Se você deseja tirar fotos incríveis, veja as 05 dicas que vão melhorar, e muito, as suas habilidades fotográficas!

     1- Câmera a postos!

Um dos maiores segredos da fotografia é saber aproveitar o momento! Muitas vezes, esse momento “chave” é praticamente instantâneo, logo, você precisa de agilidade para pegar a câmera, liga-la, fazer os ajustes (foco, abertura, velocidade, etc) e aí sim, bater a foto! 

Concorda que esse processo é muito demorado, tendo em vista a pressa que nós temos muitas vezes de registrar algo?

Para eliminar algumas etapas desse processo, faça o seguinte: deixe a câmera sempre próxima e fácil de pegar. Deixe no modo automático, para evitar a necessidade de realizar ajustes manuais e perder tempo. 

Deixe também o foco no modo automático. Antes deixar tudo no automático e registrar o assunto, do que simplesmente deixar passar. 

     2- Enquadramento e Foco

Procure explorar o máximo vários ângulos, para que você possa enquadrar o assunto e maneira que não fique clichê. Isso é muito comum em locais turísticos de intensa visitação. Passeie pelo local procurando novos formas de enxergar aquele objeto, e registre-o!

Já o foco, que vem junto com o enquadramento, pois são extremamente básicos! Procure desfocar o fundo, para que os contornos do primeiro plano atribuam maior destaque ao assunto principal. Cuidado com o foco automático, pois ele pode te trair naqueles momentos mais importantes! Porém, em determinados assuntos o melhor é usos o foco automático, nesse caso, sem problemas! Basta checar se o foco automático está realmente focando naquilo que você deseja obter a máxima de definição!

     3- Luz

Outro aspecto fundamental para um bom registro, é o aproveitamento da luz ao seu favor! Aproveite a luz para realçar os contornos, para realçar a textura, para melhor a definição e por ai vai. Há infinitas maneiras de usar a luz para a fotografia, e é essa a beleza da coisa!

Dica básica: em ambientes externos, fotografe sempre no início da manhã (quando o sol está nascendo) e final da tarde. Ou seja, ambos os horários possuem uma luz mais branda, as chances das cores claras “estourarem” (claridade em excesso) são bem menores, facilitando o foco e os demais ajustes manuais.

    4- Ajustes manuais

E por falar em “ajustes manuais”, é sempre bom deixar claro que quando você utiliza um celular ou uma câmera compacta, na verdade, não é você que está registrando as fotos. Você realiza uma ínfima parte do processo, que é enquadrar, somente. A câmera faz todo resto para você.

Aparentemente, isso parece ser interessante, mas não é! Pois, as câmeras automáticas ao registrar a imagem, elas fazem uma leitura padrão da intensidade das cores, contraste, balanço entre preto e branco, etc. Todos os outros ajustes importantes para se fazer uma foto são padronizados, portanto, a dica mais valiosa para que você passe a tirar fotos deslumbrantes é deixar de usar o moto automático, e passe a controlar as funções manuais: ISO, Abertura do Diafragma, Velocidade do Obturador, e Foco. 

Saber equilibrar os ajustes dessas funções para cada tipo de assunto faz de você um fotógrafo de alto nível! Num outro artigo explicarei melhor a função de cada um.

     5- Inspiração

Não adianta conhecimento se não houver o principal motivador de qualquer atividade ligada a arte: a inspiração!

Busque se inspirar em temas que te agradam: pessoas, paisagens, esportes, natureza, etc. Faça da fotografia um momento lúdico e faça com que cada imagem registrada seja o reflexo da sua forma de enxergar o mundo, naquele momento! 

Fotografar é quase que “pintar um quadro”: você deve enxergar a luz, aproveitar os seus conhecimentos, saber “ler” o momento e se inspirar! Seguindo essas dicas, a qualidade dos seus registros vai ultrapassar a mera definição de “registro” e começar a chagar mais próximo daquilo que chamamos de ARTE!

Fonte: http://www.laboratoriodafotografia.com.br