Escolher as melhores praias de Fortaleza não é uma tarefa muito simples. Você já pode conferir aqui que a capital, assim como todo o estado, tem lugares especiais para as suas férias. Com paisagens rústicas ou mais estruturadas, com movimento mais agitado ou mais tranquilo, com opções para toda a família ou para aquele viajante solitário. De tudo um pouco o litoral cearense tem para apresentar.

E foi pensando em ajudá-lo a montar um roteiro perfeito, que criamos uma lista com as 11 melhores praias de Fortaleza. Neste post você encontrará informações sobre o destino, onde ficar, o que fazer e outros detalhes essenciais para as suas férias. Confira!

Região Urbana:

A cidade de Fortaleza é formada praticamente por quatro praias: Praia do Meireles, Praia de Iracema, Praia do Mucuripe e Praia do Futuro.

Praia de Iracema

A primeira praia que você encontrará é a Praia de Iracema. Cultural e histórica, aqui estão alguns dos prédios mais importantes da capital. É onde você pode parar para conhecer o Centro Cultural Dragão do Mar e a Biblioteca do Estado.

Foi a partir da Praia de Iracema que Fortaleza começou a crescer. Ainda é possível encontrar casas antigas, que são consideradas patrimônio cultural e histórico da cidade. O Estoril, o prédio mais antigo do bairro, também é mantido pela Prefeitura de Fortaleza e onde funciona um pequeno centro de cultura.

Na Praia de Iracema você também encontra o Bar Pirata, a Lupus Bier e muitos outros bares tradicionais. Para quem busca um lugar para ficar, hotéis também estão espalhados por toda a avenida da orla. Podemos destacar o Casa Blanca Hotel, o Ibis Fortaleza, o Maredomus e o Sonata de Iracema.

Como opção de lazer e banho, a região do aterro é a preferida entre turistas e moradores. O pôr do sol desse ponto é um dos mais bonitos da cidade. Aproveite um final de tarde por aqui e comprove.  

Praia do Meireles

No bairro do Meireles você encontra a praia de mesmo nome. Apesar de ser uma praia pouco popular para banho, pois parte do mar dessa região encontra-se poluído, a Praia do Meireles é ótima para passeios, principalmente no final das tardes da capital.

É aqui que você encontra a Feirinha da Avenida Beira Mar, o maior comércio de artesanato e produtos locais de Fortaleza. Alguns restaurantes muito populares também estão na Praia do Meireles, como o Coco Bambu Praia, o Geppos, o Boi Negro e o Beira Mar Grill. Nesse último, acontecem shows de humor diariamente, com rodízio de carne ou de massa.

A maioria dos hotéis também está nessa praia. Do mais simples até o mais requintado, há opções para as suas férias. Podemos destacar os mais tradicionais como o Hotel Beira Mar, Ceasar Park e Oasis Atlântico Fortaleza, entre outros.

Praia do Mucuripe

A próxima praia da orla é a do bairro Mucuripe. Aqui você encontra uma área mais tranquila, voltada para restaurantes e hotéis. É onde está o Ceasar Park Hotel e o Gran Marquise Hotel, dois dos mais renomeados da capital. Restaurantes como o Alfredo da Peixada fica também na Praia do Mucuripe, além de muitos prédios onde parte da elite cearense mora.

No final da Avenida Beira Mar, o Mercado dos Peixes é a atração da Praia do Mucuripe. Aqui você pode se divertir no final da tarde e pode se deliciar com um camarão no alho e óleo fresquinho. Vale a pena experimentar.

Praia do Futuro

A última praia urbana de Fortaleza é também a mais famosa de todas. É na Praia do Futuro. As barracas dessa parte da orla fortalezense são as que mais se destacam em toda a cidade. Completas, algumas oferecem até parque aquático para seus clientes. Entre aquelas que merecem destaque pela sua popularidade, estão a Vira Verão, a Crocobeach e a Chico do Caranguejo. Nessa última barraca, você encontra os mais saborosos caranguejos de toda a Fortaleza. A “Quinta do Caranguejo” partiu da iniciativa do Seu Chico, dono da barraca.

Litoral Leste

Quem vem para esse lado do litoral, verá que as Praias de Fortaleza são mais tranquilas, mesmo com um foco muito grande no turismo. Cada uma tem sua particularidade e vale a pena conhecer. Nós listamos aquelas que consideramos as mais bonitas e perfeitas para as suas férias em Fortaleza-CE: Porto das Dunas, Morro Branco, Canoa Quebrada e Águas Belas.

Praia de Porto das Dunas

A primeira da lista é também a primeira praia que você encontrará caso saia da capital. Porto das Dunas é uma das praias mais desérticas da região leste do estado e também uma com o estilo de vida mais caro. E aqui que você encontra o maior cartão-postal do estado, o Beach Park. É em Porto das Dunas que também estão as mansões de veraneio e alguns dos hotéis mais caros do Ceará.

