Introdução

       A inclusão é um movimento mundial, que vale refletir as importância da língua brasileira de sinais, a libra na aprendizagem dos alunos surdos, pois o maior desafio e está no grupo de pessoas que estão em comunicação. Estamos vivendo em um mundo, somente de ouvintes preparado somente para os ouvintes, assim deixando de lado o espaço sociais afetivos e comunicativos dos surdos. Segundo Vygotsky (1993), Afirma que a linguagem é a praticamente a base do pensamento é por meio dela que vão surgindo todas as outras manifestações sociais.

     Vendo assim, é através da linguagem que muitos conhecemos a nos mesmo, e aos outros seres humanos, pois a pessoas é um ser social. Que precisa das relações humanas, para um desenvolvimento. (Língua brasileira de sinais) nos possibilita a expressão total do indivíduo, enquanto humano, que nem sempre pensar e agir. Por isso permitir discutir os mais objetivos dos conteúdos, sentimento, negócios, independentemente da a ria do conhecimento. Assim o surdo tem a oportunidade de fazer uso da língua materna, a libra e suas concepções são desenvolvidas. Ou seja passar a perceber-se como parte de todo, assim fazendo parte da comunidade e não como um ouvinte deficiente.

Parágrafo único: concluir-se como língua brasileira de sinais, libras a forma de dialoga e expressar, em que o sistema linguístico da natureza visual-motora, com estrutura gramatical própria, constitui um sistema linguístico transmissão de ideias e fatos, oriundo de comunidade de pessoas surdas no brasil (Lei 10436/2002)

             A probabilidade de aluno surdo ser englobando no universo ouvinte. Como já sabemos primeiro nós ouvimos e depois falamos. E o surdo? neste contesto é necessário que desde a sua idade ou seja exposto a língua materna, libras. Só então, sendo eficiente estará apto a aprender a segunda língua, a língua portuguesa. Diante do apresentado, o presente artigo tem por finalidade de localizar as possíveis caminhos trilhados pelo o indivíduo surdo para se alfabetizar, vendo-se que não tendo o som em seu favor. Esta busca servira como auxilio e fonte de consultar ao professores que estão cuidando do aluno surdo. Atender os objetivos da pesquisa foi feito uma busca, pois com intuito d acrescentar os matérias já disponível na consultar. Segundo Lakatos e Marconi (1987), este tipos de busca diz respeito a um arrolamento de todos os documento acadêmicos já publicado nessa forma o pesquisador se depara com todo o conteúdo real sobre o assunto a ser relatado. Os estudo apresentado aqui foi levantado a partir de livros e artigos acadêmicos, Gil(2002) relata que os livros de referência ou citações os mais permitido porque são acelerado, as aquisições das informações dispensável. A pesquisa bibliográfica produz dados importantes para a pesquisa e também, nos permitir a estar no mundo dos conhecimento da nossa história. [...]