristo, sempre nos lembram  que acima do dinheiro, dos bens materiais e da posição social, não se pode deixar de enfocar o lado humano das pessoas, que se deve praticar a caridade, ajudar uns aos outros, ter perspectiva na vida e dar valor ao que realmente tem valor.

Nossos padres, João e Jair, são seres humanos, de carne e osso, com sentimentos, emoções, como seres humanos, também empenham-se em buscar a FELICIDADE  e  o EQUILIBRIO. Como seres humanos não precisam obrigatoriamente ser MODELOS de perfeição, mas são, sim, nossos PROFESSORES que nos mostram, a cada dia, uma mensagem de amor, fé e esperança para nós, seus paroquianos.

Nossos Padres sãos homens de oração; que tem confiança em Deus, que possuem espírito de comunhão com a Igreja Local e Universal; que desprendem-se de si e dos bens materiais; que estão abertos aos sinais dos tempos para melhor servir essa comunidade de Nossa Senhora de Fátima.

Mesmo sendo humanos, nossos padres aspiram à santidade e, com coragem de viver  o amor a Deus, eles podem dizer: "Não sou mais eu que vivo, mas é Cristo que vive em mim."

Dom Redovino Rizzardo, nosso Bispo diocesano, ao escrever a respeito do dia do Padre,  salienta que o Padre que Deus quer é aquele que sempre esta ao lado do povo – sobretudo com o coração; conhece e faz suas as dores e lutas dos irmãos; trabalha e se sacrifica sem esperar recompensas  humanas; não foge das dificuldades. O padre, afirma Dom Redovino, dá o que tem de mais caro e importante: A SUA VIDA.

A Comunidade Nossa de Fátima, prepara-se nesse mês de agosto para entregar mais uma vida sacerdotal a Messe do Senhor, teremos mais uma ordenação sacerdotal, do Padre Enio, o segundo Padre naviraiense, o primeiro foi o Padre Arnaldo.Que Deus e Nossa Senhora ajudem a comover o coração de nossos jovens para a vocação sacerdotal e, que nós possamos orar, assim como o fez o nosso saudoso Papa João Paulo II:

Senhor da messe / Vinde ao nosso encontro e concedei à vossa Igreja sacerdotes que tenham um coração igual ao vosso.

Abençoai os sacerdotes do mundo inteiro / Especialmente os padres de nossa comunidade.

Pelo trabalho, dedicação e pela importância do significado do padre para nossa comunidade, somos gratos à Deus, pelas jóias raras que temos entre nós, o Padre Jair e o Padre João – especialmente o Padre Jair que dirige essa celebração eucarística – nos faltam, Padre Jair, palavras para agradecer essa sua partilha de vida, através de vossa  vocação, aqui em nossa comunidade, que Deus e Nossa Senhora o perseverem sempre firme em vosso chamado e, queremos lhe dizer que estamos muito felizes por tê-lo em nosso meio, bem como por termos também em nosso meio o Padre João – queremos lhe oferecer, em nome de toda a comunidade, em nome do Conselho Paroquial Pastoral (CPP) e em nome dos Conselhos Comunitários de Pastoral (CCPs) essas singelas flores que a família do senhor ________________________________ lhe entregará em nome de toda a nossa comunidade.