Na praia você não encontrará muitas barracas. O que encanta em toda a Praia de Porto das Dunas é a areia sempre branquinha e, claro, as dunas que se movimentam o ano inteiro, dependendo da direção e velocidade do vento. O mar é quase sempre tranquilo, mas em alguns pontos torna-se agitado devido a intensidade dos ventos. Justamente por esse motivo, muitos kitesurfistas escolhem a praia para praticar o esporte.

Para quem busca um bom lugar para ficar, o Beach Park resort é, com certeza, a opção predominante. Outra opção de hospedagem são as casas de veraneio, sempre bem decoradas e com arquitetura invejável. Se você está viajando com amigos ou família, vale a pena optar por elas.

Praia de Morro Branco

A segunda praia da nossa lista é Morro Branco. A Praia recebeu esse nome devido os seus lindos morros de areia que cercam toda a praia. Há alguns anos, a única forma de chegar até essa parte da praia era com carros de tração nas quatro rodas, pois as dunas cercavam toda a região.

Morro Branco é agitada principalmente no carnaval. É para onde vai a maioria dos jovens da capital, que gostam de muita festa e agitação no feriado. Fora o período festivo, há também muito o que aproveitar em Morro Branco. O Labirinto do Morro Branco é um ponto turístico muito famoso da região. Também há o farol, o centro de artesanato e a comunidade de pescador do local.

As casas de veraneio são o principal meio de hospedagem para turistas que chegam por aqui. Contudo, você ainda encontra algumas pequenas e simples pousadas para passar um tempo de suas férias. As opções de restaurantes também são bem diversificadas. Como em todas as praias de Fortaleza, aqui você encontra muitos frutos do mar e uma deliciosa comida caseira.

Praia de Águas Belas

Mesmo com seu mar super agitado, a Praia de Águas Belas atrai muitos turistas durante o ano inteiro. Foi também a beleza dessas águas que deu o nome a praia. Chegando por aqui você encontrará muita natureza e uma vida pacata. Quem não quiser se arriscar nas ondas mais fortes, pode aproveitar a maré baixa para se refrescar nas piscinas naturais que se formam por toda a praia.

Para quem busca grande hotéis não encontrará na Praia de Águas Belas. A região é completa de casas de veraneio, que são a preferência dos turistas que decidem passar uns dias por aqui. Pequenas pousadas também podem ser encontradas na região. Por estar próximas de Fortaleza, aqueles visitantes que buscam mais conforto e estrutura para suas hospedagens, acabam ficando pela capital. É possível encontrar passeios de um dia até esse cantinho do litoral cearense.

Assim como não há grande hotéis pela região, você também não encontrará restaurantes requintados. A maioria serve comida caseira, com opções de pratos feitos a partir de frutos do mar. Peixes e camarões frescos são atrativos por aqui. Não deixe de experimentar as famosas moquecas da região.

A diversão na Praia de Águas Belas também fica por conta da natureza. Passeios de buggy para explorar a região ou circular pelas dunas é indispensável para todos os turistas. Aqueles que são fãs de esportes marinhos, surfe e kitesurfe é bastante praticado por aqui. Se você não tem equipamento, não precisa se preocupar também. Há escolinhas e instrutores com tudo o que você necessita para se divertir.

Canoa Quebrada

Praia de Canoa Quebrada dispensa apresentações. A vila hippie mais famoso do Ceará atrai turistas do mundo inteiro. O seu passeio aqui pode ser de um dia ou um final de semana inteiro. É muito fácil encontrar empresas realizando tours de um dia apenas até Canoa Quebrada, levando você aos principais pontos da pequena cidade.

Hotéis luxuosos aqui são poucos. Geralmente eles ficam mais afastados do centro da cidade e dos pontos turísticos. Se você estiver de carro podem ser uma ótima opção. Mais próximo do centro de Canoa Quebrada há pousadas simples, mas bem completas. Como a ideia da vila é manter uma atmosfera mais raiz as decorações e construções mais rústicas predominam por aqui. Outra boa opção para a sua hospedagem são as casas de veraneio que há em toda a região.

Já as opções de restaurantes são bem completas. Você encontrará restaurantes nacionais e internacionais, da cozinha mais elaborada até o lanche básico. Na Avenida Broadway, a principal de Canoa Quebrada, é onde tudo acontece e onde se concentra toda a agitação dos turistas.

Litoral Oeste 

Partindo em sentido oposto, encontramos um litoral mais movimentado e explorado pelo turismo. Há quem diga que o as praias de Fortaleza que compõem o litoral oeste são mais atrativas, mas tudo depende do seu objetivo na cidade. São praias mais movimentadas com visibilidade na imprensa.

