1_O PAPEL DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NA SUA ÁREA DE PESQUISA

Quando pensamos em pesquisa, logo concluímos que teremos em mente um problema a ser analisado, verificado, estudado e por fim submetido a uma explicação que alicerçará uma futura e possível solução para o objeto de pesquisa escolhido; antes de tudo, ou seja, é preciso termos como foco a estrada a ser percorrida. Contudo precisamos de um roteiro a ser seguida em outras palavras a metodologia, referencias a serem estudas para fundamentação da pesquisa. Mais para tudo isso acontecer é preciso de uma orientação didático-pedagógica para tal trabalho se concretizar.
Neste contexto que a educação a distância entra em ação, pois bem sabemos que vivemos em um mundo totalmente globalizado, onde o tempo está cada vez mais curto, quando falamos em tempo para estudarmos para nos aperfeiçoarmos. Neste contexto educação a distância se processa como uma metodologia para atender a necessidade de educadores que tem cada vez menos tempo para se qualificar. Quando traçamos uma linha temporal percebemos que a educação e a pesquisa vêm sofrendo mudanças para atender as transformações ideológicas que o Mundo vem julgando ser certo no processo continuo de construção do espaço e tempo histórico.
Quando analisamos o processo de ensino e pesquisa ao longo do tempo podemos notar que ele se adequava para atender uma realidade contextualizada pelas suas ideologias, num primeiro momento a prática de ensino tinha como objetivo a reprodução de conhecimento, a respeito deste assunto SAVIANI, nos fala:
"A essa teoria pedagógica corresponde às seguintes características: a ênfase ao ensino humanístico de cultura geral, centrada no professor, que transmite a todos os alunos indistintamente a verdade universal e enciclopédica; a relação pedagógica que se envolve de forma hierarquizada e verticalista,onde aluno é educado para seguir atentamente a exposição do professor;o método de ensino,calcado no cinco passos,formais de Hebart(preparação,apresentação,comparação,assimilação,generalização e aplicação" (SAVIANI,1984,p.274).

Notamos segundo autor que neste momento histórico este procedimento veio para atender uma necessidade daquela realidade, que era formar um indivíduo com conhecimento universal de Mundo para se adequar a ideologia do momento. Este procedimento tinha como objetivo forma um cidadão passiva. Mas devido à mudança no contexto político-econômico do Brasil em meados dos anos 50, onde o mesmo passou a ser urbano-industrial; nesta nova configuração o país passou a precisar de mão-de-obra especializada para trabalhar nas indústrias. Neste contexto a educação muda seu foco para atender a nova conjuntura do país, volta-se para atender a necessidade desta demanda. Sobre este novo método SAVIANE comenta:
"Na Didática Tecnicista, a desvinculação entre a teoria e a pratica é mais acentuada. O professor torna-se mero executor de objetos instrucionais, de estratégias de ensino e avaliação. Acentua-se o formalismo didático através dos planos elaborados segundo normas pré-fixados. A Didática é concebida como estratégia para o alcance dos produtos previstos para o processo ensino-aprendizagem. "(SAVIANI, 1983,P.179).

Podemos perceber através da fala do autor que a educação tecnicista tinha como meta central um ensino voltado para qualificar a mão-de-obra para entender a necessidade da indústria que estava crescendo, e podemos acrescentar que em momento algum percebemos no seu seio a preocupação de formar um cidadão dotado de conhecimento que possa tornar-se um ser atuante na sociedade que pertence;mais uma vez podemos notar o caráter ideológico da educação,expresso nas palavras Louis Althusser do seu livro Ideologia e aparelhos ideológicos de Estado,onde o mesmo nos fala que a educação pertence a superestrutura e passa a "desempenhar uma função prioritária na manutenção das relações sociais e econômicas existentes".
No momento atual podemos notar limiar de uma nova pratica pedagógica calcada na Critica, onde o aluno educando com um ser ativo no processo de ensino aprendizagem, para justificar SAVIANI nos fala:
"... a Didática Crítica busca superar o intelectualismo formal do enfoque tradicional, evitar os efeitos do espontaneísmo escolanovista, combater a orientação desmobilizadora do tecnicismo e recuperar as tarefas especificamente pedagógicas, desprestigiadas a partir do discurso reprodutivista. Procura, ainda, compreender e analisar a realidade social onde está inserida a escola"(SAVIANI,1984,p.24).

Com base nas palavras do autor podemos concluir que educação Crítica fundamentada e centrada na criticidade, onde o professor tem o papel de mediador entre o aluno e conhecimento, onde a escola venha refletir as contradições sociais que a sociedade está inserida,os conteúdos são organizados e articulados com a realidade do educando,onde o ensino se processa de forma a garantir um conteúdo elaborado e sistematizado no processo da prática histórico-social dos Homens,onde o objetivo é a organização coletiva dos conteúdos,onde a metodologia fundamenta-se de acorda com as condições objetivas da escola e por fim onde a avaliação tem como propósito a orientação para resolução de situações-problema.
Como base no que foi relatado a cima podemos perceber que a educação é sim um instrumento ideológico que em momentos históricos distintos da historia da humanidade assumiu funções e objetivos distintos para atender o que cada realidade considerava o certo a ser ensinando e como ser ensinando pelos seus docentes.
Sabemos que o momento atual nos oferece muitas possibilidades no que se refere ao conhecimento e como assimilá-los, pois no seio da educação foi criada muitas teorias pedagógicas e didáticas para intermediar o conhecimento ao educando. É neste contexto que educação a distância tornou-se de fundamental importância para aquisição de conhecimento ao educando, que está cada vez mais sem tempo para se aperfeiçoar, pois o mundo globalizado ao qual nós pertencemos está cada vez mais fluido, e as informações se processam cada vez mais rápido, os conhecimentos são produzidos em intervalo cada vez menor de tempo.Devido essa velocidade nos tornamos cada vez mais obsoletos se não nos qualificamos.
Para ressaltar sua importância ponha-se no lugar de profissionais que muitas vezes estão localizados em regiões de difícil acesso ,onde os meios de comunicação terrestre são escassos, e muitas vezes cidades desenvolvidas localizam-se muito longe.Nestas situações que a educação a distância entra em cena para solucionar o problema do aluno que deseja se qualificar e se especializar, acima de tudo pesquisar sobre assuntos referentes aos problemas da sua localidade, pois bem sabemos que o educação se processa através do querer do educando ,pois o mesmo é ativo no processo de ensino aprendizagem ,é a aquisição de conhecimento depende do querer do educando.
Por isso que afirmo com toda convicção que a metodologia que sustenta a educação a distância vem para solucionar o grave problema que muitos profissionais da educação que deseja se qualificar e pesquisar sobre as adversidades de seu cotidiano. Por mais que muitos estudantes e acadêmicos digam que este sistema é falho, vejo através de dados estatísticos que comprovam que até a tal infalível educação presencial tem altos índices de reprovação, este fato é bem justificado pelo simples fato que o aprender depende principalmente do querer do educando. Contudo ressalto minhas palavras, para não ser mal interpretado por afirmar que o processo de ensino-aprendizagem está centrado no aluno, mais longe de mim minimizar o papel do professor neste processo.