Ozória da Silva Sampaio1
Rosemary Sampaio da Silva2

Resumo

Uma das tarefas mais importante para garantir o sucesso de qualquer prática pedagógica é refletir e planejar suas atividades diárias. O trabalho do Educador deve ser dinâmico e atrativo para esses jovens e adultos que buscam no contexto escolar a inserção de uma sociedade igualitária e justa. A compreensão da leitura deste artigo irá nos propor uma reflexão sobre uma prática pedagógica, valorizando conhecimentos e respeitando o direito como cidadão, capaz de aprender e transformar a sua própria realidade. Palavras Chaves: Prática pedagógica, escola, educador, jovens e adultos. Introdução Refletir sobre a prática pedagógica do Educador em EJA, é rever estratégias de ação, trocar experiências, propor políticas e até mesmo assumir o papel de uma Pedagogia capaz de transformar esse cidadão. É possibilitar a reflexão sobre a Educação de Jovens e Adultos exigindo uma modalidade educativa de qualidade, possibilitando a teoria e prática de novos saberes pedagógicos para aprofundar seus conhecimentos e seus propósitos como profissional da Educação. Este trabalho, entre educador/educando, deve estabelecer relações entre os conteúdos do mundo da vida e os conteúdos estudados, dando possibilidades de ser um cidadão crítico, construir seus próprios argumentos e inseri-lo numa sociedade onde ele possa fazer a diferença.
Para Souza (2007, pg.07):
Cada um de nós, professores tem uma contribuição a oferecer na trajetória do mundo escolar de tantos seres humanos com experiências diversas e cada um de nós, educadores, tem muito aprender com a trajetória de vida do outro; mas é sempre importante lembrar que ao professor cabe o desafio de oferecer subsídios para que instaure relações entre tudo o que é estudado na escola e o que é experienciado no mundo da vida.
Para aprofundar a prática pedagógica, é preciso que tenhamos interesse de buscar novos paradigmas e experiências da prática social dos sujeitos da educação para aprendermos a transformar a nós próprios.
Portanto, devemos olhar a EJA como uma modalidade de ensino, capaz de transformar sua realidade de vida. É importante, para nós, profissionais da educação, saibamos valorizar, sem preconceitos os conteúdos do mundo da vida trazidos pelos educandos.
Assim, construir uma nova prática pedagógica na EJA, é produzir seus novos paradigmas pedagógicos, considerando quem são esses sujeitos, implica pensar sobre as possibilidades de transformar a escola que os atende em instituição aberta, que valorize seus interesses, conhecimentos e expectativas, que favoreça sua participação na sociedade como cidadãos e não somente como objeto de aprendizagem.
Vale ressaltar que a prática pedagógica de qualidade deve ser: inovadora, significativa, dinâmica e acima de tudo feita com seriedade, compromisso e responsabilidade para fazer a diferença no contexto educacional.
Conclusão
É essencial que os educadores procurem conhecer as novas metodologias inovadoras da EJA, identificando sujeitos capazes, conhecendo os cotidianos que vivem, fundamentalmente pensar as possibilidades de um dia-a-dia promissor para todos aqueles que nessa modalidade educativa muitas vezes, é a última chance de escolarização.
Assim, o nosso papel como educador é justamente desenvolver em alto nível, a capacidade de pensar, interagir e integrar nossos educandos numa sociedade justa e séria, transformando-os em cidadãos críticos e criativos.
Referências Bibliográficas:
BRASIL, MEC. Diretrizes para uma política nacional de Educação de Jovens e Adultos. Brasília, MEC/ SEF 1994. ( Série Cadernos de Educação Básica)
GADOTTI, Moacir e José E. Romão. (orgs). Educação de Jovens e Adultos: teoria, prática e proposta. 7 ed. São Paulo: Cortez: Instituto Paulo Freire, 2005. ( Guia da Escola, cidadã, V.5)
SOUZA, Maria Antônia de. Educação de jovens e adultos. Curitiba: Ibpex, 2007.

1 Formada em História pela Universidade Tiradentes, Pós-Graduada em Metodologia do Ensino de História e Geografia pela Faculdade Serigy .
2 Formada em Pedagogia pela Universidade Tiradentes, Pós-Graduada em Psicopedagogia Institucional pela FANESE ,Mestranda em Educação pela Universidad Del Norte -Asunción-PY e Professora da rede municipal de Umbaúba-SE.