Entupimento Pia Cozinha

Um dos problemas mais incômodos que podemos ter em nossa cozinha é o entupimento da pia, causa sujeira, bagunça e atrapalha muito na hora de lavar louças, existem entupimentos onde a água só demora para descer, são casos mais simples e normalmente um desentupidor resolve, porém há casos onde é necessário outros métodos para o desentupimento da pia, confira:

Dicas de Como Resolver Entupimento de Pia

Quem nunca teve problemas com a pia entupida? é um problema comum e muitas pessoas acabam tendo dificuldades para desentupir a pia, confira essas dicas importantes para saber lhe-dar com esse problema no dia a dia.

Existem diversos métodos para desentupir a sua pia, as vezes só o desentupidor não basta e você deve recorrer á outras estratégias para desentupir rápido, a mais simples é com sabão em pó e também funciona com detergente líquido, confira:

Desentupindo Pia com Detergente

Esse método é melhor quando a pia está entupida por conta do excesso de gordura. você precisa:

  • 5 Litros de Água
  • 1/3 de xícara de detergente ou
  • 1/3 de xícara de sabão em pó

Após isso, ferva os ingredientes, e vá jogando aos poucos no ralo, dessa forma ele irá desentupir.

Bicarbonato de Sódio e Vinagre

Também é muito simples e prático, a mistura do bicarbonato e vinagre ajuda a desentupir o encanamento, essa mistura é responsável por uma forte efervescência que ajuda a descolar dejetos e gorduras que estão obstruindo o cano, para fazer a mistura você irá precisar de:

  • Despeje 2 colheres de bicarbonato no cano entupido
  • Despeje uma boa quantidade de vinagre

Quando começar a efervescer, tampe com um pano quente por 30 minutos, depois disso despeje água fervendo para ajudar na limpeza.

Desentupir Pia com Coca-Cola

Esse é um dos métodos mais antigos, você deve ter paciência pois não importa se são 2 litros de Coca-Cola ou uma lata de 350 ml, o processo é lento, você deverá despejar apenas o refrigerante aos poucos no ralo, o gás da coca derrete e vai removendo a gordura aos poucos do encanamento até que desentope totalmente.

Usando Soda Cáustica para Desentupir a Pia

Esse é o mais arriscado e perigoso de todos, você não deve faze-lo sem os equipamentos de segurança adequados, evite até o fim recorrer á esse método, apesar de ser muito perigoso é também, muito eficiente, você precisará de:

  • Soda cáustica
  • 5 Litros de água

Dissolva a soda na água e vá despejando lentamente no ralo, aos poucos ele irá desentupindo, lembrando que esse produto é tóxico, não deixe perto de crianças nem entre em contato.

Nos mercados e lojas de limpeza existem produtos á base de soda cáustica, caso tenha dúvidas sobre o manuseio busque orientação nesses locais.

O Manuseio incorreto de soda caustica pode ocasionar queimaduras nas mãos e nos olhos, é melhor entrar em contato com uma desentupidora do que correr riscos desnecessários.

Limpeza do Sifão

Sifão é aquela peça responsável por parar restos de alimentos e gorduras no cano, com o tempo e maus hábitos, a sujeira e restos de comida se acumula no local, causando um entupimento da pia.

Para fazer a limpeza, coloque um balde abaixo do cano, retire o sifão e faça a limpeza adequada com detergente e uma esponja.

Desentupindo com Arame

É Comum você já ter ouvido falar que basta um arame para desentupir a pia, em alguns casos é sim uma boa alternativa, você deve ter um arame não muito rígido, vá colocando e tirando na tubulação, gire e faça movimentos para que ele vá até na área que está entupida e ajude na obstrução.

Desentupindo com Mangueira

Semelhante ao arame, a mangueira pode ajudar no desentupimento, você deve ir enfiando pela tubulação até o máximo possível, feche a boca do encanamento com um pano e abra a água da mangueira, dessa forma irá criar uma pressão na tubulação e isso irá liberar os canos do entupimento.

Desentupidora

Caso nem um método tenha dado certo ou você não tenha tempo e paciência para resolver o problema, opte por uma desentupidora pia, através do método Hidrojateamento que é um dos mais eficientes que existe, além de desentupir a pia ele faz uma limpeza na tubulação completa.

Além desse método, também existe a máquina desentupidora, com ela você consegue resolver qualquer problema de entupimento, é uma solução rápida e prática.

Prevenção e Dicas

É muito importante também prevenir o entupimento da pia e não esperar o problema acontecer para só aí agir, o entupimento acontece por decorrência de hábitos ruins, corrigindo alguns detalhes você consegue evitar o problema:

  • Mantenha os Ralos Fechados
    • Desa forma a sujeira não é despejada nos canos, prevenindo o entupimento da pia
  • Evite despejar sujeiras na pia como resto de óleo, cinzas de cigarro, comida, antes de lavar a louça remova a quantidade maior de comida nos pratos, dessa forma você evita o entupimento.
  • Limpe o sifão e as caixas de gordura a cada 6 meses.

São pequenas dicas que fazem a diferença no dia a dia, dessa forma será quase impossível sua pia chegar a entupir, você pode fazer de uma a duas vezes na semana:

Ferva 2 litros de água e jogue no ralo da cozinha, isso ajuda a prevenir o entupimento, pois faz com que a gordura desgrude da tubulação, deixe que os canos esfriem naturalmente após esse processo, não jogue água.

Borra de Café

Você também precisa se atentar a detalhes com o pó de café, muita gente acaba despejando direto na pia, e com o tempo a borra do café contribui para o entupimento da pia, o resto do pó de café cola nas paredes dos canos e se junta a gordura, isso se torna uma mistura pegajosa que atrapalha o escoamento da água.

Espuma do Sabão

A Espuma do sabão vai se acumulando com outros detritos nos tubos, dessa forma atrapalham o escoamento da água e até podem ser a causa do entupimento, você deve aguardar escorrer a espuma da pia para o ralo, deixe a torneira ligada alguns segundos que esse problema estará solucionado.

Óleo de Cozinha

Muita gente acaba cometendo um erro muito grave que é despejar o óleo de cozinha diretamente no ralo, você sabia que um litro de óleo pode poluir 400 mil litros de água? é muito grave, as pessoas deveriam ser melhor orientadas sobre isso, além desse prejuízo no meio ambiente o óleo de cozinha contribui para o entupimento da pia e dificulta limpeza do esgoto nas estações de tratamento.

Se você não sabe onde descartar o óleo usado, coloque em uma garrafa PET e entregue ás coletas seletivas que tem em todas as cidades, também existem postos de coleta e alguns mercados que aceitam o óleo antigo em troca do novo, e lembre-se nunca jogue na pia, é um prejuízo inestimável para o meio ambiente.

Conclusão

É Muito importante estar atento aos detalhes, não jogar restos de comida, óleo de cozinha ou borra de café contribui e muito para que não haja o entupimento da pia, na maioria dos casos basta mudar alguns hábitos e esse problema não ocorrerá com frequência.

Caso o problema persista apesar dos métodos, contate uma desentupidora para resolver o problema, dessa forma você evita dor de cabeça e resolve o problema de forma rápida e prática.

Saiba Mais