17º PLANO DE AULA – 1º Ano A – Ensino com atividades remotas

            E.M.E.I.E.F. André Pedro da Silva

            Professores: Maria Cilene Gomes Vieira, Fco. Hermes Batista Alencar

 Francisca dos Santos

            Componente Curricular: Multidisciplinar

Dias: Segunda-Feira a Sábado (31/08 a 05/09/2020)

            1º Ano A: 27 alunos Turno: Matutino

            1º Ano B: 21 alunos

OBJETIVOS: Estimular e reconhecer a criatividade das crianças e, a aprendizagem através do ensino remoto, com o apoio de seus pais ou responsáveis, respeitando os limites de cada aluno (a).

-Incentivar o estudo sobre a temática desenvolvida nessa semana, mostrando que o estudo está presente em seu cotidiano familiar e social.

-Reconhecer a importância da interação das famílias para realizar as atividades remotas.

 

CONTEÚDOS: 

-Textos: A Lagarta;

-A Lua;

-O Livro;

-Família silábica da consoante L;

-Meios de transporte;

-Dezenas e unidades;

-Brinquedos e brincadeiras;

PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS:

-Primeiro Momento: Aula explicativa, apresentação do texto A Lagarta, ilustração do texto e identificação de palavras dentro do texto, observação de gravuras representando os brinquedos e as brincadeiras vivenciada pelas crianças no dia a dia, atividade envolvendo dezenas e unidades.

-Segundo Momento: Aula explicativa, leitura e interpretação do texto A Lua, cruzadinha de palavra envolvendo a letra L, realização de atividade com meios de transportes, atividade sobre dezenas e unidades.

-Terceiro Momento: Aula explicativa, escrita de palavras identificando a família silábica da letra L, identificação de meios de transporte que fazem parte do cotidiano familiar, realização de atividade envolvendo as dezenas e unidades.

-Quarto Momento: apresentação e leitura do texto O Livro, interpretação oral e escrita, ditado recortado de palavras com L, realização de atividade com dezenas e unidades, construção de painel envolvendo brincadeiras e brinquedos utilizados no cotidiano familiar pelas crianças, desenho e pintura.

-Quinto Momento: Aula expositiva, releitura do texto O Livro, realização do Caça-palavras com letra L, separação de sílabas, resolução de problemas, exercício de fixação, desenho e pintura, recortes e colagens.

-Sexto Momento: Aula explicativa, formação de palavras com letra L, recortes e colagens de gravuras representando os meios de transportes, escrita dos nomes, atividade oral.

*AVALIAÇÃO: Esta é realizada de forma continuada já em observação da produção escrita e oral dos alunos do 1º Ano A, com utilização de recursos e das mídias digitais.

            O Brasil no século 19 poderia ser roteiro de uma série de época com ingredientes típicos de ficção. Cenas de aventura nos mares e na terra, ameaças de invasão e violência, medo, fuga, tiros, pedras, disputas pelo poder, relações de família, personagens controversos, cenas à beira do rio, homens em cavalaria, enlaces entre povos, novos ajustes e um grito de vida ou morte para chamar outras temporadas.

 

Referências:

https://pernambucoempauta.com/2020/09/07/07-de-setembro-redescubra-a-historia-da-independencia-do-brasil/