10 DICAS INCRÍVEIS E INFALÍVEIS PARA APRENDER A FALAR QUALQUER IDIOMA

 

Você já sentiu isso?

Uma vontade imensa ou até mesmo a necessidade de aprender uma segunda língua e depois de passado algum tempo, após algumas tentativas frustrantes você não vê resultados e termina por guardar seu sonho lá naquela gaveta com a etiqueta de “talvez  algum um dia quem sabe? “

Pois é fique sabendo que você não é o único a passar por essa experiência e que você pode sim aprender a língua que quiser. Não é devaneio.

Talvez possa parecer impossível.

Talvez possa parecer ilusão.

Talvez possa parecer um sonho mas não é.

A seguir algumas dicas e atitudes que irão lhe auxiliar de fato na aquisição dessa importante ferramenta.

  • Estabeleça um ritmo

Aprenda devagar e sempre, um passo de cada vez, dia após dia.

Conscientize-se de que você terá de fazer do ato de estudar um hábito constante, e   perene. Melhor aprender sempre do que aprender nunca. Procure ajuda de um bom mediador, uma boa opção é contratar um professor particular e pedir que ele crie uma rotina de estudo individual adequada a suas capacidade e à forma como você aprende

  • Pratique, pratique

A técnica chave que nos leva a adquirir e conservar o conhecimento é a repetição. Segundo os behavioristas  aprendizagem ocorre quando criamos estímulos que geram respostas no caso o estímulo da repetição  gera como resultado a aquisição de um nova língua.

  •  Faça um curso

Se possível, pois assim você aprende através da interação. A interação, segundo Vygotsky estabelece a aprendizagem por meio da troca e da parceria. Assim em grupo você vai ter a oportunidade de praticar a conversação com outros estudantes e desenrolar a língua como se diz. Existem excelentes cursos online, ou melhor, ainda cursos presenciais que o deixará  mais desinibido e seguro.

  •  Crie situações

Procure oportunidades em que possa utilizar o novo idioma .Fale, ouça músicas, copie as letras e cante. Faça cursos online. Assista  filmes primeiro com legendas  e conforme você vai ficando fera, assista sem legendas. Assista documentários. Faça cruzadas. Converse com nativos estrangeiros. O Live Mocha é ótimo para isso, vale a muito a pena experimentar.

  •  Utilize a internet

Canais como o Youtube, e sites como o da BBC e o Live Mocha estão recheados de recursos fantásticos  e com apenas um clique temos acesso a vídeos, aulas e muito mais ferramentas poderosas de aprendizagem. Tenha em mente que os recursos tecnológicos são meios de interação entre você e milhares de povos e linguagens diferentes. Você pode aprender o que quiser e de onde você quiser.

  • Organize um espaço

Sim, ao começar seus estudos reserve um local onde você possa ficar tranquilo e concentrado, crie um espaço onde não poderá ser perturbado não precisa muito, apenas o básico resolve. Isso vai conduzi-lo a um sentido de atenção e disciplina indispensáveis para um bom aproveitamento. Vai deixar você no clima  de estudo, seja exigente quanto a esse aspecto, assim você será  capaz de condicionar sua mente .

  •  Abandone a preguiça

Saia da zona de conforto. Não existe ninguém na vida que obtenha vitória cultivando e nutrindo um sentimento de acomodação, tentando aprender tudo mais fácil e sem esforço. Sucesso significa esforço, coragem e força de vontade .Sem esses ingredientes não conseguimos chegar a lugar nenhum. Lembre-se disso.

  • Aprenda a ouvir

Esse é um grande, enorme segredo para quem quer ser fluente em outro idioma. Estou falando de fluência e desenvoltura. Tem gente que consegue falar, mas possui uma dificuldade imensa na hora de ouvir o que o outro fala e por não saber ouvir direito acaba falando errado. Portanto bombardeie seus ouvidos com os sons estrangeiros, preste atenção na pronúncia, observe o ritmo e a entonação de falantes nativos. Imite. Grave sua voz para escutar depois e veja como se sai. Isso vai fazer uma grande diferença à longo prazo.

  • Domine sua própria língua

Preste bem atenção no que vou lhe dizer: se você não consegue falar direito a sua própria língua como vai conseguir aprender a falar a língua dos outros. Isso é fato. E o que dizer da habilidade de ler, escrever e interpretar em outro idioma? Treine a redação e a escrita e acima de tudo leia, isso fará com que você tenha muito mais capacidade de apreender e capturar significados e detectar as nuances na hora de traduzir e o contextualizar as informações que chegam até você.

  • Acredite em seu potencial

Jamais deixe de acreditar na sua capacidade. Tenha em mente que o seu cérebro é uma máquina potente, capaz de armazenar milhões de informações, arquivá-las e organizá-las. Não permita que os outros digam que você não pode porque você pode !!! Tudo depende da sua postura interior. Vá à luta acredite! O sucesso não ocorre por acaso é fruto de luta e determinação e uma consequência natural de seu esforço.