Existe uma corrente, judaizante, dentro do Cristianismo que quer a qualquer custo manter e fazer cumprir as Leis do Antigo Testamento. Estes insistem na guarda do Sábado como o Dia do Senhor.

Os dez mandamentos são ordens expressas de Deus para seu povo, mas que povo? O povo de Israel (Êxodo 31.16,17 - "Guardarão, pois, o sábado os filhos de Israel, celebrando o sábado nas suas gerações por concerto perpétuo. Entre mim e os filhos de Israel será um sinal para sempre; porque em seis dias fez o SENHOR os céus e a terra, e, ao sétimo dia, descansou e restaurou-se".). Quais são esses mandamentos:

1º) Não terás outros deuses diante de mim.

2º) Não farás para ti imagem de escultura, nem figura alguma do que há em cima no céu, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. Não te encurvarás diante delas, nem as servirás; porque eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniquidade dos pais nos filhos até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam. E uso de misericórdia com milhares dos que me amam e guardam os meus mandamentos. 

3º) Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão; porque o Senhor não terá por inocente aquele que tomar o seu nome em vão.

4º) Lembra-te do dia do sábado, para o santificar. Seis dias trabalharás, e farás todo o teu trabalho; mas o sétimo dia é o sábado do Senhor teu Deus. Nesse dia não farás trabalho algum, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o estrangeiro que está dentro das tuas portas. Porque em seis dias fez o Senhor o céu e a terra, o mar e tudo o que neles há, e ao sétimo dia descansou; por isso o Senhor abençoou o dia do sábado, e o santificou. 

5°) Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor teu Deus te dá. 

6º) Não matarás. 

7º) Não adulterarás. 

8º) Não furtarás. 

9º) Não dirás falso testemunho contra o teu próximo. 

10º) Não cobiçarás a casa do teu próximo, não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma do teu próximo.

 Quero, porém, me concentrar no tão exaltado dia de Sábado e o que de fato temos que atender e entender sobre seguir os mandamentos de Deus.

Os sabatistas, aqueles que guardam o Sábado, não podem exercer qualquer tipo de atividade no dia de Sábado, pois acreditam estar violando a Lei de Deus. Mas, será que de fato existe essa exigência no Novo Testamento?

Não, não creio, pois o próprio Senhor Jesus não o revalidou como um dia santo, um dia consagrado a Deus. Jesus exerceu diversas curas, trabalhos e milagres neste dia. Os fariseus constantemente inquiriam Jesus sobre a guarda do sábado, porém, Jesus nunca o revalidou. Por quê? Por que não era de vital importância depois da Vinda de Jesus a este mundo. Porém, devemos entender que o Novo Testamento ainda não existia na época de Jesus, por que Jesus veio observar, cumprir a Lei em sua integridade. Jesus era um Judeu! Jesus cumpriu a Lei mosaica. Mas, depois de Jesus morrer na cruz, a finalidade da Lei estava cumprida de fato. Iniciou-se uma nova etapa na espiritualidade para a humanidade. Em Cristo está a Lei, nele estão os Profetas, ou seja, do Amor depende toda Lei e os Profetas, do Amor de Deus em Jesus Cristo ao Mundo. Jesus é o Amor de Deus ao Mundo.

Querer cumprir a Lei, além de impossível é o mesmo que rejeitar o Amor de Deus no sacrifício de Jesus. 

Jesus, também, nenhuma vez se quer fez menção da observância da Sábado como regra de fé. Mas, algumas vezes a contradisse, pois curava no Sábado. Seus discípulos igualmente não lavavam as mãos como sinal de purificação, o que feria as regras farisaicas.

Também, disse que desse dia Ele é o Senhor. Portanto, em Jesus ficou evidenciado que esse quarto mandamento já não faz mais nenhum sentido, e que a partir dali não era mais um dia o dia do Senhor, mas todos os dias são do Senhor.

Algumas seitas estão idolatrando o Sábado chamando-o de santo?!
Exatamente por isso Jesus quebrou a guarda do Sábado, e não só do Sábado, mas do Templo, dos Sacerdotes, dos Dias de Festas, dos Rituais de purificação, etc.

O Sábado não é mais o dia do Senhor, mas todos os dias são do Senhor. Não se cultua mais em um Templo, mas em todo e qualquer lugar, principalmente nas casas. Não são mais os Sacerdotes, mas todos são enviados a evangelizar. Não há mais dias de festas, mas todos os dias são de festa no Espírito de Deus. A Lei findou seu Objetivo. O Fim da Lei é Cristo para justiça daquele que crê. Romanos 10.4

Como pode o Senhor Jesus vir a este Mundo, esvaziar-se de sua Glória divina, morrer pelos pecadores, ressuscitar, e dizer que tudo estava concluído e ainda assim exigir que se guarde o Sábado, pois em não fazendo não há salvação? Chega às raias da ignorância, chefiada pela ilógica.

Não há mais Lei para aqueles que recebem a Jesus como Senhor e Salvador. A Obra de Jesus é completa! O que o homem pode fazer para ser salvo? Só crer, ter fé.

Atos 4.12 - "E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos".  

O Sábado não salva ninguém, quem salva de fato é Cristo.