A análise dos dados do comércio exterior tanto por especialistas como, principalmente, por empresários e administradores de pequenas e médias empresas, nem sempre é tarefa simples dado o volume de dados e, especialmente, por uma certa hermeticidade ou limitações dos sistemas que apresentam esses dados, na sua entrega ou na ergonomia dos sistemas existentes.

Obter mesmo as primeiras e mais gerais informações sobre o comportamento de mercados externos para seu produto, que deveria ser simples (e ao menos em parte provida pelo Governo) é tarefa difícil para o pequeno empresário ou seu administrador, e mesmo para empresas maiores pode demandar a contratação de consultores em geral bastante caros.

Pensando em facilitar este trabalho construímos um pequeno sistema de dados do comércio exterior e de sua visualização, que procura responder as principais questões levantadas pelo exportador:

  1. Qual o comportamento das exportações de meu produto para os diversos países,
  2. Qual o comportamento das importações de meu produto no Brasil, e nos diversos países,
  3. Em decorrência, qual o comportamento da corrente de comércio e da balança comercial,
  4. E mais: qual o comportamento do Market Share de meu produto, no Brasil e nos demais países.
  5. E ainda: qual o comportamento, não do meu produto, mas do seu grupo e dos vários produtos em conjunto, que me permita estudar outros produtos de potencial?

[...]