Hoje mais de 150 países mobilizam-se na comemoração do dia mundial da alimentação, o objetivo da mobilização é a redução da fome.

Este dia é essencial para reflexão da população acerca da situação alimentar, e os representantes dos países traçarem estratégias/planos de combate a fome.

Foi criado em Quebec/Canadá no dia 16 de outubro de 1945 a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO – Food and Agriculture Organization), cujo escopo principal é majorar os níveis de nutrição e de desenvolvimento rural no mundo. E para efetivar o surgimento da FAO a partir de 1981 passaram a comemorar o dia mundial da alimentação.

Infelizmente o número de pessoas que vivem em instabilidade alimentar no mundo é elevado, pessoas não saudáveis por falta de nutrientes suficientes ao desenvolvimento e demais funções do organismo humano. Em decorrência da ausência de alimentação saudável, estas são infectadas por doenças graves como diabetes, câncer, problemas cardíacos e afins.

Uma boa alimentação inclui os alimentos funcionais que podem prevenir algumas doenças, como as supra mencionadas. Segundo a Sociedade brasileira de alimentos funcionais – SBAF, "Um alimento pode ser considerado funcional quando além de nutrir, é capaz de afetar beneficamente uma ou mais funções no corpo, melhorando a saúde e bem-estar e/ou reduzindo o risco de doença. Um alimento funcional deve continuar sendo um alimento e deve demonstrar os seus efeitos em quantidades que possam normalmente ser ingeridas na dieta: não é uma pílula ou uma cápsula, mas parte do padrão alimentar normal."

Vejam quão importantes são os alimentos funcionais para obtenção de uma vida saudável.

No Brasil o Governo federal criou o programa FOME ZERO, "uma estratégia para assegurar o direito humano à alimentação adequada às pessoas com dificuldades de acesso aos alimentos. Tal estratégia se insere na promoção da segurança alimentar e nutricional buscando a inclusão social e a conquista da cidadania da população mais vulnerável à fome". E várias famílias são beneficiadas com tal programa.

"Dessa forma, os princípios do FOME ZERO têm por base a transversalidade e intersetorialidade das ações estatais nas três esferas de governo; no desenvolvimento de ações conjuntas entre o Estado e a sociedade; na superação das desigualdades econômicas, sociais, de gênero e raça; na articulação entre orçamento e gestão e de medidas emergenciais com ações estruturantes e emancipatórias".

Programas como estes têm alcançado os mais carentes auxiliando – os na efetivação da chamada direito a alimentação, garantido pela Constituição federal no artigo 5º, onde diz que todos têm direito a vida. Para sobreviver não basta que a pessoa nasça com vida, mas que a partir do nascimento esta tenha uma boa alimentação, e conseqüentemente uma vida saudável podendo usufruir dos prazeres, direitos e obrigações inerentes a todo cidadão.

Não há vida sem alimento.

Por isso o dia mundial da alimentação merece destaque na mídia. A mobilização dos países é válida e demonstra resultado satisfatório, senão não haveria razão de manter a tradição da mobilização todo ano.

E você o que tem feito para melhorar a sua e a situação alimentar do próximo?

Se não faz pelo próximo, faça por você! Melhore sua alimentação e tenha vida saudável e abundante. O segredo da beleza, saúde, longevidade, disposição nas atividades, produção, rendimento no trabalho, humor e bom desempenho na vida do ser humano, é a alimentação adequada/eficaz.