Entre as praias que destacamos e que não podem ficar de fora das suas férias em Fortaleza, estão: Jericoacoara, Cumbuco e Lagoinha. Confira os atrativos de cada uma delas separadamente.

Praia do Cumbuco

Praia do Cumbuco é a primeira da nossa lista por ser também a primeira que você encontra quando parte da capital para conhecer as principais praias do litoral leste do estado. Repleta de dunas, essas se tornaram o principal cartão-postal desse litoral. É comum ver turistas subindo e descendo esses morros de areia de todas as formas.

Você pode aproveitar os passeios de buggy e o skibunda para curtir muito as dunas da Praia do Cumbuco. À beira-mar, muitas barracas rústicas enfeitam a costa. É possível encontrar muitos kitesurfistas e surfistas por aqui, aproveitando as ondas e os ventos, que são bem fortes nessa parte da praia.

Para quem deseja um hotel completo, o Vila Galé Cumbuco com certeza é o de maior estrutura. Com apartamentos luxuosos, o hotel oferece o melhor serviço da região para seus hóspedes. A vista daqui também é uma das mais bonitas da região. Você poderá ainda aproveitar as festas que acontecem sempre aqui.

Para quem deseja uma opção mais reservada, as casas de veraneio são muito procuradas por visitantes. Da mais simples até a mais luxuosa, há com certeza uma que lhe encantará. Se estiver viajando com grupo de amigos ou família, essa pode ser a melhor forma de ter privacidade, economia e curtir mais as férias.

Os restaurantes daqui também são bem diversos. Você tem muitas opções por aqui, principalmente se procura locais simples e que sirvam comida caseira. Nas barracas de praia é possível encontrar peixes, camarão, lagosta e toda aquelas especiarias típicas de praia. Você com certeza vai adorar!

Praia da Lagoinha 

A segunda praia da nossa lista está um pouco distante da capital, mas a sua viagem até aqui valerá muito a pena. A Praia da Lagoinha é um pedacinho do paraíso cearense. Com um cenário paradisíaco, essa praia se apresenta para seus turistas como aquele lugar onde você poderá descansar à vontade e curtir muitos dias de suas férias sem preocupação.

A Jardineira é a principal atração para os turistas que circulam pela Praia da Lagoinha. Você poderá conhecer toda a cidade e descobrir os principais encantos dessa região a bordo de uma espécie de ônibus colorido. O passeio te levará até o agreste cearense, passando por prédios históricos e a beira mar.

Alguns hotéis podem ser encontrados na região, mas todos com estrutura simples, mesmo que com tudo o que você precisa para passar dias confortáveis por aqui. A parte gastronômica da Praia de Lagoinha também tem muito o que se explorar. Aqui você pode experimentar iguarias cearenses deliciosas, como a carne de sol, a tapioca, além de frutos do mar sempre fresquinhos.

Praia de Jericoacoara

A Praia de Jericoacoara é uma das praias de Fortaleza mais conhecidas internacionalmente. Um verdadeiro paraíso aos olhos de qualquer turista, a antiga vila de pescadores de Jijoca se transformou em refúgio para pessoas de todas as partes, idades e gostos. O melhor de tudo é que você se sentirá completamente em casa por aqui. Há tudo o que você precisa, mesmo sendo um lugar distante, rústico e bem simples.

O grande atrativo de Jericoacoara fica por conta da forma simples como a vila sobrevive.  As ruas não são asfaltadas, sempre com terra batida e as casinhas ainda mantêm aquele estilo rústico de casas de beira de praia. O colorido rede muita graciosidade para as poucas ruas que formam a pequena cidade de Jericoacoara.

Entre os passeios que não podem ficar de fora, estão a Pedra Furada, a Árvore da Preguiça, a Lagoa Azul, a Lago do Paraíso, descer de skibunda pelas dunas e curtir um lindo pôr do sol na Duna do Pôr do Sol. Você pode alugar um carro ou contratar um passeio de buggy para realizar um tour por todos esses pontos.

Opções de passeios e restaurantes também não faltam. Os hostels predominam a região, por serem mais práticos, mas para quem busca comodidade há hotéis com serviço mais completo. O Hotel Essenza, por exemplo, foi considerado um dos mais completos de Jericoacoara. Você pode também experimentar o Hotel Jeri e outros na proximidade.

Os restaurantes geralmente ficam na Rua do Forró, a mais tradicional da Praia de Jericoacoara. Aquela comidinha caseira, servida a base de frutos do mar pescados pelos próprios moradores tem um gostinho mais que especial. Vale a pena experimentar.

Gostou da nossa lista?