O que você pensa ao imaginar os anos 70? Minha imaginação me leva a pensar que eram anos de boas músicas. Isso quando revejo velhos vídeos de Woodstock. Mas de fato a década de 70 foi muito mais do que isso.

Claro que no âmbito internacional tivemos grandes acontecimentos como o fim da Guerra do Vietnã e o fim dos Beatles. Mas por aqui, no Brasil, muitas coisas aconteciam também. Separei por hora dez fatos que julgo importantes de serem lembrados.

Vamos a eles:

1) Vivíamos ainda sobre o Regime militar. Iniciado com o Golpe de 1964 o governo militar permaneceu até meados da década de 80. Lembram das “diretas já”? Pois é, foi aí que começou o processo de redemocratização do país, onde elegeríamos o Presidente depois de décadas.

Mas o caminho até que isso acontecesse foi longo. O endurecimento do regime é o que mais ficou na memória dos movimentos de esquerda. O AI-5 levou muitos deles ao exílio ou a cadeia. A censura foi rígida, nem tudo podia ser cantado, escrito ou lido.

2) Mesmo assim nossa cultura florescia. Exemplo disso foi a Tropicália. Movimento surgido no fim da década de 60, liderado por Gilberto Gil e Caetano Veloso. O importante movimento tropicalista não desejava destruir a cultura existente, optava pelo contrário em absolver os estilos e adapta-los, inserindo características da cultura popular.

3) Outra marca da década foi justamente a música. Os cantores tinham que usar de toda sua criatividade para passar pelo crivo da censura. Assim conseguiam de forma implícita transmitir sua mensagem sem serem presos. Exemplo disso foi a música composta por Roberto e Erasmo Carlos para homenagear Caetano Veloso que estava exilado. Lembram da música “Debaixo dos caracóis de seus cabelos”?

4) Os Festivais musicais foram um capítulo a parte. Não sei por que não existem mais. Grandes nomes de nossa música tiveram que enfrentar um auditório cheio e uma torcida fervorosa. Tinha muito aplauso e vaias também. Nomes como: Maria Alcina, Djavan, Fagner, Oswaldo Montenegro e Jair Rodrigues tiveram que passar pelo crivo popular. Fizeram história.

5) Na TV, além dos programas de auditório como Clube do Bolinha e Chacrinha, me lembro dos desenhos animados. Bem, eu era criança na época e passava horas em frente a TV. Desenhos como Moby Dick, Poderoso Mightor, Scooby Doo, Os Flintstones e Marinheiro Popeye foram meus companheiros nas tardes e manhãs da minha infância e adolescência. Lembra de algum outro?

6) Na educação tivemos um crescimento das escolas profissionalizantes. Era uma necessidade pois estávamos passando por um crescimento urbano somado a uma natural migração. Em busca de emprego e melhores condições de vida muitas pessoas saiam do interior rumo às capitais. E a necessidade de mão de obra qualificada para as industrias direcionavam os estudantes para os cursos profissionalizantes. Eu mesmo na época do meu 2º Grau pude optar pelo ensino regular (que preparava para o vestibular) ou um profissionalizante.

7) Alguns crimes também fizeram parte da história. Entre os mais marcantes podemos citar:

  • Os ataques de Chico Picadinho. Pelo apelido sabe-se que algo de sombrio era cometido por ele. De fato, ele ficou famoso na época por ter matado duas mulheres em condições bem semelhantes. Elas foram estranguladas e depois para ocultar os corpos ele dividia os corpos em partes menores;
  • Assassinato de Ângela Diniz pelo seu marido Doca Street. Esse é um dos crimes mais famosos da época. Num primeiro julgamento Doca conseguiu uma pena bem suave alegando “legítima defesa da honra”. Porém o ministério público recorreu da decisão. E noutro julgamento ele foi condenado a 15 anos de prisão.

8) O Cinema foi outro grande marco da época. Grandes filmes abordavam temas importantes e polêmicos da década. Mas o que é o filme sem uma trilha sonora a altura? Algumas são verdadeiras pérolas. Cito, as trilhas de : Laranja Mecânica (1971); Ensina-me a viver (1972); Irmão Sol Irmã Lua (1972); Taxi Drive (1976) e Embalos de Sábado à noite (1977). Lembra de mais alguma trilha bacana?

9) Outro fato que marcou muito para mim foi a inflação que vivamos aqui no Brasil. Lembra? Você com seus pais no supermercado e os funcionários com os remarcadores de preço percorrendo todas as gôndolas aumentando o preço dos produtos. As vezes o preço mudava mais de uma vez por dia. Uma loucura. A inflação chegava a exorbitantes 80%. Nossos pais eram heróis mesmo.

10) A moda dos anos 70 sempre foram um capítulo a parte. Com suas cores alegres, marca do movimento hippie e as calças boca de sino davam estilo às pistas de dança daquela geração. O engraçado da moda é que o que foi moda nos anos 70 é influência até nossos dias. Vez ou outra o estilo é reinventado e lançado no mercado.

Conhecer o nosso passado é uma dádiva. Aprendemos ao olhar para trás. Assim podemos agradecer o que temos e não cometer os mesmos erros.